X

Em entrevista para o site Eurogamer, Ion Hazzikostas (como ele deu entrevista semana passada, hein?) esclareceu os motivos da Blizzard liberar a venda do boost para o nível 90, assim como os motivos do valor ser alto – ele não confirmou se os valores que apareceram por alguns momentos no dia do patch são os finais, mas deu a entender que não estavam errados também.

Pra começar, a Blizzard sabia que existiriam jogadores comprando mais de uma cópia da expansão e fazendo transferências loucas de personagens para conseguir mais de um boost, e isso não faz sentido: “Nós percebemos assim que criamos o boost para o 90 em Warlords, que haveria demanda para mais de um. É extremamente constrangedor falar que alguém deve comprar duas cópias da expansão para conseguir um segundo 90. Isso é estranho. Então soubemos que deveríamos oferecer isso como um serviço a parte também.”

Agora, quanto ao valor, a ideia é que ele seja realmente alto para que o processo de leveling não seja desvalorizado – o serviço deve ser uma opção, e não a regra: “Em relação a valores, honestamente, grande parte disso vem do fato de não querermos desvalorizar as conquistas do processo de levelling. Se nosso objetivo fosse vender o máximo de boosts possível, nós poderíamos cortar o valor pela metade, ou pior – vender a U$10 ou algo do tipo. A aí então, dificilmente qualquer pessoa iria levelar um personagem do zero de novo. Mas upar um personagem é algo que toma dezenas, senão mais de 100 horas em vários casos, e as pessoas realmente se esforçam nesse processo, e não queremos diminuir isso.”

Vários jogadores falaram que a existência do boost poderia acabar com a experiência de leveling em geral, fazendo com que no fim, existisse apenas o pagamento pela progressão – além, é claro, das preocupações com a qualidade do ambiente de jogo se muitos jogadores inexperientes utilizarem esse recurso. Quanto a isso, Ion disse: “Não sou economista, não sou eu quem estou definindo esse valor, mas a escolha do preço não foi feita para maximizar o lucro, não foi esse o nosso objetivo. E tampouco, ele era criar um mundo em que ninguém upasse; é só permitir que pessoas que queiram comprar níveis 90 adicionais, que talvez queiram um segundo ou terceiro alt e não tenham tempo para upar eles mesmos, porque tem família ou etc – é permitir que eles tenham isso.”

Juntando esses dados com as informações das entrevistas anteriores, mais a notícia de que o Campo de Testes será requerimento para masmorras heróicas, a ‘cena’ do instant 90 começa a ficar mais clara – e ela não é, nem de longe, tão feia quanto muita gente estava pensando. E suspeito que a gente ainda não tenha todas as informações possíveis sobre o boost, e que a avaliaçao de tudo mesmo só poderá ser feita, com certeza, quando as mudanças forem ao ar. Mas até agora,  qual sua avaliação dessa funcionalidade?