X

Qualquer jogador de World of Warcraft que tenha jogado o mínimo que seja em grupos deve ter passado pela experiência de poder receber uma recompensa (ouro, itens, loots de boss, etc) com outras pessoas. Salvo os tristes e terríveis momentos quando se é ninjado, normalmente os rolls e distribuição dos itens são distribuídos pelos líderes dos grupos através de algum tipo de método concordado pelo grupo todo, ou então pelo próprio jogo através do sistema de rolls do Deus RNG*. Mas bem, quem nunca teve algum problema ou alguma situação diferente na hora dos loots que atire a primeira pedra, então diga-me: como você lida com as recompensas no jogo?

Sei que parece meio vaga a questão, mas pense comigo: você é o tipo de jogador que está ok quando o líder da raide pede pra você passar seu tão sonhado item para um outro jogador qualquer porque ele precisa mais do item que você? Se você puga alguém, e essa pessoa ganha no roll um item que seria ótimo pra um jogador do seu core, você se incomoda com isso? Se seu grupo usa os sistemas de DKP ou EPGP (addons que agregam pontos aos membros da raide de acordo com seus feitos no core), você concorda 100% com esses métodos ou mudaria de alguma forma? E quando você perde vários itens seguidos por causa do roll baixo, te deixa bravo? Pois bem, recompensas em jogo são uma das coisas que normalmente mais estressa jogadores, e quando as coisas não saem como planejado, é motivo de muita briga e discordância dentro de grupos.

O sistema do jogo atualmente é bem eficiente nessa distribuição quando se trata de distribuir itens pra jogadores aleatórios em grupos feitos randomicamente por Localizador de Raides ou Masmorras por aí. Afinal, quem se lembra de como era conseguir loot em Localizador de Raides antes da atualização, quando os itens eram disputados entre os 25 jogadores e você tinha chance de alguém pegar o item pra si sem nem mesmo precisar dele? Na minha opinião, por mais que o Deus RNG muitas vezes não nos ajude, o loot pessoal ajudou com que muitos não tivessem mais essa frustração de perder itens para quem não necessita deles. Lógico que há chance de você obter um item que você não precisa também, mas pelo menos isso exclui que pessoas de má índole atrapalhem a jogabilidade de outros ninjando itens que não precisam.

Eu sinceramente sempre joguei com amigos, e sempre ficou muito claro entre nós que o loot dos bosses não é a real recompensa, mas sim a morte de um boss após várias tentativas. Os itens provenientes deles vão para quem o Deus RNG mandar, mas sempre houve uma empatia muito grande quanto a quem precisa mais do item, e coisas do tipo. Nessas horas, eu invejo jogadores de PvP que ganham recompensas “físicas” (armaduras, armas e conquistas) pelos seus feitos na arena e campos de batalha, sem depender da sorte para obter esses loots. Claro que são modalidades muito diferentes, com objetivos distintos e que há vários outros problemas entre elas, mas ainda assim às vezes sinto uma invejinha saudável 🙂

Claro que não há problema em querer todo santo loot que dropar e você ganhar, já que estamos num jogo que permite que você seja tanto o jogador casual que pega itens a cada dois meses, quanto o jogador que quer se equipar full mítico na primeira semana. Então, que tipo de jogador você é quando lida com loot?

Muito obrigada, e até mais o/

* Deus RNG é o modo informal e popular de se referir ao sistema de distribuição random do jogo, ou seja, baseado na sorte dos jogadores.