X

Uma das perguntas mais frequentes nos fóruns é: Qual a melhor comp/composição para Campos de Batalha Ranqueados, ou RBGs?. Obviamente há algumas classes e specs que funcionam melhor em mapas específicos, mas quando existe fila para RBGs, você não pode garantir obter o mapa ideal para a sua composição. Isso não é algo que você deve se preocupar, no entanto, há definitivamente composições que funcionam bem em cada mapa. Neste artigo vou explicar as classes e especificações que você deve ter em vista no seu grupo de RBG.

Tanques

  • Druida Guardião/Feral: Dentre todas as especializações de tanque no jogo, Druidas guardiões são os mais poderosos para RBGs. Eles têm muita mobilidade, tornando-os grandes para mapas de captura de bandeira. Além disso, eles têm furtividade, o que lhes permite driblar as defesas dos inimigos e proteger uma bandeira. Também têm muita sobrevivência e alto AOE.
  • Além disso, Druidas podem ter a spec (especialização) de Feral,  que são utilizados para mapas de defesa. Com imunidades a polimorfia, DPS alto, grandes CDs defensivos, e um CC adicional com Symbiosis  Divine Shield de Paladinos, Druidas Feral são excelentes em defender bases. Por fim, tanto Guardião quanto Feral, podem se beneficiar de Force of Nature, o que lhes permite evitar preventivamente capturas por range.

DPS

  • Rogues: Ladinos fornecem para sua equipe vários poderes ofensivos. Eles fornecem o seu DPS com um aumento de 10% de dano de  Prey on the Weak, bem como um aumento de 15% de dano a um DPS através de Tricks of the Trade. Eles são necessários para ajudar nas mortes em RBG de bandeira inimiga, graças às suas stunlocks (ato de usar vários stuns e efeitos de imobilização para prevenir um inimigo de revidar ou fugir) e Smoke Bomb. Em mapas de capturar base, são excelentes ninjas e podem capturar bases inimigas por qualquer encadeamento de controle de multidões ou matar o defensor base inimiga.
  • Mage Frost :Magos Gélidos são um dos pilares de qualquer comp/composição em RBG. Eles são grandes defensores de base e pode sobreviver por conta própria contra vários inimigos usando seu Ice Block, Alter Time, e Trinket/berloque PvP. Nas lutas, Magos podem dar vários CCs em curadores de uma só vez e fornecer um alto dano/burst com Frozen Orb e Ice Lance.
  • Affliction/Destruction Warlocks : Bruxos suplício/destruição, assim como os magos, fornecem a sua equipe de jogo muito CCs (crowd control), inclusive o mais utilizado: fear . Isto torna-os muito bons em ambos ataque e defesa, permitindo ajudar qualquer DPS ou curandeiro marcado para morrer.
  • Affliction Warlock/bruxo suplício tem um dano de AoE massivo, que funciona bem na luta como em Battle for Gilneas (Batalha por Guilnéas) e da Bacia Arathi.(Bacia de Arathi) Além do mais, suplício pode  dissipar proteção na forma de Unstable Affliction, o que ajuda as outras classes no grupo a bombear pressão maciça no AoE .
  • Bruxos destruição são uma das classes mais assustadoras de enfrentar em RBGs. Eles fornecem um dano enorme, burst, com seu Dark Soul e Chaos Bolt. Além disso, bruxo Destruição pode spamar Rain of Fire, o que impedirá os jogadores inimigos com furtividade de aproximarem da bandeira da base.
  • Shadow Priest : Sacerdotes sombra são uma das classes mais subutilizadas em RBGs. Eles se parecem bem com Magos gélidos e fornecem a sua equipe alto dano, bem como CC (crowd control – controle de multidões) para healers inimigos. Nos mapas de choques, Shadow Priests e Mages podem coordenar CC em curandeiros inimigos para ajudar nas mortes sobre o time adversário.
  • Druid Balance: Druidas equilíbrio são uma das classes mais perigosas em RBGs. Na equipe, em mapas com choque, eles são capazes de fazer uma enorme explosão de dano utilizando Incarnation e Nature’s Vigil. Tenho visto críticos de Surto Estelar fazendo mais de 300k de dano com Berserking. Além disso, são excelentes ninjas nos mapas de base. Com a sua capacidade de discrição, auto curar, fazer grandes danos e CC (controle de multidões), eles estão bem equipados para matar os defensores de base antes de que o time adversário tenha a chance de reagir.
  • Unholy/Frost Death Knights: Cavaleiro da Morte profano/gelo é a melhor classe melee depois do ladino/Rogue para ter em sua RBG. Sua utilidade principal vem de seu Death Grip, que pode ser usado para configurar mortes em jogadores inimigos. Além disso, Death Knights são bem equipados para evitar capturas de bandeiras pelos inimigos por meio da abilidade Blood Boil.

