É isso mesmo, pessoal. Cenarius foi corrompido, e teremos que salvá-lo antes que seja tarde ( * ಥ ⌂ ಥ * )

Sobre Cenarius

O semideus Cenarius, pai do druidismo em Azeroth, é um dos mais antigos e mais poderosos protetores das terras azerothianas. A perturbação de seu sono nas entranhas de Val’sharah foi o primeiro sinal da profundidade da ameaça que se assomava dentro do Pesadelo. O poder sombrio agora tem total controle sobre ele, que talvez esteja além de qualquer esperança de salvação

Spoiler: A gente salva ele sim, Blizzard pessimista.

Visão Geral

Essa é uma luta de 2 Fases, e nela seremos auxiliados por Malfurion. Como tudo dá muito dano, posicionamento correto é mais do que necessário. Também há uma série de adds nessa luta, então configure seus talentos tento em mente a constante troca de alvos. Aprenda quais são as prioridades de alvos e quais habilidades devem ser interrompidas (são muitas) para poder dominar a luta. Ela também conta com bastante movimentação, para o terror dos casters.

Malfurion

Em ambas as fases da luta, você terá Malfurion te auxiliando com o Terreno de Purificação. Ele criará uma área verde que purifica a parte do chão. Ele sempre vai lançar no jogador que tiver a maior concentração de pessoas perto de si. Os jogadores que subirem nessa área terão todos os stacks de Pesadelo Rastejante removidos, e os adds hostis que passarem por cima se transformarão em Aliados da Natureza. Essa área verde diminui ao longo do tempo, e quanto mais jogadores entrarem na área, mais rápido ela desaparecerá.

terreno_purificado

Terreno de Purificação

Fase 1

Essa fase repleta de mecânicas dura até Cenarius atingir 30% de vida, então a maior parte da luta se passa nela.

Cenarius

Ao longo da primeira fase, Cenarius lança uma série de habilidades importantes:

  • Pesadelos Rastejantes: A corrupção de Cenarius cria Pesadelos Rastejantes que causam 24k de dano de sombra e aumenta em 20% o dano recebido pelos Pesadelos Rastejantes. O efeito stacka com o tempo.
  • Espinheiras do Pesadelo: Evoca um enxame de espinheiras, que cria espinheiras do pesadelo a cada 2 segundos, formando um caminho de espinhos. Ao serem ativadas pelo contato, as espinheiras enraízam o alvo e causam 202k de dano de sombra a cada 2 segundos.
  • Aura de Espinhos Medonhos: Cenarius concede a aura Espinhos Medonhos a si mesmo e aos aliados dele dentro de um raio de 30 metros, fazendo com que 50% do dano causado a eles seja refletido de volta.

vinhas

Espinheiras do Pesadelo

Forças do Pesadelo

Cenarius evocará 3 tipos diferentes de Forças do Pesadelo ao redor da sala. Se não forem purificadas, um add aparecerá após 10 segundos. Como Malfurion sempre lançará essa habilidade perto da maior concentração de jogadores, é possível “manipular” o lançamento do Terreno de Purificação, para que seja em cima da Força do Pesadelo.

Há alguns tipos de adds hostis que podem ser invocados, e cada um tem habilidades específicas:

Fogo-Fátuo Corrompido

São os famosos “Wisps”, que surgem no canto da sala se as Almas Atormentadas não forem purificadas — elas terão a aparência de uma árvore com vários fogo-fátuos vermelhos rodeando. Eles usarão apenas uma habilidade, que é Pesadelos Destrutivos. Quando ele atinge um inimigo, ele causa 300k de dano de sombra a todos num raio de 8 metros e busca um novo inimigo para atacar.

almas_atormentadas

Almas Atormentadas

Ancião Pesadelo

Esse add surge quando um Broto Corrompido não é purificado — ele também é uma árvore, mas ele começa bem pequeno e vai crescendo aos poucos. Ele usa uma habilidade importante, que é a Pisada Ressecante. Ela causa 3kk de dano de sombra dividido entre todos os jogadores em um raio de 8 metros. Se nenhum inimigo receber dano da Pisada Ressecante, ela causa 760k de dano de sombra todos os jogadores.

broto

Broto Corrompido

Draco Apodrecido

Esse add surge se o Ovo Esmeralda Corrompido não for purificado. Ele usa duas habilidades bem importantes:

  • Sopro Apodrecido: O Draco vira-se para encarar um jogador aleatório, e lança um sopro que causa 100k de dano de sombra por segundos aos inimigos à sua frente, durante 4 segundos.
  • Pancada do Pesadelo: Quando sua vida fica baixa, o Draco começa a lançar Pancada do Pesadelo, causando 60k de dano de sombra a cada 2 segundos e aumentando em 20% o dano de sombra causado.

ovo_esmeralda

Ovo Esmeralda Corrompido

Irmãs Pervertidas 

(sim, esse é o nome de verdade)

Esse add surge se uma Natureza Corrompida não for purificada — a Natureza Corrompida se assemelha a mosquinhas voando. Ela usa 3 habilidades, sendo uma delas interrompível.

