X
Este é o 3º artigo de 3 posts da série Guias de Classe PvP.

Olá pessoal, segue mais um guia de classe voltado ao PvP, e essa é a vez da nossa linda corujinha Druida Equilíbrio 😀

roubei essa imagem da Eikani, rsrs

Este guia serve para aqueles que desejam se aventurar no mundo JxJ e conhecer mais a fundo esta especialização que hoje está sendo tão requisitada, principalmente em RBGs (campos de batalha ranqueado) pelo seu alto dano.

Devo lembrá-los de que  estamos pertinho do novo patch, sendo assim, seguem as mudanças que irão ocorrer:

Atualizações para o Patch 6.1:

Geral

  • Toque de Cura deixou de curar 50% a mais quando lançada em si por Druidas de Equilíbrio.

Equilíbrio

  • Efeito de Maestria: Eclipse Total foi aumentado em 6.7%
  • Druidas de Equilíbrio agora aprendem uma nova habilidade passiva no nível 38, Recompensa da Natureza.
  • Chuva EstelarChuva Solar agora acertam apenas alvos afetados por Fogo Lunar ou Fogo Solar por padrão.
  • O Glifo de Estrelas Guiadas agora se chama Glifo das Estrelas Indomadas e é um glifo Menor.
    • O Glifo das Estrelas Indomadas expande Chuva Estelar e Chuva Solar, fazendo com que atinjam todos os alvos ao alcance.
  • Renovação agora cura instantaneamente 30% do total de vida (aumentado de 20%).O dano de Chama Estelar (Equilíbrio) foi aumentado em 16% e agora dura de 24 segundos (aumentado de 20 segundos).
  • O dano de Chama Estelar (Equilíbrio) foi aumentado em 16% e agora dura de 24 segundos (aumentado de 20 segundos).
  • Fera Deslocadora agora é classificada como uma habilidade da Escola Arcana e não pode mais ser usada enquanto silenciado.
  • Conjuntos de Armadura: 
    • O bônus do conjunto JxJ de 2 peças para Druidas de Equilíbrio agora tem um efeito visual que indica quando o Druida está  incapaz de gerar uma carga de  Surto Estelar pelo Raízes Enredantes.
    • O bônus do conjunto JxJ de 4 peças para Druidas de Equilíbrio foi modificado. Quando Surto Estelar acerta um jogador, o tempo de lançamento de Fogo Estelar é reduzido em 30%, e o dano de Ira é aumentado em 30% por 6 segundos.

Talentos PVP

Talentos druida equilibrio
Tier 1

Recomendado: Displacer Beast: Este talento tem muita mobilidade e com certeza é o mais recomendado a se utilizar. Como foi tirado (grip duplo do dk no WOD, por exemplo), esse talento é bom para blinkar para atrás de pilares ou fugir de inimigos.

Wild Charge: Esse talento também é bom. Você poderá pular da ponte em arena de Blade’s Edge (Lâmina Afiada) contra meeles, o problema é que você precisa de muitos atalhos em seu teclado pra isso. Quando eu usava tinha uns quatro botões somente para utiliza-lo. (Charge @Party 1 e 2, Charge @Mushroom, [email protected]).

Também é irritante o fato de você ter que trocar de forma toda vez que não quiser só usar o disengage de luniscante.

Tier 2

Ysera’s Gift vs. Cenarion Ward: Ysera’s Gift cura bastante no geral. O problema é que sempre vai te curar primeiro mesmo quando você tem 99% de vida. Por outro lado existem comps que focam o luniscante até o fim. Então Ysera’s Gift pode curar mais que Cenarion Ward.

Cenarion Ward é bem útil contra comps que focam seus aliados. Em WoD, Cenarion Ward não é utilizável em habilidades que silenciam (Sacerdote sombra silence/ Ladino garrote).

Eu pensaria em usar Ysera’ Gift contra comps como jungle, Paladino DPS/caçador, dotcleaves (cavaleiro da morte/bruxo) e  godcomp, pois em geral eles te atacam o jogo inteiro.

Tier 3

Eu coloquei Faerie Swarm em cada partida até agora. É obrigatório contra Ladinos/rogues.

Eu considerei colocar typhoon contra casters em geral para interrompê-los e contra comps que você tenta matar o healer adversário – é ótimo pra interromper uma canalização. Também é bom na arena da Lâmina Afiada. Fale para seu healer ficar perto da borda assim você joga meeles pra fora da ponte.

Aqui a distância é um problema. Não é fácil ficar sempre no lugar certo pra realmente jogar os alvos.

