X

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=IBHL_-biMrQ]

Cinematic da expansão “The Burning Crusade”, com o áudio original em inglês, para sua versão em português, clique aqui.

Bom, comecemos então com a história de um dos personagens mais queridos do universo de Warcraft. Illidan dispensa muitas apresentações, até as pessoas que começaram agora já ouviram falar desde meio-night elf, meio demônio viciado em magia, volta e meia podemos visitá-lo em Templo Negro [Black Temple] para tentar pegar suas armas lendárias, e sempre que ele está envolvido é quase impossível não fazer uma piadinha envolvendo “<insira nome> não está preparado”, devido sua fala clássica no vídeo acima. 🙂

Eu sou cego e não surdo.

Illidan Tempesfúria [Stormrage] é o irmão gêmeo do arquedruida Malfurion Tempesfúria. O jovem Illidan não nasceu cego, mas com olhos com cor de âmbar – acreditava-se que quem nascesse com esses traços estava destinado a grandes coisas/grande potencial druida – e é engraçado que Malfurion não nasceu com esse traço e Illidan não conseguia aprender a magia da terra. Apesar de ter nascido um elfo noturno, Maiev Shadowsong, quem conheceremos mais tarde, afirma que ele não é nem um elfo e nem um demônio, mas algo além.

Illidan cresceu em Suramar fazendo parte de um trio inseparável: ele e seu gêmeo e a garota Tyrande. Os três partem em busca de Cenarius e para a surpresa geral, o Semideus os encontra e começa a ensinar as artes do druidismo para os três jovens… porém Tyrande encontra seu chamado na ordem das Sacerdotizas de Elune, exclusiva para mulheres, e Malfurion tem muito mais paciência e facilidade com as artes drúidicas do que Illidan. Impaciente, Illidan abandona a trilha do druidismo antes mesmo de começá-la e procura algo para se dedicar…

Guerra dos Antigos WoW-novel-logo-16x62

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=YlOuiM19EB8]

Modelo por Vaanel, como Illidan seria antes de Sargeras queimar seus olhos, na Guerra dos Antigos.

Illidan, frustrado por não conseguir masterizar as artes drúidicas, encontra uma afinidade muito maior com a magia arcana. Mesmo não sendo um altaneiro, Illidan conseguiu a atenção do Lorde Kur’thalos Ravencrest, líder dos militares Kaldorei. Illidan foi nomeado conjurador pessoal de Ravencrest e eventualmente se tornou o líder da Guarda da Lua [Moon Guard], uma elite de magos noctiélficos não-quel’dorei.

Quando a invasão de Azeroth pelas tropas Archimonde começou, assistida pela até então amada Rainha Azshara, Malfurion e Tyrande convenceram Illidan a deixar o lado de sua rainha. Até o ponto que, conforme os dragões e Cenarius entravam na luta, Malfurion entendeu que seus adversários eram muito fortes e para derrotá-los eles teriam que destruir a Nascente da Eternidade. Abismado pela idéia absurda do irmão, Illidan abandona o grupo. A Nascente era a fonte daquilo que era mais precioso para ele, sua magia – e a imortalidade dos elfos – um preço muito caro a se pagar para evitar que os demônios expurgassem Azeroth.

Illidan admirava cada vez mais o poder dos Lordes da Legião, e a pureza da magia por trás do comportamento caótico. Ainda, o relacionamento entre Malfurion e Illidan se deteriorava, mas o elfo estava mais preocupado com as impressões da sacerdotiza de Elune, Tyrande Murmuréolo [Whisperwind]. Ele sempre tentara impressionar a moça, muitas vezes sem pensar – usando magia. Ele nunca parou para pensar que não era bem isso o que Tyrande queria num homem, ela viu em Malfurion as qualidades que Illidan não tinha e deu o seu coração a ele desde o início. O pobre Illidan nunca teve uma chance. Sabendo das dúvidas e das fraquezas dele, Xavius, o conselheiro da rainha e primeiro Satyr, explorou as dúvidas do jovem Illidan para manipulá-lo para seu lado, e o convenceu de que Malfurion deveria morrer, assim não haveria rival pelo amor da noviça e que ele poderia se tornar mais poderoso com o poder da Legião. Na cabeça de Illidan, essa força poderia ser usada para derrotar a Cruzada Flamejante da Legião.

Foi nessa época que Illidan adquiriu suas armas lendárias, derrotando um demônio Comandante dos Doomguards, chamado Azzinoth, daí ele tomar as armas do demônio para si e adotar o nome.

Capa do terceiro livro da trilogia

Com um plano novo em mente, Illidan se apressou à Zin-Azshari, a capital dos Altaneiros [Highborne], e fingiu aliança com Azshara e com o comandante Mannoroth. O plano de Illidan era obter a Alma Demoníaca [Demon Soul], um artefato poderoso criado por Asa da Morte – o novo nome do Aspecto da Terra, o dragão negro Neltahrion, que teria a habilidade de fechar o portal demoníaco de acesso à Azeroth.

