X
Este é o 1º artigo de 3 posts da série Guias de Classe PvP.

Esse guia serve não apenas como um ponto de partida para jogadores procurando aprender o básico de Xamãs (Shamans), mas é também ótimo para jogadores avançados para afiar ou melhorar suas habilidades.

Mudanças recentes

Elemental é uma das classes que mais mudou no WOD – em termos de jogabilidade, nós perdemos nosso mecanismo de run & proc (correr castando) que alguns amavam e outros odiavam, e que no geral é uma forma de jogo muito mais conservadora do que os típicos jogadores mais antigos estão acostumados. O metagame se resolve atualmente jogando bem e com segurança, deixando seu parceiro dar o maior dano durante os seus cooldowns.

Também perdemos bastante nossa utilidade defensiva por meio de:

Geral

Estouro de Lava agora usa a chance de crítico do seu char como calculo para sair um Golpe Múltiplo adicional. Ele é separado dos 2 que o Estouro de Lava já tem chance de ativar. Um Estouro de Lava agora tem a chance de ativar 3 Golpes Múltiplos adicionais (Dois Golpes Múltiplos normais, e mais UM dependente da sua chance de crítico). Isso quer dizer que se você tem 10% de chance de critico, você terá 10% de chance de ativar esse terceiro Golpe Múltiplo.

Aperfeiçoamento

Tremor totem não é mais usável durante Fear. Que é um nerf massivo para Resto, mas para Elemental e Aperfeiçoamento nosso gameplay não é afetado tanto assim no último patch, onde o time inteiro poderia estar coberto com Fear. É apenas importante não acabar pegando um Sacerdote ou um Bruxo com um Fear em área!

Lightning Bolt não pode mais ser usado enquanto em movimento, causando um nerf maior para nossa mobilidade e utilidade em arena. Combine com os leveis reduzidos de aceleração e isso não ajuda quando tiver que lidar com classes de grande mobilidade como Ladinos, Magos, Druidas ou Sacerdotes. Ficar parado castando por 1.5 segundos quando a maioria das pessoas pode chegar e dar LOS (Line of sight – é quando você sai da linha de visão de um jogador) em você nesse meio tempo.

PVP Talentos

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

No primeiro tier, Nature’s Guardian reina supremo. Stone Bulwark é bacana depois da remoção de Fadiga de Batalha também, já que seu escudo protege de um dano considerável. Entretanto, considerando quão facilmente eles são stunados, Nature’s Guardian é definitivamente a melhor escolha devido ao pequeno CD e ao grande aumento de HP. Também é importante mencionar que Nature’s Guardian é uma passiva, não precisando que você faça algo para ativá-la.

i8u1z1z

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Earthgrab Totem e Windwalk Totem são ambos escolhas viáveis para Elemental em WoD. Contra classes com poucos “roots breaks” (classes que tenham dificuldade de sair das raízes ou algo que os deixem lentos), como Guerreiros ou Ladinos, Earthgrab é com certeza melhor que a liberdade com chance de morrer. É util contra formas patéticas de jogar como correr para trás de um pilar já que ele impede o inimigo de fazer isso. Windwalk é bom para quando tem ou muitos freedoms, como mão da liberdade ou root breaks, como raízes, como um time de Windwalker+Paladino Restauração. Windwalk é muito melhor contra spellcleaves (classes que castam magia), permitindo que você se liberte de roots (raízes) para se posicionar e atacar melhor. Ambos são escolhas perfeitamente boas e viáveis. Frozen power é praticamente inútil para Xamã em pvp.

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Simples assim, Call é obrigatório pra qualquer time que tenha fear ou Fear ward antes do próximo tremor. Sacerdotes e Bruxos, em outras palavras, também é necessário contra algumas cleaves de caçadores que usam wyvern pra ganhar tremor em dobro contra wyvern e fearsTotemic projection só é realmente bom quando junto de Totemic Vigor para manter Ladinos em combate  stunados. Não exatamente recomendado já que em toda comp alguem já está jogando pra stunar e controlar Ladinos no combate é impossível se eles forem bons, entretanto, isso não quer dizer que é inútil. Tambem é importante lembrar que Totemic projection  te dá o dobro de healing stream ou o dobro de groundiong (poderoso contra times de dps triplo quando junto do glifo de grounding.)

