X

Hellen is Back in Black!

Como prometi no meu último post, eu estou aqui para terminar o tutorial de como jogar o WoW TCG. Eu vou abordar as ultimas quests do demo além de fazer algumas considerações finais a respeito do jogo.

Bom, sem mais delongas, vamos continuar o tutorial ^^


Agora que você já sabe quais são as zonas do jogo vamos aprender como se joga… Em primeiro lugar os dois jogadores colocam a sua carta de Herói em campo e logo em seguida embaralham os seus decks (é comum deixar que o oponente corte o deck, mas não é necessário) e compram 7 cartas. Caso você não goste dessa mão inicial você pode pedir Mulligan para colocar as cartas de volta no deck, embaralhar ele e então comprar 7 novas (diferente do Magic, isso só pode ser feito uma vez, e não reduz o numero de cartas na mão).

Logo em seguida você deve completar a quest de aprender sobre os turnos. Turno é como são chamadas as vezes dos jogadores, e eles são divididos em fases, e essas por sua vez são sub-divididas em etapas. Mostrarei agora cada uma destas fases e etapas em detalhe.

Etapa de desvirar (ready step) – É a primeira coisa que ocorre no turno, nessa etapa só o que você faz é desvirar (ready) todas as suas cartas que estejam viradas (exaust).

Etapa de compra (draw step) – Vem logo em seguida da etapa de desvirar e consiste basicamente em comprar uma carta do seu deck para a mão. O jogador que começar a jogar pula essa etapa em seu primeiro turno.

Essas duas primeiras etapas formam complicadíssima e demorada fase inicial (start phase) xD Mas nem tudo é assim tão fácil, agora vem a fase de ação que não é sub-dividida em nenhuma etapa, mas como o nome sugere é quando toda a ação do jogo realmente acontece.

Fase de ação (action phase) –
Nessa fase você pode realizar quaisquer ações. Existem 4 tipos de ações, que são: jogar uma carta (abitity, item, equipament ou ally), usar o poder de uma permanente (qualquer carta que fique em campo), baixar um recurso e propor um combate. Você pode realizar quantas ações quiser e na ordem que quiser. Explicarei melhor sobre os combates depois.

E por último temos a Fase Final (end phase), que vem logo em seguida a fase de ação. Nela você não pode mais baixar recursos, propor combates ou jogar cartas que não sejam instants. Ambos os jogadores podem jogar instants e usar poderes nessa fase. Além disso, se você estiver com mais de 7 cartas na mão você deve descartar cartas até que fique dentro deste limite antes de passar a vez.

Na próxima quest você deve aprender sobre como funcionam os combates. Quando um combate é proposto existe uma série de coisas que ocorrem, falarei delas em detalhes agora:

Atacar – Quando você propõe que um personagem (herói ou aliado) ataque um outro personagem, você vira (exaust) o atacante proposto.

Defender – Depois que um combate é proposto o personagem que está sendo atacando passa a ser considerado como um defensor.

Protegendo – É possível proteger o personagem que está sendo atacado. Para isso é preciso virar um personagem que esteja desvirado (ready) e tenha a keyword “protector”. Nesse caso o personagem com protector passara a ser o novo defensor durante o combate.

Dano – Depois que o atacante e o defensor foram estabelecidos vem a etapa de dano. Ambos os personagens irão causar uma quantidade de dano equivalente ao seu ATK um ao outro.

Depois disso o combate se conclui, mas antes de progredirmos para a próxima quest, é preciso que você aprenda sobre como utilizar os equipamentos do seu herói em combate:

Armas – Quando o seu herói entra em combate (tanto como atacante quanto como defensor) ele pode golpear (strike) com uma arma. Isso ocorre imediatamente antes da etapa de dano, e para fazer isso você deve pagar o custo de ataque (strike cost) e então virar uma arma desvirada que você controle. Então o seu herói irá causar dano com o ATK da arma ao personagem que ele está combatendo.

Armadura – Assim como no caso das armas, é possível usar uma armadura desvirada que você controla quando seu herói entrar em combate. Para fazer isso deve-se virar a armadura, e então uma quantidade de dano equivalente ao DEF da armadura será prevenindo do seu herói nesse combate.

Agora vem a última e mais complicada de todas as quests. A regra da pilha!

Essa regra não é difícil de compreender. Toda vez que você joga uma carta ou utiliza o poder de uma permanente, esse efeito vai para a pilha antes de ser resolvido, e então uma janela é aberta para que o oponente possa responder a esse efeito, e caso ele o faça uma janela será aberta para você responder. Apenas poderes de permanentes e cartas instantâneas podem ser utilizados como respostas. Conforme os efeitos vão sendo feitos, eles vão para o topo da pilha. Depois, quando não houverem mais respostas, começa-se a resolver a pilha do topo para baixo.

LEVEL UP!

Agora você já sabe tudo o que precisa para jogar, só o que precisa é arranjar dois decks, um amigo disposto e se divertir! Como eu sei que isso pode ser difícil de arranjar eu vou ajudar concedendo os decks:

Ta’zo 1

Ta’zo 2

Ta’zo 3

Ta’zo 4

Warrax 1

Warrax 2

Warrax 3

Warrax 4

Esses são dois decks demo para que você possa testar o jogo, basta baixar, imprimir, recortar e jogar! Ta’zo é um troll mage e Warrax é um anão warrior

Caso vocês gostem e queiram montar um (ou mais) baralho de verdade o site WoW Card Shop vende cartas muito barato aqui para o Brasil!

Além disso existe um programa chamado Magic Work Station (MWS) no qual é possível montar baralhos e jogar on-line. Apesar de não ter a mesma emoção de jogar IRL, é bastante divertido e útil para testar baralhos antes de montá-los. Se o pessoal mostrar interesse depois eu faço um post ensinando a instalar e usar o programa.

Ah sim, nos boosters e em alguns outros produtos existe a chance de virem as “loot cards”. Essas cartas além de poderem ser usadas normalmente no TCG possuem um código que você utiliza para ganhar itens cosméticos no WoW como companions, mounts, tabards e itens engraçados como a “slash granade” que faz com que todos os indivíduos na área comecem a dançar!

Também é possível jogar outras modalidades do jogo, como combates de times, free-for-all, RAID DECKS (vários jogadores com decks normais contra um jogador com um deck especial de raid), Arena Grand Melee (um produto com regras especiais) e BattleGrounds.

Os BG’s possuem regras diferentes que vocês encontraram nos arquivos deles. Existem apenas dois, WarSong Gulch e Strand of the Ancients, então eu vou disponibilizá-los para download também.

WarSong Gulch

Strand of the Ancients