X

Muito se discute sobre os novos líderes da Horda e da Aliança, Garrosh Hellscream e Varian Wrynn. Garrosh ainda não é o líder de fato, mas tem alguma autoridade sobre grupos dentro da Horda. Varian, Rei de Stormwind e à frente da ofensiva humana em Northrend. Ambos arrogantes e querendo ver o circo pegar fogo, sem paciência para a diplomacia de Jaina e Thrall.

Depois de muito tempo afastado de seu reino, Varian está de volta e já deixou bem claro que não quer conversa com a Horda. Orc bom é orc morto, para ele. Embora eu seja mais diplomática, e saiba que o Thrall é um orc honrado, às vezes me pego pensando que Varian tem razão em ser cabeça quente.

Acompanhem comigo.

O jovem Varian vivia feliz e contente em Stormwind. Era príncipe, seu pai era um rei gente boa, enfim, ele estava bem na fita. Até que a Horda invade sua cidade, queima as casas de seus compatriotas, mata os homens, violenta as mulheres… E seu pai é assassinado. Por uma meia-orc, sob o comando de um culto de orcs. De uma hora para outra, a Horda tirou de Varian tudo o que ele tinha.

Anduin Lothar, grande herói da Aliança, praticamente adota Varian. Lothar leva o agora rei de Stormwind, junto com as pessoas que conseguiram fugir, para a Lordaeron do Rei Terenas e do príncipe Arthas Menethil. Lá os humanos se reagrupam para liberar Stormwind e fundam a Aliança de Lordaeron, com Lothar como Comandante Supremo.

Na batalha, Lothar é morto por Orgrim Doomhammer. Há quem diga, inclusive, que ele caiu em uma emboscada feita por um grupo de orcs. Ou seja, Varian vê seu segundo pai morrer, novamente, pelas mãos da Horda. E o que é pior: Doomhammer até hoje é considerado um herói pelos orcs, e Thrall ainda usa sua armadura e seu martelo.

Eventualmente Stormwind foi liberada e Varian virou Rei de fato. Mas, em uma missão diplomática para Theramore, ele é sequestrado pelos Defias, uma gangue que dá trabalho para os humanos de Westfall. E aqui vale o aparte: em uma das quests mais épicas do WoW, The Missing Diplomat, que começa em Theramore, você investiga o desaparecimento de um diplomata. No meio da quest, descobre que se trata do Rei! Até Jaina Proudmoore ajuda você, e a recompensa é um anel verde, Jaina’s Signet Ring, que eu guardo até hoje.

Depois que consegue se libertar dos sequestradores, Varian perde a memória e é capturado e escravizado… Por um orc. Levado a lutar nas arenas em Azeroth, Varian eventualmente se lembra de quem era e escapa de Rethgar Earthfury, levando seus companheiros Broll Bearmantle e Valeera Sanguinar de volta para Stormwind, onde ele reassume seu trono bem a tempo de liderar a ofensiva da Aliança em Northrend.

Enquanto Varian estava desaparecido, Bolvar Fordragon, um paladino que era praticamente irmão do Rei, foi feito Lorde-Regente de Stormwind. Ele não só cuidou da cidade como também do filho de Varian, Anduin, de cinco anos. Quando a Aliança partiu para Northrend, Bolvar estava na linha de frente e, junto com Dranosh Saurfang, foi confrontar Arthas na frente do Wrath Gate… Até que os Forsaken, liderados pelo Grand Apothecary Putress, aparecem e usam sua nova praga, produzida para matar tanto vivos quanto mortos-vivos. E aí, lá se vai o irmão do Rei.

Eu sei, eu sei: Sylvanas também foi traída por Putress e Varimathras. Mas pensem pelo outro lado: para Varian, os Forsaken são parte da Horda. Essa traição aconteceu debaixo do nariz de Thrall, supostamente líder da outra facção, e por isso os atos de seus liderados são de responsabilidade dele. Para melhorar a história, os Forsaken se instalaram na sede do reino de Lordaeron, aquele que acolheu Varian quando sua cidade foi destruída e cujo Rei Terenas considerava Varian um segundo filho. Ao invadir Undercity para levar Putress à justiça (da espada), Varian ainda encontra as experiências da Royal Apothecary Society, que eram realizadas com… Humanos. E não tentem me dizer que não, pessoas da Horda: eu já fiz quests em Tarren Mill e já me mandaram matar o cachorro do fazendeiro e testar a nova praga nos habitantes de Southshore! Tudo isso – todos os testes, todos os conflitos – aconteceu praticamente na frente de Thrall e Sylvanas. E eles nunca fizeram nada, até a bomba explodir.

Enfim, acho que Varian tem seus motivos para ser esquentado. Não o julgo mais depois de ter lido sua história, mas espero que a tensão atual entre Horda e Aliança se resolva para o bem (se bem que seria irado uma mega guerra PvP). E fala sério, depois de anos de Bolvar sendo enrolado pela Onyxia, Magni entocado debaixo de sua montanha, e minha querida Tyrande isolada tentando resolver problemas em Teldrassil, estava na hora da Aliança ter um líder kick ass!

E vocês, o que acham?