X

Olá, olá! Sei que ando bem sumida por aqui, e pretendo logo escrever sobre o que anda acontecendo, mas voltei para deixar algumas dicas para vocês do que precisamos para sermos bons líderes de guilda. Para quem não sabe, fui líder de guilda por mais de 3 anos, e agora estou aproveitando uma “aposentadoria” forçada chamada VIDA PROFISSIONAL QUE NÃO ME DEIXA JOGAR. A pauta foi sugerida por email através do/da Yule Alban. Espero que ajude <3

World of Warcraft é um jogo que pode ser single player ou multiplayer dependendo das suas escolhas do que quer fazer de conteúdo. Seja lá qual for a sua escolha, é inegável que estar em uma guilda é um padrão para os jogadores, você participando ativamente dela ou não. E tudo leva a crer que o sucesso de uma guilda vem muito do trabalho em equipe dos que estão dentro dela, principalmente do empenho do Mestre de Guilda e dos oficiais escolhidos para ajudar. Então vamos ver o que demanda o trabalho dessa “diretoria”:

Eu, dono de guilda?

“Eu sou o chefe!”

Ser Mestre de Guilda pode ser uma escolha ou não. Se você é dono de uma guilda no WoW, isso aconteceu por uma das duas razões: ou você criou uma guilda, ou alguém largou ela na sua mão. Em ambos os casos, a responsabilidade é enorme. Excluindo as guildas que são feitas só porque alguém precisava de um banco maior, as guildas criadas para juntar pessoas em prol de um mesmo objetivo levam muita responsabilidade. Você como líder desse grupo, querendo fazer um bom trabalho ali, tem o dever de responder por tudo o que acontece nela, ou pelo menos saber o que se passa para poder agir à respeito.

A grande maioria das pessoas resolve criar uma guilda para atender um propósito comum está pronta para assumir essa responsabilidade. Mas nem tudo são flores. Ser líder de guilda significa acima de tudo lidar com pessoas, e essas pessoas nem sempre estão afim de cooperar. O líder por si só já possui uma certa autoridade dentro da guilda, afinal ele tem plenos poderes sobre o banco, sobre os ranks, sobre quem fica e quem sai, sobre quem entra e quem não entra ali, a decisão final é sempre sua. E a grande maioria dos problemas que aparecerem entre jogadores ali dentro vai cair no seu colo.

O que espero da minha guilda? 

“Amigos para sempre!”

Definir o que você acha que a sua guilda deve ser é importantíssimo. Antes de tudo, pense: quero uma guilda só para jogadores bem equipados? Só para jogadores casuais? Para jogadores hardcore? Só para taurens? Tenho preferências  por PvP (JxJ) ou PvE (JxA)? Minha guilda será para roleplay? Encorajo cores? Policiarei os jogadores aqui dentro, ou permitirei trolls, preconceituosos e pessoas tóxicas porque isso não é da minha conta? Quero quantidade ou qualidade de jogadores aqui dentro?

Muita gente não define isso de cara, pois a guilda pode ir se direcionando para um objetivo a medida em que os jogadores entram nela e estabelecem o que querem fazer. Mas é importante ter uma diretriz, princípios que digam o que você espera daquele ambiente e das pessoas que estão ali, estabelecendo algumas regras de boa convivência. Eu por exemplo, jamais permiti piadas preconceituosas, machistas, racistas ou homofóbicas no chat da guilda ou no TS que usávamos, mas pode ser que você não queira se preocupar com a índole das pessoas ali dentro. E pode ser que, por isso, pessoas deixem de entrar na sua guilda, saiam dela, ou que isso atraia mais pessoas assim. Como você reger a sua guilda vai definir o que os outros jogadores opinam sobre ela.

Quais são meus deveres como líder?

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”

Pra falar a verdade, nenhum. Mas se você quer ser um BOM LÍDER, daqueles que as pessoas se orgulham em estar na guilda porque as coisas funcionam ali dentro, você talvez precise se esforçar bastante. Então antes de assumir essa treta, tenha certeza do que está fazendo, ok?

Quem está na minha guilda?

