X
Este é o 13º artigo de 20 posts da série Warlords of Draenor: Patch notes 6.0.

Confira as Patch Notes de Warlords of Draenor para as mudanças de Magos.

Mudanças Específicas:

A classe de Mago tem distinções claras de especialização no que diz respeito às rotações de alvo único, mas os feitiços de utilidade e de área eram muito compartilhados entre as especializações. Em geral, esses feitiços eram redundantes. Transformamos vários deles em feitiços exclusivos de especialização (conforme já descrito na seção Podando Habilidades). Mas as alterações mais importantes provavelmente foram as que realizamos em muitos talentos já existentes.

Presença de Espírito, por exemplo, era forte demais para um CC instantâneo, então queríamos removê-lo. Em vez de excluí-lo ou de fazer com que não afetasse as habilidades CC, nós o transformamos em exclusividade da especialização Arcano e achamos que não vai dar nenhum problema, já que os Arcanos têm menos CC que as outras especializações de Mago. No lugar da Presença, colocamos um talento novo: Desvanecer.

  • Presença de Espírito não é mais um Talento, e sim uma habilidade aprendida por Magos Arcanos.
  • Desvanecer é um Talento novo, liberado a partir do nível 15.
    • Desvanecer: Você some no éter, esquivando-se de todos os ataques por 3 segundos. Este feitiço pode ser lançado enquanto um feitiço de tempo de lançamento está em progresso e não está na recarga global. Substitui Bloco de Gelo. Recarga de 45 segundos.

Seguindo a linha do nosso objetivo de reduzir o acúmulo de recargas em todas as classes, decidimos remover contribuição de DPS de Alterar o Tempo. Alterar o Tempo pode ser usada de várias formas interessantes, mas, na prática, estava sendo usada quase sempre para conseguir mais tempo de uso nas recargas ofensivas. Além disso, os magos possuíam muitas formas redundantes de funcionalidades voltadas para a sobrevivência, então levamos uma versão focada na funcionalidade de Alterar o Tempo para a árvore de Talentos, substituindo Escudo Temporal.

  • Removes Escudo Temporal.
  • Alterar o Tempo passa a ser um talento de nível 30, substituindo Escudo Temporal.
    • Alterar o Tempo agora dura 15 segundos (antes durava 6 segundos), tem uma recarga de 90 segundos (antes era de 3 minutos) e não afeta mais o mana, os bônus e as penalidades do lançador.

Algumas das habilidades zeradas por Ruptura do Gelo se tornaram exclusivas de especialização ou foram substituídas por Talentos, então expandimos o alcance dos seus efeitos para compensar.

A linha de talentos de nível 75 do Mago, a linha de Bomba, também era problemática. Decidimos deixar as Bombas nas rotações de todos os Magos para botar um temperinho e aumentar a variedade rotacional. A ideia deu certo e estamos satisfeitos com a forma como elas interagem com a rotação em situações de alvo único. Por outro lado, cria-se a possibilidade de aplicar vários feitiços de dano ao longo do tempo em muitos inimigos individualmente, o que não consideramos uma característica apropriada para Magos. Além disso, para fazer com que as 3 Bombas fossem úteis para todas as especializações, tivemos que abrir mão de alguns dos seus benefícios específicos de especialização. Por fim, o fator mais importante: muitos Magos não gostavam da jogabilidade DpT.

Para resolver todos esses problemas, decidimos fundir os 3 Talentos de Bomba em um só que varia de acordo com a especialização. Assim, podemos reintroduzir benefícios específicos de especialização para cada uma das Bombas e abrir espaço para algumas alternativas além do DpT.

