X

Essa semana saiu uma daquelas notícias que vemos a cada ano (pelo menos) sobre a quantidade de jogadores de World of Warcraft que ainda mantém-se ativos, e muitas especulações de qual vai ser o andamento do jogo com os altos e baixos no número de jogadores são feitas. Na notícia que saiu não foi diferente: O número de jogadores baixou para 6,8 Milhões, 800 mil a menos que as últimas estatísticas. E aí, o que isso significa?

Sinceramente, estamos cansados de ver esses aumentos e diminuições das assinaturas do jogo. Até porque estamos no fim de Pandária, aonde grande parte dos jogadores já fechou grande parte do conteúdo, está começando a fechar a última raide (Cerco a Orgrimmar) no modo heroico, e foi uma expansão curta e que desagradou muitos jogadores (assim como em outras expansões também aconteceu). Se eu conhecesse bem os gráficos de assinaturas no WoW, diria até que deve existir um padrão de diminuição dos jogadores no fim das expansões, e aumento novamente no começo delas, assim como aconteceu em Novembro, um pouco antes do lançamento do Pandária, onde o WoW obteve a marca de 10 Milhões de assinaturas. Assim que a data da próxima expansão for divulgada, chegando perto das vésperas do Warlords of Draenor, eu não me espantaria se acontecesse isso novamente.

Outra importante análise: Se formos parar pra pensar, o WoW é um jogo antigo (10 anos esse ano galera!) e não promete muita coisa de novo para os próximos anos. Obviamente que teremos sempre novidades a serem implementadas no jogo, e muito irá ser adaptado nas próximas expansões, mas o World of Warcraft é um jogo que não possui muito o que mudar substancialmente. Ele sempre vai ter a mesma essência que sempre teve desde 2004, e por mais que muitos reclamem, vai ser difícil mudar a dinâmica de fazer raides, fazer PvP e season após season, patch após patch, irmos derrotando aqueles que querem fazer mal à Azeroth e salvar o mundo, enquanto Horda e Aliança se degladiam.

Quanto à Blizzard, o WoW ainda é o jogo da qual ela mais tem jogadores, mas vem investindo pesado em suas outras franquias. Diablo III e sua expansão Reaper of Souls para PC e console já renderam mais de 20 Milhões de cópias, Starcraft II teve sua expansão e ainda possui sua imensa quantidade de fãs, sendo um dos jogos com maior investimento no mercado dos E-Sports. Esse ano tivemos o lançamento do Hearthstone – Heroes of Warcraft, um jogo gratuito, e atire a primeira pedra quem dos jogadores nunca pelo menos teve o desejo mortal de gastar tudo em pacotes de cartas. E por último, a Blizzard está investindo pesado no Heroes of the Storm (que é MUITO legal), um jogo estilo “moba” e também gratuito, mas que te deixa morrendo de vontade de gastar todo seu salário em skins e apetrechos para seus heróis, e ainda promete ser uma novidade nos E-Sports, tanto quanto o Hearthstone vem sendo. Isso porque esses dois últimos jogos ainda têm opções de comprar coisas com dinheiro do jogo, hein? Fora que, com o WoW, ela ainda fatura uma nota com vendas na Loja da Blizzard, assinaturas mensais e compra de serviços em geral para sua conta.

Ainda acha pouco? A Blizzard ainda tem um faturamento de 1 bilhão de dólares por ano, o que na minha conta dá pra comprar milhares de computadores decentes, infinitos pacotes de gummy bear, comprar todos os jogos e expansões que eu quiser, e ainda sobra muito dinheiro pra gastar com pizza, miojo e bandeijão. Se isso é estar na pior, imagina o que seria estar bem, hein? 😛

Blizzard sobre a queda de assinantes no fim da expansão

 Então moral da história: ainda tem muito chão de Azeroth pra gente explorar, logo vai aparecer mais chão, e jogadores vem e vão, mas o WoW continua sendo o MMORPG com o maior faturamento no mercado dos MMOs. E claro, a gente continua jogando! Então não deixem que esses números definam o que é o WoW hoje: altos e baixos acontecem, principalmente quando estamos em pleno fim de expansão. Logo você vai ver que vários amigos seus voltam a jogar, compram o Warlords, você vai nos mapas iniciais novos e tá entupido de gente fazendo as missões novas e correndo atrás de level… e tudo parece se normalizar. São fases, e até grandes empresas como a Blizz têm seus bons e maus momentos.

E aí, o que você especula para o WoD? Muita gente voltando a jogar? Você espera que a Blizzard alavanque os números de assinantes com a próxima expansão? Não deixe de colocar sua opinião 🙂

Muito obrigada, e até mais o/