Tier 4

Force of Nature vs. Incarnation: Bem, em ratings maiores as pessoas simplesmente saem correndo quando vêem aquela coruja gorda. Isso é muito irritante mas Incarnation pode ser útil quando você está em um time com um bruxo ou cavaleiro da morte.

Force of Nature é interessante quando você joga contra um ladino, mas também no geral você é capaz de controlar meeles e casters que ficam mais irritados ainda quando tomam root/raízes e não podem dar cc (controle de multidões) no seu time já que estão fora de alcance.

Soul of the Forest: Pelo feedback eu não entendi bem o motivo de ser pior que Incarnation. Talvez não aumente o dano de forma perceptível. Acho que atualmente nem no PvE estão usando esse talento.

Tier 5

Incapacitating Roar vs. Might BashIncapacitating Roar é bom contra Casters, Cleaves e times ladino+mago. Você pode usar durante a invisibilidade do ladino e depois de o mage usar defesa que o deixa imune por 3 segundos depois que o bloco de gelo acaba. Caso contrário coloque o Might Bash.

Tier 6

Por quê não Heart of the Wild? Era bem sólido no MoP. Seu rejuvenation curava uma porcentagem da cura final quando era aplicado pela primeira vez em alguém. Essa cura sumiu no WoD então você não pode spamar rejuvenation pra curar seu healer. Você tem que ficar castando Healing Touch o que simplesmente leva tempo demais e gasta mana demais. Heart of the Wild não fornece mais aquela porcentagem de Intelecto/inteligência.

Por isso Nature’s Vigil é o talento da sua escolha. Cura bastante enquanto suas skills ofensivas estão em cooldown e é de grande ajuda pro seu healer. O cooldown é pequeno o que garante um tempo constante entre curas.

Tier 7

Euphoria vs. Balance of Power: Eu não percebi diferença na questão de dano. Só pegue o que você preferir. Eu prefiro Euphoria já que ela também fornece 20% de redução de tempo de cast de wrath/starfire durante os seus eclipses.

PvErs também preferem Euphoria.

Balance of Power é mais pra RBGs (campo de batalha ranqueado).

Glifos:

Glifos Maiores vão depender do seu time e da comp.

Glifos M druida equilibrio

Glifos menores:

Glifos Menor druida equilibrio

Encantamentos

Segue uma lista dos encantamentos recomendados no patch atual:

Gear/Equipamentos:

Checando as coisas listadas acima, os maiores problemas são as comps que zergam nos Moonkins/Equilíbrio o jogo inteiro. Essa é a razão por que Versatilidade é realmente necessário pra sobreviver contra caçador/feral, caçador/Paladino DPS, caçador/Bruxo. Você não vai conseguir uma quantidade de Versatilidade que faça tanta diferença. Então, você terá que farmar reputação em Ashran (chegando em reverenciado) para conseguir comprar a melhor gear de versatilidade. Yay!

Prioridade de Status:

Mastery > Versatility > Haste > Crit > Multistrike.

Maestria > Versatilidade > Aceleração > Crítico > Golpes Múltiplos

Crítico antes de Golpes múltiplos? Ambos os status são reduzidos no PvP, então você tem 1 vs 1. Mas crítico também te dá procs no starsurge, então temos motivo suficiente para dar preferência pro crítico.

Comps viáveis:

  • Ladino + Druida Equilíbrio + sacerdote
  • Bruxo +Druida Equilíbrio + xamã / sacerdote/monge heal
  • Druida Equilíbrio + monge tanque + sacerdote heal (O jogador Thyraz – R1 com balance, joga com essa comp -_-)
  • Druida Equilíbrio + monge DPS + Paladino heal

Se quiser saber mais sobre as composições mais comuns de arena clique aqui.

Habilidades de dano:

É difícil dar dicas só escrevendo, eu recomendo assistir streams e ver com atenção o que outros moonkins/Balance andam fazendo e o seu posicionamento. Também se pergunte se sua comp precisa de pressão no AoE ou em um único alvo com alguns cc’s.

  • starsurge vs. Starfall: Eu tive minhas duvidas em quando usar  starsurge e Starfall. Se você jogar numa comp que precisa de AoE então obviamente você vai usar muito Starfall.
  • Dots: Você tem 5% de chance de ganhar um proc de  starsurge/Starfall em cada tick de DoT e uma chance de 10% se for um crítico. Atualmente você só recebe procs do seu moonfire OU sunfire mais recente.
  • Wrath/Starfire: Tente castar durante o eclipse certo.  Starfire no lunar e  wrath no solar, o que te dá 20% de velocidade pra castar graças ao talento ” Euphoria“. As vezes você não vai conseguir castar Starfire então terá que castar wrath.
  • Empowered Moonkin (Passiva): Ataques de alvo único tem 15% de fazer seu próximo wrath /Starfire instantâneo.