  • Zagaia do Pesadelo: A Irmã lança Zagaia do Pesadelo em um jogador aleatório, que é um debuff que causa 100k de dano de sombra por segundo durante 6 segundos aos jogadores em um raio de 4 metros do alvo. Esse debuff pode ser dispellado.
  • Toque da Vida Pervertido: Cura 253k de vida de um aliado ferido e mais 2kk de vida a cada 2 segundos durante 8 segundos. Essa habilidade pode e deve ser interrompida, e caso passe, a cura pode ser dispellada.
  • Toque do Escárnio: Após 12 segundos, causa 760k de dano de sombra e reduz em 60% a velocidade de movimento dos inimigos em um raio de 8 metros dos alvos.

natureza_corrompida

Natureza Corrompida

Aliados da Natureza

Se as Forças do Pesadelo forem purificadas pelo Terreno de Purificação de Malfurion, eles se tornarão aliados na luta.

Fogo-Fátuo

Vários Fogo-fátuos surgirão no canto da sala se Almas Atormentadas forem purificadas. Eles purificam o chão ao redor com a Detonação Purificadora, criando vários Terrenos Purificadores menores ao redor da sala.

Ancião Purificado

Esse add surgirá se o Broto Corrompido for purificado. De tempos em tempos, ele usará Raízes Restauradoras, que restaura 3% do máximo dos pontos de mana dos aliados próximos por segundo.

Draco Esmeralda

Esse add surgirá se o Ovo Esmeralda for purificado. Ele usará o Sonho Ancestral nos tanks, que aumenta em 50% a cura recebida. Os aliados sob o efeito desse buff também recebem um efeito adicional: o próximo golpe que poderia te matar vai te curar em 50% do seu máximo de vida ao invés disso. Se esse efeito for ativado, ele remove o Sonho Ancestral.

Irmã Redimida

Se a Natureza Corrompida for purificada, esse add surgirá. Ela utiliza o Toque Desvinculado, que concede imunidade a dano de sombra e a efeitos que dificultam o movimento por 4 segundos e aumenta em 75% a velocidade de movimento. Ela aplica Essência Infinita aos aliados em um raio de 6 metros após 4 segundos.

Estratégia – Fase 1

Cenarius

Apesar de ser o boss, você passará a maior parte do tempo dessa luta batendo em adds. Cenarius deve ser mantido a pelo menos 30 metros do local onde os adds serão tankados, devido à Aura de Espinhos Medonhos. Quando ele lançar a habilidade, parem de bater em Cenarius completamente, e foquem-se apenas nos adds remanescentes. Se você não mantiver os adds longe de Cenarius, você passará um tempão sem poder bater em ninguém.

As Espinheiras do Pesadelo são bem chatas, e surgem no local de um jogador aleatório, que fica marcado com uma fumaça roxa. Saiam de perto do local o quanto antes, pois as vinhas irão perseguir um jogador e pegarão qualquer um que estiver no caminho.

Os Pesadelos Rastejantes são simples de se lidar; Quando estiver com 15 stacks, suba rapidamente em um Terreno Purificado de Malfurion para remover o debuff, e saia em seguida. Não fique dando mole em cima, ou o terreno vai sumir mais cedo do que o previsto.

Forças do Pesadelo

A mecânica central dessa fase é escolher qual add será purificado. Como só haverá um lançamento de Terreno Purificado enquanto Cenarius canaliza as Forças do Pesadelo, inevitavelmente você terá que lidar com os outros adds que não foram purificados. Essa é uma parte que depende um pouco do quão bem vocês conseguem lidar com cada um desses adds. Para isso, memorize os padrões que virão em cada leva. Tenha em mente que algumas levas terão 2 do mesmo add.

  1. Fogo-fátuo Corrompido / Draco Apodrecido / Ancião Pesadelo
  2. Fogo-fátuo Corrompido/ Draco Apodrecido / Irmã Pervertida
  3. Irmã Pervertida / Irmã Pervertida / Ancião Pesadelo
  4. Draco Apodrecido / Draco Apodrecido / Fogo-fátuo Corrompido
  5. Ancião Pesadelo / Ancião Pesadelo / Irmã Pervertida

Os textos em verde indicam o add que escolhemos purificar no nosso grupo.

O Fogo-fátuo Corrompido (vulgo árvore cheia de bichinhos voando) é purificado quase sempre, pois ele é bem chato de se lidar, e ajuda MUITO com os terrenos extras.

