X

Afinal, o que são os tais dos “breakpoints”? Por que a aceleração é tão importante para DoTs e HoTs?

Com os vídeos tutoriais de addons que fiz recentemente, recebi algumas perguntas via whisp me perguntando exatamente como funcionavam DoTs e HoTs, afinal, o jogo em si não oferece muito suporte nesse sentido.

O que são DoTs e HoTs?

  • DoT vem do termo em inglês Damage over Time, e sua tradução correta seria Dano Periódico. Algumas classes possuem poucos DoTs em sua rotação, enquanto outras são inteiramente baseadas neles.
  • HoT vem do termo Healing over Time, cuja tradução é Cura Periódica. Todos os tipos de curandeiros possuem pelo menos um HoT dentre seus feitiços.

Como é calculado o dano/cura?

DoTs e HoTs tem seu dano baseado primariamente no seu poder de feitiços/poder de ataque. Porém, seu dano ou cura aumenta se aplicado no momento certo. Por exemplo, digamos que um mago aplica sua Tempestade Etérea em um alvo. Durante seu período de duração, ela terá X de dano aproximado a cada “tick” (sem contar possíveis acertos críticos). Porém, digamos que durante o período de duração do DoT, o trinket Ataduras Purificadas de Immerseus seja ativado. Como seu bônus de proc é inteligência, o poder de feitiços aumenta temporariamente, o que em teoria aumenta o dano do seu DoT.

Porém, DoTs e HoTs funcionam como uma “fotografia”. Até o fim de sua duração, ele irá “tickar” baseado no poder do momento em que foi aplicado. Portanto, para poder aumentar o poder dos DoTs quando há procs de trinkets/encantamentos/etc, é necessário reaplicar o DoT ou HoT. O trinket Visão Infalível de Lei Shen era extremamente valorizado por Bruxos e Sacerdotes de Sombra porque fazia com que os DoTs aplicados durante o proc tivessem apenas ticks críticos até o fim da duração.

Para curandeiros, renovar HoTs toda vez que houver procs pode consumir demais a mana. Porém, algumas habilidades que renovam a duração de HoTs devem, se possível, ser utilizadas com procs para gerar HoTs mais fortes. É o caso do Chá do Foco do Trovão de monges, que se utilizada com bons procs fará com que a sua Corrente Ascendente crie uma Névoa Renovadora mais forte.

Alguns casos especiais:

  • Habilidades que estendam a duração de um DoT ou HoT terão o poder baseado na aplicação original. Não é o caso do Disparo da Naja de caçadores, que apesar de estender, conta como uma renovação.
  • Dano periódico causado por Ajudantes, como o Bando de Corvos, Totem Calcinante, Totem do Elemental de Fogo, etc, é atualizado automaticamente conforme os procs surgirem.

Onde a aceleração entra nisso?

Todo DoT ou HoT tem um período pré-estabelecido de duração. Durante esse período, o DoT/HoT irá tickar um número x de vezes. Para Bruxos, Magos, Monges, Paladinos, Sacerdotes, Druidas e Xamãs, esse número x muda conforme a aceleração.

Breakpoints

Os chamados “breakpoints” de aceleração são valores desse atributo que determinam ticks a mais de DoTs ou HoTs. Por exemplo, um Mago de Gélido, apenas com seus buffs próprios e com sua Armadura Gélida, precisa de no mínimo 12123 de aceleração para ganhar dois ticks extras de Bomba Viva.

Para algumas classes/especializações, esses breakpoints são o que ditam a maneira como você irá gemar, encantar e reforjar seus equipamentos.

Tabela de Breakpoints

O site AskMrRobot disponibiliza uma tabela fantástica para breakpoints de aceleração, caso você queira conferir a sua classe/especialização. Ele permite que você selecione elementos como buffs de raide de aceleração (afinal, se você está reforjando para raidar, deve contar com esse buff sempre), raciais, entre outras coisas. A tabela só está disponível em inglês, porém é de fácil entendimento.

Addons Úteis

Por fim, para monitorar os seus procs e força dos DoTs, eu disponibilizei dois guias de Addons que servem para esse propósito. Quem não viu ainda e se interessar, dê uma passada lá 🙂

Fora esses, outro addon recomendado é o TellMeWhen. Nunca testei, portanto não tenho uma opinião formada sobre ele.

Espero ter ajudado e esclarecido possíveis dúvidas!

/kiss