Use seus procs instantâneos para wrath e Starfire , dependendo no seu eclipse atual.

O que fazer como um Balance/Equilíbrio em arena:

Em Geral:

  • Não fique curando o tempo todo! Seu Nature’s Vigil e Cenarion Ward./Ysera’ Gift cura o suficiente. Coloque rejuvenation nos seus aliados se for realmente necessário. Eu “nunca” uso Healing touch. Use ciclone/raízes.
  • CC (controle de multidões) nos inimigos que estão com as skills em cooldown ou fugindo.
  • Sempre deixe Mark of the Wild ativa! Eu tenho um addon que me avisa quando algum aliado leva dispell (“Tell me when”). Ajude seus aliados colocando rejuvenation no healer. Caso focarem seu curador, continue mantendo o buff!
  • Não permita que os healers inimigos fiquem castando o tempo todo! Use Displacer Beast ou Hurricane para impedi-los.
  • No WoD é muito importante atrapalhar os healers inimigos. Usar raízes quando eles estão com tudo em cooldown não vai adiantar já que logo logo eles vão estar soltos e curar todo o dano que receberam. Também tem muitos dispels/silencio que deixam a raiz normal quase inútil. Então sempre tente counterar/atrapalhar durante o cast!
  • Solar Beam divide DR (retorno decrescente) com outros formas de silêncio. Tente usar isso no momento certo e countere/atrapalhe eles!
  • Faerie Swarm pra dar slow (deixar bem lento). Atenção já que deixar lento só duram 8 segundos no PvP.
  • Troque de alvo no healer para o caso de seu Might Bash esteja fora do cooldown e você tenha alguns procs de starsurge prontos. Tenha certeza que seu amigo também possa trocar de alvo (principalmente se tiver na comp – lsd2 – Bruxo, xamã heal e balance).

Contra Magos:

Contra Bruxos:

  • DoTs no pet caso eles sejam usados
  • CC durante o Dark Soul
  • Guarde Solar Beam pra quando seu time estiver sobre muita pressão

Contra Caçadores:

  • Tente ficar perto de um pilar e dar LOS (fora da linha de visão)
  • Tente também manter os pets de um caçador sobre controle antes que eles deem a louca
  • Ponha Faerie Swarm pra prevenir camuflagem

Contra Guerreiros:

  • Bons alvos pra matar 😀
  • Prenda eles com suas raízes caso não estejam em DR

Contra Cavaleiro da Morte:

Contra Ladinos:

  • Prenda eles com suas raízes caso não estejam em DR
  • Faerie Swarm sempre, o tempo todo mesmo!
  • Você pode tentar matá-lo caso  use invisibilidade de maneira agressiva
  • Caso seja ladino+mago use Incapacitating Roar durante a invisibilidade.

Contra Xamãs:

Contra Druidas:

  • Druidas restauração são bons alvos para se trocar com Might Bash e starsurge
  • Não foque o Druida feral, já que você pode acabar não sobrevivendo
  • Se o Druida feral estiver numa comp com outro meele que pode usar CC e um deles usou CC no seu healer, impeça o outro de manter seu healer no lugar.

Contra Monges:

Contra Sacerdote:

Contra Paladinos:

  • Paladinos restauração são um bom alvo depois que divine protection estiver no cooldown
  • CC nos Paladinos DPS quando aparecerem as asas
  • Abrace os pilares enquanto essas asinhas estiverem a vista :3

 Macros:

cyclone – Arena 

#showtooltip
/cast [@arena3] cyclone

Arena1, 2 ou 3 são os jogadores inimigos, na ordem que aparecem no grid. Você pode alterar o comando em teclas de atalho sem precisar clicar no alvo.

solar beamroot Arena

#showtooltip solar beam
/stopcasting
/castsequence [@arena3] reset=2 Force of Nature, solarbeam
/cast [@arena3] solarbeamsolarbeam

Dispel

#showtooltip
/cast [@“nomedojogador“] Remove Corruption

Rotação do Druida Equilíbrio em RBG :p ahahahahaha

Então é isso pessoal. Aprimorem seus conhecimentos e GG \o/

Espero ter ajudado e até a próxima.

Fonte: Arena Junkies, WoWHead