Saber quem são as pessoas que logam todo dia e conversam uma com as outras no chat é bem importante. Lembre-se: você é responsável por elas. Se alguém resolver ser tóxico, xingar os outros, ser preconceituoso, a primeira pergunta que vai vir aos jogadores incomodados é “quem deixou essa pessoa entrar, e porquê ela ainda está aqui?“. E se não foi você, mestre de guilda, foi algum dos oficiais que você escolheu. A internet, e os jogos em geral, estão cheios de trolls, e com certeza brigas vão acontecer e você pode ser chamado para resolvê-las. Saber com quem está lidando pode ser decisivo nesses momentos.

Oficiais são mais que necessários

Muitos jogadores reclamam que sempre há as famosas “panelinhas” dentro das guildas, principalmente entre os que estão coordenando as coisas por lá. E na real isso é muito normal, e até necessário. Ser mestre de guilda sozinho é bem difícil, praticamente impossível, então você pode escolher alguns oficiais [officers] pra te ajudarem na tarefa. Como escolhê-los? Simples: escolha aqueles que você confia. Escolha aqueles que você sabe que possuem os mesmos princípios, índole e objetivos que você, e que serão sinceros e transparentes quanto a qualquer coisa que envolver a administração da guilda. Normalmente esses caras também são seus amigos, então se eles toparem o tranco, não tenha dúvidas de colocar a panelinha pra te ajudar sim.

Engajamento

Se você quer que os jogadores sejam presentes ali dentro, depende muito da organização da guilda dar objetivos e criar laços entre os membros de uma guilda. Você pode fazer isso criando eventos de raides para ir atrás de montarias, convidando os jogadores para fazerem juntos os Chefes Mundiais [World Bosses], montando grupos para pegarem juntos as conquistas da guilda, disponibilizando algum programa de chat em áudio (Team Speak, Raidcall, Curse Voice, bate-papo em voz do Battle.net App, etc), criando grupos no Whatsapp ou Facebook, incentivando a montagem de cores PvP e PvE ali dentro, entre muitas outras coisas para se fazer em grupo. A maioria das reclamações dos jogadores dentro de guildas grandes é como “ninguém organiza nem convida pra nada“, então é bacana oferecer variadas opções de entretenimento.

E quais funções são estritamente minhas?

Quando você recebe o cargo de Mestre de Guilda, algumas funções ficam disponíveis apenas para você, sendo que algumas delas você pode delegar aos oficiais e outros rankings. São elas:

Abas do banco da guilda

O banco é uma parte bem importante. É onde os jogadores podem disponibilizar itens uns aos outros, onde podem ser colocados itens para grupos de raide, arenas e campos de batalha, entre outras funcionalidades. Algumas pessoas já passaram pela experiência, ou pelo menos ouviram falar, de roubos de banco de guilda. Nesse caso, é importante colocar os itens em abas sem acesso de jogadores de rankings mais baixos, ou delegar que alguém cuide do inventário desses itens, e orientar os membros para que utilizem o banco com sabedoria. Mantê-lo organizado também é um plus para o líder e os oficiais.

Rankings

Além do rank de Líder de Guilda e oficiais, é interessante criar outros rankings para os demais jogadores. Isso vai muito do objetivo da guilda, mas você pode por exemplo, fazer rank para novos membros, para membros mais antigos, para os cores de PvP ou PvE, para main chars e alt chars, entre outros.

Caixa de informações da guilda e mensagem do dia

Poucas pessoas olham esse campo, mas há uma aba na página das guildas onde pode ser feita uma breve descrição da guilda e de seus objetivos. O mesmo vale para as abas do banco. É interessante manter ali informações como chat de voz usado, grupos de PvP e PvE, regras, avisos, etc.