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Em WoD a Blizzard decidiu nerfar cc’s instantâneos resultando em muitas classes perdendo sua habilidade de CC sem castar. Hex não é uma exceção, considerando que haste não é mais o melhor status para Elemental, Ancestral Swiftness não é mais o melhor talento. Elemental Mastery é atualmente o melhor talento no 6.0.3 já que ele permite que você caste o quando puder num tempo de 3~6 segundos durante o stun de um parceiro. Conseguindo uma gear melhor, Lava Burst começará a ganhar um espaço maior. Nesse momento, uma grande parte do nosso dano vem da maestria, então Elemental Mastery é de longe o melhor por que também pode ser usado para curar ou para ganhar um burst durante uma saia justa. Vou falar porquê lightning bolt é mais importante que Lava Burst nos talentos do tier 90.

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Rushing Streams é o melhor talento do tier 75 pois não apenas provem uma cura melhor ao longo do jogo através de Healing Stream, mas também dá ao seu time o buff de Healing Stream, do glifo de Healing Stream: 10%  dano de gelo, fogo e natureza recebidos são reduzidos. Isso é importante contra a maioria dos times assim como curar ser superior a tanto Ancestral Guildance (que tem uso limitado graças ao pequeno burst dele) e Conductivity (que nunca é util num PvP, nunca!).

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Unleashed Fury esta atualmente vindo para o topo acima de Elemental Blast graças ao buff recente a Lightning Bolt. Nesse buff eles também aumentaram o dano de EB, mas 20% de aumento não foi o suficiente pra fazer com que ele batesse mais forte que o Lightning Bolt. Lightning Bolt no momento esta bem mais forte do que tanto Lava Burst quanto Elemental Blast. O único combo que vai além de Lightning Bolt é um Lava Burst com o bônus de flame unleash. Depois disso o melhor é spammar Lightning Bolt sempre que possível.

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Imagem retirada do http://www.arenajunkies.com

Por enquanto, o melhor talento para o level 100 é o  Liquid Magma tem a melhor viabilidade em PvP devido a falta de Cooldown e passividade. Storm Elemental parece bem “dãã”, considerando que pode ser morto e Elemental Fusion não entra em sincronia com o spam de Lightning Bolt, porém dependendo da distribuição dos talentos, você poderá utilizá-lo juntamente com os talento Totemic Projection do tier 45 e Ancestral Guildance do tier 75.

Glifos obrigatórios

Lightning Shield é o único glifo obrigatório aqui, a constante redução de 10% do dano é um salva-vidas, especialmente contra times que matam em stuns. Sem ele você é muuito “squishy” (alvo que morrerá fácil) na meta atual.

Glifos opcionais

  • Healing Stream, mesmo estando na seção opcional, é obrigatório contra qualquer mago, druida balance, ou time de Elemental. Os 10% vai subir seu time já que a maioria das pessoas não mata ninguém castando Healing Streams, e se ele matarem, aprenda a se esconder deles.
  • Totemic Vigor se torna útil quando você esta usando totems contra um time que você precisa, e healing stream vs LSD. É também bom quando você usa Totemic projection e previne seu Cap totem de ser destruído instantaneamente.
  • Hex é necessário contra times que você pode facilmente conseguir bagatas indissipáveis – Como vs KFC. É menos forte se você jogar contra uma classe que DRs hex como um mago ou um monge.
  • Shamanistic Resolve vai se tornar bem forte contra times com cooldowns grandes. Por exemplo, Versus  comp/grupo PHP, um shield wall de 60% seria indispensável nas asas. Esse glifo seria menos poderoso contra comp RMX apesar de seus cooldowns serem de apenas um minuto.
  • Ghost Wolf é bom se você não pode usar nada mais, aumenta bem a mobilidade quando você precisa. Realmente necessário para perseguir e matar healers ou totens, ou ainda um time executando a tática. “turtle” (é uma estratégia de PvP onde o time se junta bem perto um dos outros e se move junto, para se proteger. Bem comum em RBG, quando precisam proteger flag), como a comp RMX (Ladino, mago e um curador de qualquer classe).

