X

Olá! Durante a BlizzCon 2014, que aconteceu no mês passado em Anaheim – Califórnia, a Eikani fez uma entrevista com o Leo De Biase, gerente de marketing da Nvidia no Brasil. Durante o rápido bate-papo, o Leo respondeu a dúvidas que muitos jogadores tem: qual a placa de vídeo ideal pra jogar World of Warcraft? Eu preciso ter um computador com tudo no máximo pra jogar meu jogos favoritos?

Além disso, Leo dá dicas do que levar em consideração, além de desempenho e número de frames, na hora de escolher uma placa de vídeo nova, qual o melhor custo-benefício para upgrades no pc e explica como funciona o ShadowPlay, ferramenta da Nvida para gravar e fazer streams de jogos.

Confiram a entrevista no vídeo abaixo e a transcrição, se preferir ler! 😉

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Ts2O2HLZCaM&feature=youtu.be]

Flavia: Bom, aqui é a Eikani, eu estou com o Leo De Biase da Nvidia e eu vou tirar com ele algumas dúvidas sobre a placa de vídeo ideal pra gente que joga World of Warcraft e também outros jogos, porque a gente joga de tudo! O que a placa de vídeo faz pelo computador, qual é o papel dela no fim das contas e o quanto ela pode influenciar no comportamento do computador em geral. Pra começar, Leo, se você fosse comprar uma placa de vídeo hoje, você ia escolher qual?

Leo: Olha, hoje o pessoal tem uma visão errada e isso é o que a gente gosta muito de explicar, que eles acham que você precisa ter todos os componentes da sua máquina no máximo do máximo, e pra isso então “meu Deus, eu vou ter que fazer um investimento muito alto pra ter uma máquina poder jogar meu jogo preferido”. A CPU hoje é um dos itens que está ficando menos importante na máquina, então hoje, em ordem de prioridade, você tem a placa de vídeo como a peça mais importante, depois seguido pela memória RAM. Então se você for montar uma máquina, o melhor balanço entre você poder ter uma boa máquina para você poder jogar por um bom tempo, é você fazer um investimento legal médio/alto na placa de vídeo e você poder pegar até entre um i3 e um i5, que você já vai estar muito bem equipado para poder rodar o que você quiser. O WoW e os jogos da Blizzard em geral, a gente sabe que eles, hoje, não exigem um poder gráfico muito grande. Mas claro que, se você pode…

Quanto mais melhor!

Quanto mais melhor. Hoje com uma 750 Ti ou uma 760, você já consegue uma super performance, mesmo com uma CPU baixa, como eu falei um i3 ou i5. Se eu fosse comprar uma placa hoje, saindo do zero e eu tendo algum dinheiro para investir nisso, a placa hoje com o melhor custo-beneficio do mercado é a GeForce GTX 970. Ela vem com a maior relação entre preço, desempenho, economia de energia, enfim. Ela é o melhor conjunto hoje e com certeza você vai poder ficar jogando com essa placa pelos próximos 2 anos, sem nenhum problema.

Então se eu tiver um i3, que eu comprei logo que saiu esse tipo de processador e quiser melhorar minha maquina eu posso só trocar a placa de vídeo por uma mais recente, por uma com maior capacidade de processamento que eu já fico bem?

Exatamente. A única coisa que você vai ter que dar uma olhada também é a fonte, pra ver se a fonte que você tinha para a sua placa antiga segura a placa nova. Mas uma das  coisas bem legais dessa parte da GeForce também,  é que nos trabalhamos muito eficiência de energia, então em alguns casos, as placas consomem menos até do que as placas mais antigas.

Ah, isso é ótimo, então.  Mais algum recado que você gostaria de passar pra gente, alguma indicação que você queria fazer?

O que a gente esta querendo passar agora para as pessoas, é mostrando todos os benefícios que você pode conseguir em comprando, em fazendo a sua escolha por uma GeForce GTX. Nós não estamos mais preocupados agora, em ficar contando FPS ou falando só de performance. Nós falamos de todo o ecossistema que a gente traz pro mercado. Então a Nvidia entrega um produto, que é a placa, mas ela entrega todo um ecossistema de serviços e outros produtos em volta como o GeForce Experience, ShadowPlay, todas as tecnologias que nós sempre estamos lançando…

O ShadowPlay é ótimo.

O ShadowPlay, então. Então fazendo com que você pese isso na hora da sua escolha, na hora da compra falando “poxa, ah ok. Na questão de FPS, essa placa aqui do concorrente até pode chegar próximo do que a Nvidia faz, mas eu não vou ter toda essa outra gama de serviços e benefícios  que eu poderia junto com a minha GeForce.”

A gente mencionou o ShadowPlay mas nem todo mundo conhece ele ainda. Você pode explicar pra gente como funciona?

Claro. ShadowPlay é uma ferramenta fantástica que veio agora. Ela vem dentro, embarcada no GeForce Experience, então todo mundo que tem uma GeForce GTX pode utilizar o GeForce Experience e com isso utilizar também o ShadowPlay. O ShadowPlay nada mais é do que uma ferramenta para fazer gravações e streams dos seus jogos, mas ele já vem completamente otimizado para trabalhar com a sua placa, com todos os drivers, faz uma parte de codificação muito melhor do que você seria utilizando o Fraps ou um outro software pago. Fora isso, ele é grátis e já tem diversas funcionalidades hoje que você em 2 ou 3 apertar de botões já pode estar streamando e mostrando seu game para todo mundo via Twitch.

E é ótimo isso. Bom, acho que por hoje é só, eu espero ter outras oportunidades para conversar com o Leo, eu agradeço muito o tempo que ele tirou pra falar com a gente. E tá aproveitando a Blizzcon?

Claro, é um sonho estar aqui e enfim, eu também sou um fã, adoro os jogos da Blizzard e bom, eu acho que esse ano foi muito especial, o aniversario do WoW, o aniversario de Warcraft, o Overwatch que é um lançamento, enfim. A Blizzard sempre se superando e pra nos da Nvidia, também esta muito legal estar aqui.

Obrigada e até a próxima.     

Fotos do stand da Nvidia na BlizzCon: