X

Hoje aconteceu um Q&A com Ion Hazzikostas no canal oficial de Warcraft na twitch sobre Battle for Azeroth! Os assuntos em foco foram as raças aliadas, raciais, PvP na próxima expansão, Ilhas não mapeadas e frontes de guerra, benefícios de classe, caçador sobrevivência e itens forjados pelos Titãs. Fiz um resumo em vídeo (que também explica um pouco sobre as raças aliadas), e você pode ler ele em texto logo abaixo!

O resumo em texto são os tweets que fiz durante a live. Se quiser acompanhar minhas postagens por lá, incluindo todo livetweeting de Q&A, é só seguir @flaalves <3

  • Raças aliadas: OPA! As missões para liberar as raças aliadas JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS para quem fizer compra na pré venda!
  • Os slots extras de personagem extras, 4 a mais por reino, vão entrar em uma atualização em breve, e não depende da compra da expansão na pré-venda. O maximo de personagem por conta continua 50
  • As liberações das raças aliadas E os requerimentos pra elas são vinculados à conta. Basta fazer uma vez, tanto as missões quanto os requerimentos, e você pode criar o personagem independente da facção que fez os requerimentos; mas será necessário ter um personagem 110 na facção da raça aliada que deseja criar.
  • Raciais: provavelmente vão mudar a Torrente Arcana, que tem feito muita diferença tanto no PvP quanto em ambientes de masmorra. Fora isso, acreditam que elas estão balanceadas/dentro do esperado.
  • A racial dos Elfos do Caos não é como um blink do mago, é um teleporte de emergência menos poderoso, mas que pode ser útil se você souber usar bem, e planejar seu uso.
  • A necessidade das missões antes de liberar as raças aliadas vem da vontade de contextualizar a chegada dessas raças. As missões e reputações fazem com que vc sinta que ja trabalhou com e entende as culturas deles antes de trazer para a facção.
  • Os Anões Ferronegro e os Trolls Zandalari chegarão com a expansão Battle for Azeroth. Os requerimentos pra essas raças serão liberados DURANTE a nova expansão, não será uma liberação automática.
  • Solo queue para PvP ranqueado: não virá na próxima expansão. O pre-made é necessário para que se coordene a composição e táticas, algo que é muito mais importante no WoW que nos outros gêneros de jogos, como MOBAs ou Overwatch. Não seria possível entregar com qualidade um bom matchmaking, composições e tempo de fila decentes para uma Soloqueue de PvP ranqueado.
  • Eles querem tentar tornar eles mais acessiveis de outra forma, como RBG 6×6 ou melhorando ferramentas sociais para que jogadores que querem fazer o conteúdo PvP se encontrem e conheçam para montar grupos
  • OLHA a pergunta do @pvplab! Modo espectador de Arena? Já está no jogo desde o patch 7.2.5! Usando o comando /invitespectatormatch
  • Melhorias pro sistema de prestígio: Não serão adicionados níveis eternos com recompensas únicas como montarias e títulos que a longo prazo ficam impossíveis pra novos jogadores, mas pensam em uma forma de não ignorar o esforço dos jogadoes atuais. A ideia atual é continuar aumentando os níveis de prestígio, mas que eles indiquem apenas quanto você faz PvP e a recompensa seja uma caixa ou algo repetível, similar às caixas de Overwatch, e não exclusivas por nível como hoje.
  • Talentos de Honra: ao invés de seguir o modelo de linhas por nível que replica o de talentos PvE hoje, é possível que adotem um modelo de -20 opções disponiveis ao mesmo tempo, você escolhe quaisquer 3-, mais o trinket. Esses talentos vão se liberar com o NIVEL DO SEU PERSONAGEM, e não o nível de prestígio de PvP
  • Mais mudanças PvP: novo campo de batalha, novos mapas de arena, vão retirar os status fixos para PvP. Estão pensando em como deixar o ilvl de equipamentos menos impactante, mas ainda assim permitir a customização de status.O sistema que pensam implantar é parecido com o de scaling de level, mas na gear no PvP. O equipamento deve importar, mas não te deixar sem chance de vencer apenas pelo equipamento.
  • World PvP: Você vai poder ligar ou desligar o seu PvP, e ao ligar ele, você vai estar em uma ‘versão’ do mundo apenas com jogadores que também optaram por ligar o PvP, e vice-versa. Eles vão tentar organizar o cross-realm dessa ‘versão PvP’ do servidor de forma que exista um balanceamento 50-50 entre as facções. Teremos dois tipos de servidor: Normal e RP. E em todos eles você poderá optar se quer ligar o PvP ou não, e seu personagem ficará com outros jogadores que fizeram a mesma opção.
  • Servidor com as funcionalidades cross-realm desligadas, como shards e mobs? Os servidores RP meio que já funcionam assim, mas existem épocas em que até neles isso é necessário, como eventos e lançamentos. De resto, não existem mudanças para o cross-realm.
  • Ilhas não mapeadas: Ainda não definiram 100% as recompensas, mas provavelmente o foco será Azerita. Haverá os modos de normal a Mítico, além do PvP, e as recompensas devem escalar como nas raides e masmorras hoje.
  • Frontes de Guerra: MUITO inspirados no RTS, mas você não vai controlar LITERALMENTE as tropas como no RTS; você vai jogar junto com eles, te seguir em batalha, mas você também estará na linha de frente.
  • Vai existir acampamento/base da Aliança e da Horda tanto em Zandalar quanto em Kul’tiras, que você desbloqueia em sua jornada no leveling. A história vai ser focada em explorar os locais das facções opostas
  • Benefícios específicos de classe: vão voltar a existir, e existirão situações onde você precisará de uma classe específica, para aumentar a ‘representação’ de classes em grupos de RBG ou raide – como acontecia antigamente. A ideia ate hoje era ‘traga o jogador, não a classe’, mas isso criou situações de stacking de classes absurdos ou foco absurdo em ilvl e classe/spec ‘superior’.
  • A ideia é focar mais a identidade da classe, e não tanto de cada spec. Você não é só um mago de fogo, você é um MAGO. Então devem existir mais ferramentas da classe como um todo do que hoje (EU OUVI UM AMEM?)
  • Traços dos artefatos: as classes não foram redesenhadas em torno deles, e sim as rotações e tuning. A customização dos personagens vão girar em torno das armaduras de Azerita #WoWQA
  • As rotações vão mudar, MAS é possível que muitos dos traços e habilidades de artefato se tornem talentos para quem deseje mante-los. Parece que tudo está ligado, sua spec e seu artefato, mas sempre foi pensado como temporário
  • Caçador sobrevivência: Vão voltar a usar arco, e vai ter um equilíbrio maior entre o melee e o ranged, mas voltarão a ser caçadores (ao invés de esquecer como usar um arco no lvl 10)
  • Os talentos tipo blink de druidas e xamãs serão removidos sim na nova expansão, como reflexo da política de classes tendo benefícios exclusivos. Druidas podem ter buffs de velocidade, faz sentido, não um ‘blink’. Cada classe deve ser forte e valiosa por si só, e não por replicar tudo de bom que tem no jogo.
  • Itens Forjados pelos Titãs vão continuar, mas vão pensar em como balancear isso em slots poderosos, como os de armas – que vão voltar a ser trocadas com o fim dos artefatos. TALVEZ as armas não existam como Forjadas pelos Titãs, apenas os outros itens, que serão mais raros. As armaduras de Azerita também não serão Forjadas pelos Titãs. Sendo mais raros, eles ajudam no balanceamento e ajustam o nível de item dos jogadores no geral: quem faz conteúdo mais dificil vai ter mais claramente a gear mais forte.