Healers

  • Mistweaver Monk: Monge tecelão da nevoa trazem à sua equipe uma explosão de cura instantânea spamavel via Healing Sphere. Além disso, MW Monk pode curar com AoE toda a sua equipe com Revival, , que retira de todos os alvos amigos debuffs e proporciona uma explosão de cura a todos jogadores mais próximos. Além disso, Monk fornece a sua equipe Ring of Peace, que funciona bem em equipes inimigas que estão aglutinadas.
  • Holy Paladins: Paladino sagrado, assim como MW Monks, fornecem a sua equipe enormes curas. Com suas habilidades de cura castada e instantânea, eles podem curar o transportador da bandeira através da pressão do inimigo. Eles também trazem Aura Mastery para a sua equipe, e permite sua incursão para castar livremente/Freecast sem se preocupar em ser interrompido por um curto período de tempo.
  • Holy Priest : sacerdotes sagrados fornecem a sua equipe enorme explosão de cura e grandes cooldowns defensivos. Guardian Spirit pode ser usado no transportador da bandeira para impedir a morte, mesmo em face da enorme pressão do time adversário. Além disso, sacerdotes podem usar Void Shift no tank que transporta a bandeira quando ele estiver quase morto. Por último, sacerdotes são os únicos curandeiros que podem cobrir o ataque enquanto estão mortos. Ao morrer, ele se transforma em um Espírito da Redenção, forma em que eles podem usar muitas das suas habilidades de cura temporariamente antes de morrer definitivamente.  

As classes e specs que listei acima são as que  considero a composição ideal de RBG e é uma das mais utilizadas. Existem variantes a esta amostra, mas se você tiver a oportunidade de executar as mecânicas de forma consistente com a amostra acima, eu definitivamente recomendo.

Lembramos também de algumas notas lançadas este ano pela Blizzard a respeito do Warlords of Draenor que irão alterar algumas situações nos campos de batalha: 

Originalmente postado por Blizzard Entertainment (Forum Oficial)

COQMOUIHPP6R1367012465943

Eu tenho a força!

Em Mists of Pandaria, nós apresentamos o Poder JxJ como atributo que permite ao equipamento JxJ ter funcionalidade superior ao equipamento de raide e masmorra no combate JxJ, sem exceder o valor do equipamento JxA equivalente no conteúdo JxA. Isso deu muito certo no Jxj instanciado, as Arenas e Campos de Batalha, mas achamos que podemos fazer melhor sem deixar de beneficiar o mundo aberto JxJ. Assim, usamos uma abordagem diferente em Warlords of Draenor.

O equipamento JxJ em Warlords não terá mais atributos específicos para JxJ. Em vez disso, o equipamento subirá de nível assim que você entrar em uma área JxJ (como Arena ou Campo de Batalha) ou em um combate JxJ em qualquer parte do mundo. Quando sair para cumprir missões com equipamento JxJ, seu nível básico do item será usado quando você estiver combatendo a Horda de Ferro, mas quando um druida de raide tentar gankar você, seu item JxJ vai subir de nível e você ficará em vantagem. Cada item JxJ terá o nível JxJ exibido na tela, então não tem mistério.

 Além disso, todo o equipamento — mesmo o encontrado no conteúdo JxA — acompanhará determinado nível mínimo de item nas áreas JxJ. Esse mínimo ainda é mais baixo que qualquer equipamento JxJ atual, mas o personagem de nível 100 com equipamento de masmorra ou mesmo itens obtidos em missões não ficará tão em desvantagem se decidir entrar em uma Escaramuça ou num Campo de Batalha aleatório.

 Um benefício extra desse novo sistema é que a maior parte do equipamento JxA não precisará ser reduzido em áreas JxJ, pois o equipamento JxJ já tem um nível de item mais alto em situações JxJ. Em vez de fazer os jogadores com equipamento JxA se sentirem mais fracos no JxA, nós fazemos com que os jogadores usando equipamento JxJ se sintam mais fortes. A única exceção é o equipamento de raide Mítico. Os níveis de itens de JxA Mítico e de JxJ de Dominação são bem parecidos, por isso vamos reduzir um pouco o equipamento Mítico em áreas JxJ para garantir que o equipamento de Dominação continue sendo o melhor para JxJ. 