  • Tempestade de Éter, Bomba Viva e Bomba Gélida agora estão disponíveis apenas para a especialização correspondente e ficam à esquerda no espaço de Talentos.
    • Tempestade de Éter pode afetar apenas 1 alvo por vez (antes era ilimitado), mas o dano secundário agora atinge todos os amigos ao alcance (antes atingia 1) e causa 100% do dano primário (antes causava 50%).
    • Bomba Viva volta a poder ser aplicada em vários alvos, se propaga por meio do Impacto Infernal e tem uma recarga normal de 1,5 segundo. Parte do dano passou para a explosão.
    • Reconfiguramos a Bomba Gélida. Agora, ela dura 12 segundos, não possui recarga e explode toda vez que o alvo receber um acerto crítico da Lança de Gelo do Mago. Para compensar, reduzimos o dano por explosão em 75%.
  • Magia Instável é um talento novo, disponível a partir do nível 75, que fica no meio do espaço de Talentos.
    • Magia Instável: Impacto Arcano, Bola de Fogo e Seta de Gelo têm 25% de chance de explodir no momento do impacto, causando 50% de dano a mais ao alvo e a todos os inimigos num raio de 8 m.
  • O lado direito do espaço de Talentos do nível 75 agora é ocupado por um Talento novo que varia de acordo com a especialização.
    • Supernova: Provoca uma pulsação de energia Arcana ao redor do alvo inimigo ou aliado, causando dano Arcano a todos os inimigos num raio de 8 m e repelindo-os. Se o alvo primário for inimigo, ele receberá 100% a mais de dano. Substitui Nova Congelante. Recarga de 25 segundos. Instantâneo.
    • Onda de Impacto: Provoca uma explosão de força ígnea ao redor do alvo inimigo ou aliado, causando dano de Fogo a todos os inimigos num raio de 8 m e deixando-os tontos, o que reduz em 70% a velocidade de movimento deles por 4 s. Se o alvo primário for inimigo, ele receberá 100% a mais de dano. Substitui Nova Congelante. Recarga de 25 segundos. Instantâneo.
    • Nova de Gelo: Cria um tornado de ventos gélidos em volta do inimigo ou aliado alvejado, causando dano de Gelo a todos os inimigos num raio de 8 m e congelando-os por 4 s. Se o alvo primário for inimigo, ele receberá 100% de dano a mais. Substitui Nova Congelante. Recarga de 20 segundos. Instantâneo.

Uma das linhas de Talentos mais problemáticas do jogo era a de nível 90 do Mago. Seu tema primário era o mana, com o qual apenas os Magos Arcanos chegavam a se importar. Acrescentamos um bônus de dano, tornando a linha útil para todos os Magos, mas desviando-a do seu objetivo. Além disso, alguns dos talentos eram chatos de usar. Revisamos a linha para que ficasse voltada apenas para o dano e diminuímos o custo de manutenção dos talentos. Mesmo sem eles, os Magos Arcanos terão regeneração de mana o bastante para jogar bem.

  • Removemos Invocação.
  • Imagem Espelhada passa a ser um Talento de nível 90, substituindo Invocação.
  • Runa de Poder não substitui mais Evocação, não aumenta a regeneração de mana e passou a durar 3 minutos (durava 1).
  • Removemos Proteção do Sortílego.
  • Fluxo do Sortílego passou a ser um Talento do nível 90, substituindo Proteção do Sortílego.
    • Fluxo do Sortílego: Energia mágica flui em você, aumentando em 5% todo o dano mágico por aplicação. Em combate, a energia mágica acumula até 5 aplicações ao longo de 5 segundos e, em seguida, diminui para 1 aplicação ao longo de 5 segundos. Esse ciclo se repete a cada 10 segundos.

Os Magos de Gelo gostaram da viabilidade do JxA no Mists of Pandaria e queremos preservar isso. No entanto, também queremos aparar algumas arestas, especialmente no que diz respeito à valorização de atributos secundários e à quantidade de feitiços instantâneos na rotação. As modificações na Armadura Gélida e em Estilhaçar aumentam a quantidade de Aceleração/Chance de Acerto Crítico que pode ser adquirida por meio de equipamentos antes que atinjam limite maleável. As alterações em Estilhaçar também diminuíram um pouco o valor do Ataque Crítico. As alterações na linha de Talentos de nível 75 não garantem mais a posse de um feitiço de Bomba, então mudamos a forma de ativar Congelamento Cerebral. Também mudamos o efeito de Congelamento Cerebral para dar aos Magos de Gelo outro feitiço de tempo de lançamento na rotação.

  • Armadura Gélida passa a conceder 15% de chance de Golpes Múltiplos em vez de 7% de Aceleração.
  • Glifo de Veias Gélidas agora faz com que Veias Gélidas conceda 75% de chance de Golpes Múltiplos em vez de 20% de Aceleração.
  • Estilhaçar agora multiplica a chance de Acerto crítico por 1,5 (antes era por 2).
  • O efeito de Congelamento Cerebral não transforma mais Seta de Fogofrio em instantânea, mas pode acumular 2 vezes. Não é mais ativado a partir dos Talentos de Bomba; em vez disso, tem 10% de chance de ser ativado a partir do lançamento de Seta de Gelo. Cada Golpes Múltiplos provocado pela Seta de Gelo aumenta a chance do lançamento em 45%. (Total de 100% em Golpes Múltiplos duplos)

Para dar espaço para que mais efeitos de Aceleração sejam aplicados no Impacto Arcano, aumentamos o tempo de lançamento e o dano ligeiramente. Também aumentamos a duração das Cargas Arcanas para ajudar nas missões e encontros.