Leva 1

Purifiquem o Fogo-fátuo e stackem perto dos adds. Dessa forma, vocês já estarão perto o suficiente para dividir o dano da Pisada Ressecante, e fica mais fácil de escapar do Sopro Apodrecido do Draco. A prioridade aqui será o Draco Apodrecido.

Leva 2

Purifiquem o Fogo-fátuo e mantenham-se próximos aos adds. Os alvos de Toque do Escárnio deverão correr para longe do grupo ao serem alvejados. Os healers devem dispellar a Zagaia do Pesadelo do jogador afetado imediatamente. Fujam do Sopro do Draco da melhor forma possível, e estabeleçam uma ordem de jogadores para interromper o Toque da Vida Pervertido SEMPRE. A prioridade aqui será o Draco do Pesadelo, mantendo as interrupções na Irmã.

Leva 3

Purifiquem uma das Irmãs Pervertidas, e mantenham-se próximos aos adds. Os alvos de Toque do Escárnio deverão correr para longe do grupo ao serem alvejados. Os healers devem dispellar a Zagaia do Pesadelo do jogador afetado imediatamente. Estabeleçam uma ordem de jogadores para interromper o Toque da Vida Pervertido SEMPRE. Todos os jogadores que não estiverem com Toque do Escárnio deverão stackar perto do Ancião para dividir o dano da Pisada Ressecante. A prioridade aqui será a Irmã Pervertida.

Caso vocês tenham MUITAS habilidades de interrupção e seus healers estejam precisando muito de mana, vocês podem optar por purificar o Ancião Pesadelo e lidar com as duas ao mesmo tempo.

Leva 4

Purifiquem um dos ovos de dragão, e ajudem a matar todos os Fogo-fátuos rapidamente. Uma coisa que pode ajudar é de todos os alvos fixados correrem para a mesma direção, o que manterá os Fogo-fátuos próximos e facilitará o dano em área (eles não têm muita vida). Depois de matá-los, lidem com o Draco da mesma forma como nas outras fases, escapando do Sopro. A prioridade aqui serão os Fogo-fátuos Corrompidos.

Leva 5

Caso cheguem nessa leva, purifiquem um dos anciões, e lidem com a Irmã Pervertida e um Ancião Pesadelo.

Fase 2

Depois que a última leva de Forças do Pesadelo for derrotada, ou quando Cenarius chegar a 30% de vida, a Fase 2 começa. Não haverá mais adds nessa hora, mas se houver algum add remanescente da fase anterior, ele precisará ser morto. Essa fase é um “soft-enrage”, em que você deverá matar o boss rapidamente antes que ele te mate.

Cenarius

A mecânica de Cenarius não muda muito da primeira fase para cá, mas há algumas adições bem importantes e que impactarão no posicionamento do grupo.

  • Pesadelos Rastejantes: Exatamente iguais ao da outra fase.
  • Lança de Pesadelo (Tanks): Causa 4kk de dano físico ao tank, e aumenta o dano recebidos das Lanças do Pesadelo subsequentes em 100% por 25 segundos. Ele criará uma área vermelha de Pesadelos no local do alvo, que causa dano a quem ficar em cima. Os Pesadelos gerados no local do alvo e o tamanho da área aumentam de acordo com o dano recebido pela Lança. Esse efeito stacka.
  • Espinheiras do Pesadelo: Exatamente iguais ao da outra fase.
  • Pesadelos Envolventes: Cenarius domina Malfurion com raízes de pesadelo, atordoando ele e causando dano de sombra a cada segundo. As raízes podem ser removidas ao serem destruídas. Malfurion não lançará o Terreno de Purificação enquanto estiver atordoado.

Estratégia – Fase 2

Essa Fase é um soft-enrage, então logo que entrarem nela (se Cenarius não estiver com Aura de Espinhos Medonhos), usem a Sede de Sangue/Distorção Temporal/Heroísmo. Quase todas as habilidades aqui continuam iguais, mas a movimentação será intensa. Os tanks deverão trocar o taunt a cada Lança do Pesadelo, e deverão usar um cooldown forte de redução de dano — lembrem-se que quanto mais dano receberem, maior será a área de Pesadelos, e mais rápido vocês ficarão sem espaço para movimentação. Movimentem ele a cada Lança, conforme o Pesadelo cresce.

Lembrem-se que Espinheiras do Pesadelo ainda estão presentes, e quanto menos espaço para fugir delas, pior. Vocês também estarão recebendo o dano dos Pesadelos Rastejantes, e devem ser purificados pelo terreno de Malfurion. Como ele será atordoado periodicamente pelas raízes de Pesadelos Envolventes, você deverá libertá-lo. Dependendo do potencial de dano do seu grupo, vocês podem optar por ignorar as Raízes do Pesadelo e tentar matar o boss antes que ele mate você, mas não recomendo.

Estratégia em Vídeo

Guia por: Natalia