Equipamentos

Gemas e reforjamento se foram do PvP em WoD! Woo! Apenas alguns encantamentos sobraram,  dos quais:

No level 100 a prioridade segue:

Multistrike > Haste >= Mastery > = Versatility

Golpes mútiplos > aceleração > Maestria >  Versatilidade

Estilo de Jogo

Aprender como usar “groundar” (Totem de Aterramento) é ridiculamente importante, se você falhar nisso, seu time inteiro sofrerá. Qualquer um que nunca jogou de Sacerdote ou de Druida decentemente, vai ficar preso facilmente, mas alguém que não tem nenhuma ou pouca experiência como parar CC’s pode achar esse aspecto da classe extremamente difícil. Graças as severas mudanças de latência no WoD, grounding é incrivelmente confiável agora, quando você pressiona e ele grounda o feitiço! Como um aviso já, ele só vai fazer isso com um feitiço quando no passado era usado para múltiplos se castados num tempo de frame similar. Falar que você pode usar groundar em determinado target não é sempre garantido, clones de SOTF são quase impossíveis de usar groundar quando com 80+MS por exemplo. Logo, é importante ter certeza que seu time está ciente disso, ao inves de falar ” Eu vou usar groundar no próximo alvo, diga ” Eu devo ser capaz de usar groundar nesse alvo”.

Outra coisa que eu recomendo é investir o tempo em Addon e modificar a barra de interrupção para mostrar os cds de quando CC’s instantâneos, por exemplo: Ice Trap, Deep Freeze, etc. Uma vez que você ver, por exemplo, um paladino correndo em direção ao seu healer/curador com Martelo da Justiça  fora do cd, você pode groundar e ter uma grande chance de pegar o Martelo da Justiça.

Fazer e conseguir bons atalhos para arena, wind shear, 1-3 macros são vitais para jogar de shaman em ranks altos. Meu wind shear 1,2 e 3 macros são no atalho 1,2 e 3 respectivamente já que eles são fáceis de acertar e de lembrar. Shear é incrivelmente poderoso e um dos melhores para interromper no jogo. Aprenda a usá-lo.

Não é uma má ideia fazer um alt healer ou gastar algum tempo jogando de Restauração. Como um Elemental, sua posição pode levar a ganhar ou perder partidas. É incrivelmente difícil usar CC em um healer quando se tem um bom Xamã, entre ele e quem tenta usar o CC, ainda mais considerando que a maioria dos CC’s instantâneos se foram. Fique perto do seu healer e abuse do pilar, você é um Xamã.

Finalmente, monitore sua barra de mana. No WoD a regeneração de mana em thunderstorm foi removida, logo atualmente Xamã DPS NÃO têm como receber a mana de volta. Purge ou Curas são extremamente importantes, mas você tem que ser cuidadoso quando você os usa mais de uma vez para não gastar muita mana.

Macros

Tremor Totem
#showtooltip
/stopcasting
/cast tremor totem

Thunderstorm
#showtooltip
/stopcasting
/cast thunderstorm

Healing Surge Healer
#showtooltip
/cast [@Mííxz] Healing Surge (Para arena, já com o nome do jogador, só substituir)

Healing Surge DPS
#showtooltip
/cast [@Saggyvagx] Healing Surge (Para arena, já com o nome do jogador, só substituir)

Cleanse Healer
#showtooltip
/cast [@Mííxz] Cleanse Spirit  (Para arena, já com o nome do jogador, só substituir)

Cleanse DPS
#showtooltip
/cast [@Saggyvagx] Cleanse Spirit (Para arena, já com o nome do jogador, só substituir)

Grounding
#showtooltip
/stopcasting
/cast Grounding Totem

Focus/Arena Hex
#showtooltip
/cast [@focus] Hex

Lava Burst
#showtooltip
/cancelqueuedspell
/cast lava burst
/run MainMenuBarLeftEndCap:Hide();MainMenuBarRightEndCap:Hide()

Wind Shear Target
#showtooltip
/stopcasting
/cast wind shear

Wind Shear Focus/Arena1-3
#showtooltip
/stopcasting
/cast [@focus] Wind Shear (substituir @focus com arena1-3)

Purge
#showtooltip
/cast [@focus] Purge

O Jogador Brocado fez um guia super legal a respeito da classe. Vale a pena conferir.

Bom pessoal, terminamos. Espero ter ajudado. Não é fácil jogar de Xamã, principalmente de elemental, mas com muito esforço e dedicação é possível ser um ótimo jogador. Até breve \o/

Fonte: Arenajunkies, WoWHead

Revisão: Milena e Jules