O que tem na caixa?

 A expansão Warlords of Draenor também trará grandes melhorias ao modo como o equipamento JxJ é obtido. Para começar, vamos melhorar muito as recompensas bônus que o jogador ganha quando participa de Campos de Batalha Aleatórios ou de Chamado às Armas. No final de uma partida, ele recebe uma Caixa-forte de Bronze, Prata ou Ouro – ou possivelmente todos os três. O tipo de Caixa-forte dependerá do desempenho da equipe na partida, mas pode-se obter uma Caixa-forte mesmo que a equipe não vença.

 Por exemplo, veja a Ravina Brado Guerreiro: se sua facção capturou pelo menos uma bandeira antes de o jogo terminar, você receberá a Caixa-forte de Bronze. Capture mais uma e você receberá a de Bronze e a de Prata. Se capturar as três, não só você vence o jogo, como também ganhará as três Caixas-fortes. Também vamos mexer na pontuação de outros Campos de batalha (p. ex.: Bacia Arathi agora termina em 1.500 pontos), então será fácil saber do que você precisa para cada Caixa-forte.

 Nessas Caixas-fortes, você poderá encontrar várias recompensas: pontos de Honra, pontos de Dominação, até equipamento! Caixas-fortes melhores podem ter recompensas melhores, então, mesmo que sua equipe esteja perdendo, vale a pena continuar lutando para obter a melhor recompensa possível.

 As Escaramuças (Arenas não ranqueadas que anunciamos há um tempinho) também terão recompensas. Ainda estamos discutindo como vamos abordar isso exatamente, mas você poderá obter equipamento e Honra jogando em Escaramuças se preferir.

Honra de veterano

 Outra questão em nosso radar é a diferença de nível de item cada vez maior entre o equipamento comprado com pontos de Dominação e o com pontos de Honra. Para ajudar a diminuir esse desnível, teremos três patamares diferentes de equipamento de JxJ em Warlords.

 Começamos com um conjunto introdutório de qualidade parecida com a do equipamento de Honra atual, mas você o obterá muito mais depressa. Esse conjunto vem com as Caixa-forte na maioria das vezes, e é muito provável que você receba uma parte em cada Caixa-forte que obtiver. Depois do equipamento inicial, vem um novo conjunto: o Equipamento de Veterano. Há uma pequena chance de se encontrar uma peça desse equipamento numa Caixa-forte de Prata ou Ouro, mas também é possível obtê-lo com pontos de Honra. O nível de item JxJ desse equipamento fica entre o equipamento inicial e o de Gladiador.

 Acrescentar o patamar Veterano facilita muita coisa para a gente. Primeiro, permite que o jogador que queira entrar no JxJ mais para o fim da temporada não fique muito atrás dos oponentes em termos de equipamento. Em segundo lugar, como o equipamento básico é obtido tão rápido, os jogadores obtêm os bônus de conjunto, berloques, etc. sem muita dificuldade, e todo mundo fica com o mínimo necessário para competir. Para quem gosta do JxJ mas não se interessa pela competição ranqueada, obter equipamento de Veterano valerá muito mais a pena.

 Quanto ao equipamento de Gladiador, estamos muito satisfeitos com o modo como os pontos de Dominação funcionaram na Série 15, mas vamos mudar uma coisa: Arenas e Campos de Batalha Ranqueados terão o mesmo limite básico de Dominação. Esse limite pode ser aumentado pela sua pontuação ou nas Arenas ou nos Campos de Batalha Ranqueados (no que for maior). Em vez de conceder ao jogador pontos extra de Dominação, vencer um Campo de BatalhaRanqueado permitirá que ele use uma ficha de rolamento de bônus para tentar obter uma peça do equipamento de Gladiador, mais ou menos como o que ocorre com os chefes Celestiais na Ilha Perene. Essa deixa o limite semanal de Dominação mais fácil de compreender, ao mesmo tempo que dá um incentivo extra para se jogar em CBs Ranqueados e permite que o jogador use rolamentos bônus para obter equipamento JxJ em jogos JxJ.

A Ilha

Essas mudanças trarão algumas novidades ao JxJ de World of Warcraft, mas ainda há mais uma peça neste quebra-cabeça: Ashran. Logo teremos detalhes sobre o que é possível obter de Ashran. Enquanto isso, queremos vê-lo nos campo de batalha! 

É isso pessoal. Espero que tenham gostado e fiquem atentos a todas as alterações em que o PVP sofrerá. Passaremos a falar de todas até o WoD o chegar. \o/

Fonte: Skill-capped