X

Quando li a notícia sobre o projeto Titan ser cancelado definitivamente, eu logo pensei nos benefícios que isso trouxe a nós fãs da Blizzard, já que somos seres carentes de atenção. Um novo MMO seria um investimento e tanto da Blizzard, mas sendo uma empresa focada em grandes franquias e poucos jogos, dedicar-se a dois MMOs diferentes seria bastante trabalhoso, e obviamente que quem acaba mais “sofrendo” as consequências disso somos nós. Então no que isso nos beneficia?

Uma das falas de Mike Morhaime (CEO da Blizzard) foi quanto ao tempo gasto para se fazer um MMO novo, e que mesmo que o cancelamento do Titan tenha acontecido, não significa que nunca mais eles pensem em fazer outro MMO. Entretanto as últimas pesquisas no mercado de games mostram que o WoW ainda tem o maior faturamento dos MMOs atuais, com U$ 1 bilhão, enquanto o segundo colocado tem ~apenas~ U$ 253 milhões de lucros anuais, o que é bem menos que a Blizzard e o que significa que o mercado dos MMOs está cada vez mais perdendo espaço para jogos de outros tipos de jogabilidade, o que também pode significar que um dia o WoW seja um dos únicos MMOs em vigor daqui alguns anos.

E lógico que muito dinheiro e recursos foram perdidos nesses sete anos de desenvolvimento do Titan, mas adivinhem pra onde esses recursos podem ser realocados daqui em diante? 😀

Estou sendo otimista, mas com os planos da Blizzard em lançar expansões de World of Warcraft num espaço de tempo menor pode significar que muito desse recurso seja colocado em WoW, ou nos jogos já existentes. Tanto Warcraft, quanto Diablo e Starcraft são franquias que já têm vários anos de existência, e até agora os dois jogos novos lançados (Hearthstone e Heroes of the Storm) foram feitos baseados nos universos dessas três franquias. Pesquisando sobre o Titan, alguns sites pegaram informações do que ele poderia ter sido, mas me parecia que não tinha nada a ver com os jogos anteriores que a Blizzard fez. Seria algo totalmente novo mesmo, e pela fala de Morhaime, tantas idéias que suscetivamente não davam certo ocasionariam em um jogo falho, um verdadeiro tiro no pé.

Obviamente que fiquei curiosa quanto ao o que o Titan poderia vir a ser, e quantas horas de diversão esse novo jogo não me proporcionaria também, porque se tratando de Blizzard, não podemos esperar menos. Mas fico feliz em saber que a “mãe” Blizzard está fazendo o melhor por nós jogadores e pela sua própria imagem de ser uma empresa focada em fazer grandes jogos, então vamos esperar que novidades podem estar por vir. Uma nova expansão de WoW já nessa BlizzCon, ou de Starcraft e Diablo talvez? Novidades para Hearthstone, ou o lançamento de Heroes of the Storm? O que importa é que agora podemos esperar coisas novas a qualquer momento 🙂

E você, o que achou do fim do Titan? Como isso pode nos influenciar, na sua opinião?

Muito obrigada e até mais o/

Imagem em destaque: Kotaku