Azshara imaginava que Illidan era um escolhido de Sargeras, um jovem com um potencial incrível e que deveria ser explorado. O rapaz foi levado até o líder da Legião Ardente [Burning Legion], que rapidamente soube do seu plano de obter tal artefato para a Legião. Satisfeito com a intenção de Illidan, Sargeras o presenteou pela aliança. Os olhos de Illidan queimaram e no seu lugar apareceram orbes de fogo místico, que o permitiam ver todo o tipo de magia, e tatuagens arcanas cobriram seu corpo. Apesar de estar fascinada com o novo Illidan, Azshara permaneceu cautelosa, enviando seu capitão, Varo’then, para acompanhar Illidan em busca da Demon Soul.

Eis que dá aquela bagunça toda e acontece a grande cisão do mundo.

Illidan e Malfurion às margens da Nascente da Eternidade

Depois da ruptura de Kalimdor, Illidan esvazia o conteúdo de três de seus sete frascos em um lago tranquilo nos picos de Monte Hyjal. Esses frascos continham água da Nascente da Eternidade. Ao despejar o conteúdo no lago, as energias caóticas se manifestaram rapidamente. Ao descobrir a atrocidade cometida por Illidan, Malfurion e os demais ficaram perplexos. Incapaz de aceitar o que o irmão havia feito, Malfurion tenta explicar ao irmão que o caminho que ele estava tomando era insensato, a magia era caótica por natureza e só traria destruição ao seu povo. Illidan se recusou a escutar o que Malfurion tinha a lhe dizer, ele clamou que a mágica era necessária, que se a Legião voltasse, eles precisariam da magia para combatê-la, por fim disse que Malfurion era um tolo.

Enojado pelo vício e pelas atitudes do irmão, Malfurion entendeu que Illidan estava perdido para sempre e então o trancafiou na prisão coordenada por Maiev Shadowsong no subsolo de Hyjal. Illidan ganha o título de ‘o Traídor’ [The Betrayer], por seus atos contra a sociedade noctiélfica.

A guardiã da prisão de Illidan, Maiev.

Considerações Finais

Bom, essa foi a parte 1, até o final da Cisão do Mundo e a prisão de Illidan. O elfo aparecerá de novo só dez mil anos depois, na Terceira Guerra como um personagem central da trama de Warcraft III: Reign of Chaos e The Frozen Throne.

Tal como o artigo da Tyrande e do Malfurion, eu separei o do Illidan em pelo menos 2 partes para maior entendimento de quem acompanha o site semanalmente através de uma timeline. Outra coisa, o Illidan pode ter nascido Elfo Noturno e tudo mais, mas antes que alguns desavisados comecem a entender errado, ele não é um personagem da Aliança. O Malfurion também não é da Aliança. A Aliança aqui ainda nem existe!!

Informações adicionais… ele também NÃO é um altaneiro. Ele é um Kaldorei usuário de magia, ele é da plebe e não da nobreza. O Warcraft III e a Novel divergem em alguns pontos da história… tal como o tratamento do Illidan para com Malfurion e vice versa… Enquanto no livro Malfurion é todo “te perdôo, irmão” e o Illidan é super cabeça dura, no jogo você vê algo meio… ao contrário disso… Com Illidan falando que da parte dele “tudo bem”, enquanto Malfurion não quer ver o irmão nem pintado de verde…

Semana que vem, Mythos de novo. Ah, os textos em português foram retirados do site, talvez para uma possível manutenção, não me informei do motivo, mas seria bom se fosse isso mesmo. Talvez um Update? 🙂

Ficarei devendo para vocês uma timeline geral, eu tenho um post no fórum (da battle.net) a respeito, com umas datas e acontecimentos.

Ah, sobre Sylvanas… eu sei que 90% de vocês ama a Banshee Queen, mas ela não dará as caras no momento, ela é a única cuja a Bio eu não tenho permissão para escrever aqui no site. Isso não tem nada a ver com as minhas preferências pessoais, eu gosto da tia Sylv… no Warcraft III ela é fantástica. =x

Artigos relacionados:

Mitos 6: A Guerra dos Antigos
Mitos 7: A Cisão do Mundo
Tyrande Murmuréolo/Whisperwind
Malfurion Tempesfúria/Stormrage

Fontes de Pesquisa: 

Warcraft III: Reign of Chaos. (jogo)
Warcraft III: The Frozen Throne. (jogo)
World of Warcraft (jogo)

World of Warcraft: Stormrage by Richard A. Knaak (2010)
Warcraft: War of the Ancients Trilogy by Richard A. Knaak (2004 & 2005)

http://www.wowpedia.org/Malfurion_Stormrage

http://www.wowpedia.org/Illidan_Stormrage

http://www.wowpedia.org/Tyrande_Whisperwind

http://us.battle.net/wow/us/game/lore/story-so-far/chapter-1/7#readmode