Lidando com os problemas dos outros (que acabam se tornando seus)

Nunca fui tão psicóloga, juíza e mãe quanto fui quando era líder de guilda. Qualquer treta, desde “porque to no rank baixo” até briga de foice no chat, tem muita chance de cair no seu colo pra resolver. Ser mestre de guilda também significa ser sangue-frio muitas vezes, ou até mesmo lidar com coisas que não são problemas seus. Obviamente que não exige que você seja um carrasco coração gelado que age com punho de ferro, mas significa muitas vezes chamar atenção de um amigo querido que anda sendo babaca com alguém, ou kickar uma pessoa que insistentemente infringiu as regras de boa convivência, ou logar às três da manhã porque alguém roubou todos os itens do banco da guilda e todo mundo tá desesperado, ou acionar jogadores porque percebeu que o personagem foi rackeado, ou ter que lidar com brigas extremamente difíceis que podem significar mais da metade dos jogadores saindo da guilda. E é tão comum tudo isso, que com o tempo você se acostuma a dedicar muito tempo só no gerenciamento da guilda – às vezes deixando de jogar pra que as coisas estejam correndo bem.

Muitas vezes quando fui líder de guilda ficava preocupada com muitas coisas que comumente ninguém se importa. Por exemplo: quando eu saía de férias e ia viajar por mais de cinco dias sem acesso a computador ou internet, ficava super preocupada em quem iria cuidar das coisas enquanto eu estava fora. Ou quando um jogador muito querido sumia, ou quando alguém tinha problemas em casa (na família, no namoro, no trabalho, etc), muitos vinham conversar comigo para se desculparem pela ausência, ou pra terem um ombro mesmo. Como eu disse anteriormente, você tem certa autoridade ali, e se você usa dessa autoridade sabiamente para fazer com que as pessoas tenham um ambiente saudável e divertido, você será reconhecido como alguém que todos podem contar.

Ter postura de liderança

Antes de tudo, ser um Mestre de Guilda exige que você seja um líder, e exige que você saiba o que significa ser um líder. Você sacrificará tempo, energia, paciência, tempo de jogo e talvez se divirta bem menos com o que normalmente se diverte. E na maioria das vezes os membros da guilda pouco se importarão com isso, ou pelo menos nunca devolverão esses recursos da mesma forma que você os dedica a eles. Se você está procurando ser reconhecido pelo seus esforços, ou querendo fama, ou achando que o título de “líder” fala por si só, nem você nem sua guilda durarão por muito tempo. Ou você se frustrará, ou as pessoas buscarão outra guilda com um mestre melhor, ou ambas as coisas.

Se você será alguém com responsabilidade pra levar tudo isso que coloquei acima nas costas, então aja como alguém que sabe o que está fazendo (mesmo que ainda não saiba). Você cometerá erros com toda certeza, mas você deve aprender com eles e ser alguém melhor a partir deles. De nada adianta dar nerd rage toda vez que um problema acontecer, ou ser alguém que pouco se importa com o ambiente. Abusar do poder, kickar e convidar jogadores levianamente, desobedecer suas próprias regras, se aproveitar dos outros, permitir abusos dos oficiais, se esconder num cantinho quando as coisas irem mal… tudo isso repercute bem mal pra você e pra sua guilda. Guildas são clusters nos servidores, se ela for grande então você será conhecido por outros mestres de guildas e jogadores. Se não for pra ser alguém dedicado ou que pelo menos alguém que se importa, pra que ser líder de guilda então? Melhor deixar alguém mais capaz e responsável assumir a bagunça.

“Todo mundo quer ser a gente”

Nem todo mundo, na verdade…


Espero que esse guia ajude muita gente que está se empenhando na nobre e árdua tarefa de ser um bom mestre de guilda. Não é uma tarefa fácil, e exige muito de você, então antes de mais nada, espero que esse guia lhes dê a mínima ideia de onde estão se metendo. Ninguém nasce líder de guilda, tudo o que você passar será um grande aprendizado. O bom disso é que ser líder, todo esse aprendizado de gestão de pessoas, administração de inventário, resolução de problemas e todo o trabalho árduo lhe serão muito bem vindos na vida real também. Então aproveite 🙂

Se você é ou foi mestre de guilda e quer contar um pouco sobre seu trabalho nos comentários, fique à vontade! Se você quer se tornar líder de guilda e precisa de mais ajuda, nos pergunte! E claro, críticas e adições construtivas para esse post são sempre bem vindas.

See ya! o/