X

Normalmente quando alguém não está familiarizado com os jogos online, ele tende a pensar que jogos são simples “canais de fuga” da realidade e simples espaços para nossa diversão (o que não deixa de ser verdade). Nós jogadores normalmente pensamos no WoW como um jogo que faz MUITA diferença na nossa vida, em vários quesitos que acabam deixando englobando a diversão e a fuga da realidade também, apesar de ter muito mais significado. Muita coisa na minha vida mudou por causa de World of Warcraft e de tudo o que o jogo tem me proporcionado durante todos esses anos. E pra vocês, aconteceu o mesmo?

Sempre que eu vejo essa imagem de “Home is were your Hearthstone is” [Lar é onde sua Pedra de Regresso está] eu lembro do quanto o WoW modificou meu modo de ser e começou a ser parte de mim. Pode parecer imbecil, mas o WoW foi uma das razões de eu não ter enlouquecido no meu primeiro ano de faculdade. Na época, eu que nunca tinha ficado mais de uma semana longe da casa dos meus pais, tive que me mudar para outra cidade e me virar como podia, sozinha. E também não dava pra ficar saindo todo dia de noite com os amigos para esquecer a solidão, porque o bairro aonde estudo é bem perigoso, e como não sou a Rainha do Camarote, dinheiro para sair todo dia non ecziste. O WoW me proporcionou grandes momentos de diversão, conversando com pessoas in game e esquecendo um pouco das dificuldades de um primeiro ano sofrido. Mas até aí, minha aventura só estava começando…

Eu podia enumerar várias características que fizeram o jogo mexer com meu jeito de ser. Falando brevemente, eu aprendi a ser mais organizada em relação a várias coisas: ser mais pontual com horários (afinal, hora de raidar é sagrado!) e aprendi a ter um senso de liderança que eu nunca tive (ser Guild Líder e Raid Líder ao mesmo tempo me fez ter um treinamento um tanto “hardcore”),  o que me deu bastante maturidade também para resolver problemas reais. Aprendi a ser mais responsável, sabendo lidar com obrigações da vida real (faculdade, pesquisa, casa, família, etc), e principalmente depois que virei colunista daqui do WoWGirl aprendi a lidar com prazos, a lidar com pessoas, a saber ajudar sem receber nada em troca, a mexer com websites e com mídias sociais (coisa que aliás eu nunca dei muita bola). O WoW também refinou minhas preferências: eu sei agora exatamente do tipo de jogo que eu gosto, do estilo de vida que eu sigo, do tipo de livro que eu gosto de ler, das roupas que quero vestir, etc.

Também aprendemos que nem todo amigo é aquele que a gente vê todo dia na saída da escola/faculdade, ou que combina aquele happy hour no fim do dia. Amigo também é aquele que vem te perturbar porque você morreu de besteira num boss muito fácil, que te leva pra fazer RBG e desce teu rating em 300 pontos, e que te leva pra aquele pugão cilada às 23 horas de sexta pra matar o Asa da Morte em Alma Dragônica no modo heroico. Você aprende que alguns amigos no jogo são muito mais amigos seus do que os amigos que fazem parte do seu dia-a-dia habitual, porque eles sabem mais sobre você, compartilham de uma mesma paixão por games, e mesmo que você não esteja com vontade de fazer nada no jogo, você não liga de ficar no Raid Call/Team Speak/Ventrillo/etc conversando sobre qualquer coisa com eles até bem tarde.

Acho que por isso o WoW deixou de ser um jogo e passou a ser um “estilo de vida” para muitas pessoas. Jogar World of Warcraft é também um aprendizado, com decepções e sucessos diários, assim como a nossa “vida real”. Hoje já não faz mais tão sentido separar uma coisa da outra (vida in game e vida real), porque as duas coisas ficam tão conectadas que influenciam diretamente na pessoa que nós somos. Minha vida com certeza ficou melhor depois que comecei a jogar WoW, e pode ser que num futuro (distante ou não), outras características positivas nas nossas vidas acabem sendo graças ao tipo de vida que levamos, como gamers.

E você? O WoW já influenciou muito no seu modo de ser? Sua vida ficou muito diferente (pra melhor ou pior) depois que você se familiarizou com os jogos online?

Muito obrigada, e até mais o/

Texto inspirado no post do WoW Insider.