  • O tempo de lançamento de Impacto Arcano aumentou para 2,25 segundos (antes eram 2 segundos), e o dano aumentou em 12,5% para compensar.
  • Cargas Arcanas passam a durar 15 segundos (antes eram 10).

podando

Uma série de habilidades foram substituídas ou excluídas para melhor performance e para consolidar melhor as habilidades de cada especialização:

dadiva

Um novo rol de Talentos também foi adicionado ao nível 100. Para fins de teste, eles estão disponíveis a partir do nível 90 por enquanto.

As Dádivas de Draenor são um novo recurso para recompensar o ganho de níveis. Entre os níveis 91 e 99, você ganhará as 9 Dádivas de Draenor em ordem aleatória. Cada classe e especialização tem um conjunto de 9 Dádivas de Draenor. Para isso, adicionamos talentos de nível 100 a todas as classes e as Dádivas de Draenor serão dadas a todas as classes, sendo recebidas dos níveis 91 a 99.

Arcano

  • Barragem Arcana Aprimorado – Aumenta o dano causado ao alvo secundário da Barragem Arcana de 50% a 100%.
  • Impacto Arcano Aperfeiçoado – Cada stack de Carga Arcana agora reduz o tempo de lançamento do Impacto Arcano em 5%.
  • Mísseis Arcanos Aperfeiçoado – Aumenta em 1 o máximo de stacks dos Mísseis Arcanos.
  • Poder Arcano Aprimorado – Poder Arcano agora reduz o custo de seus feitiços em 10% em vez de aumentar o custo em 10%.
  • Lampejo Aprimorado – Sua velocidade de movimento é aumentada em 60% por 2 segundos após usar Lampejo.
  • Evocação Aprimorado – Reduz o tempo de recarga de Evocação em 30 segundos.
  • Impacto Arcano Aprimorado – Aumenta o dano de Impacto Arcano em 20%.
  • Mísseis Arcanos Aprimorado – Aumenta o dano de Mísseis Arcanos em 20%.
  • Explosão Arcana Aprimorado – Aumenta o dano de Explosão Arcana em 20%.

Fogo

  • Golpe Flamejante Aprimorado – Golpe Flamejante não tem mais tempo de recarga.
  • Impacto Infernal Aperfeiçoado – Reduz em 1 segundo o tempo de recarga de Impacto Infernal.
  • Ignimpacto Aprimorado – Aumenta a chance de acerto crítico do Ignimpacto em 15%.
  • Impacto Infernal Aprimorado – Impacto Infernal agora espalha o dano periódico de Ignimpacto, Ignição e Combustão para dois alvos adicionais.
  • Combustão Aprimorado – Aumenta a duração de Combustão em 20%.
  • Calcinar Aprimorado – Depois de lançar Calcinar, sua velocidade de movimento é aumentada em 30% por 3 segundos.
  • Bola de Fogo e Seta de Fogofrio Aprimorados – Aumenta o dano de Bola de Fogo e Seta de Fogofrio em 20%.
  • Sopro do Dragão Aprimorado – Aumenta o dano de Sopro do Dragão em 50%.
  • Bola de Fogo Aperfeiçoado – Quando sua Bola de Fogo falha em causar dano crítico ao alvo, você ganha um aumento de 5% na chance de sua Bola de Fogo causar dano crítico por 15 segundos. Este efeito termina quando Bola de Fogo causa dano crítico ao alvo.

Gelo

  • Seta de Gelo Aperfeiçoado – O tempo de lançamento da Seta de Gelo é reduzido em meio segundo. Este efeito está desativado por 15 segundos depois de se beneficiar dele.
  • Lança de Gelo Aperfeiçoado – Dedos Glaciais pode ganhar mais 1 stack.
  • Nova Congelante Aprimorado – Depois de lançar Nova Congelante, você  será instantaneamente teleportado 10 metros para trás.
  • Veias Gélidas Aprimorado – Aumenta a quantidade de Aceleração ganha por Veias Gélidas em 10.
  • Seta de Gelo Aprimorado – Aumenta o dano da Seta de Gelo em 20%.
  • Lança de Gelo Aprimorado – Aumenta o dano da Lança de Gelo em 20%.
  • Nevasca Aprimorado – Cada vez que Nevasca causa dano, o tempo de recarga do Orbe Congelado é reduzido em 1 segundo.
  • Elemental de Água Aprimorado – Seu Elemental de Água agora possui o feitiço Jato de Água.
    • Jato de Água – Canaliza um jato de água congelante ao alvo, causando XXXX de dano gélido por 4 segundos. A Seta de Gelo do Mago que acertar o alvo enquanto o Elemental de Água canaliza o Jato de Água, garante uma carga de Dedos Glaciais.
  • Seta de Fogofrio Aprimorado – Aumenta o dano da Seta de Fogofrio em 20%.

Fonte: Site Oficial e MMO-Champion