X

É triste admitir, mas normalmente tendemos a focar no lado ruim da comunidade de jogadores de WoW: os sem paciência, os trolls, os elitistas, os preguiçosos… e com isso acabamos esquecendo o quanto podemos ser lindos quando queremos. Mas essa semana, no reddit, a comunidade de World of Warcraft conseguiu mostrar não só como podemos ser queridos e acolhedores, mas também o que faz do WoW muito mais que um jogo: as pessoas.

O usuário Senna1982 postou o seguinte texto no /r do WoW, em tradução livre:

 

Então, eu sou mais velho (mais de 50 anos) e meu filho costumava jogar muito WoW enquanto ele estava se recuperando depois de ser atingido por um morteiro no Iraque. Ele faleceu recentemente, então eu decidi que queria ter contato com as áreas da vida do meu filho que eu nunca tinha entendido. WoW é uma dessas áreas. Eu estou totalmente perdido agora. Eu assisti um vídeo no youtube e decidi que instâncias pareciam muito divertidas. Então eu fiz 2 masmorras nesse fim de semana. Quem quer que seja o druida que ficou me ressucitando – obrigado. Eu me diverti muito. Entendi o que atraía meu filho no jogo, e agora eu sinto o mesmo. Eu quero continuar jogando mas agora sinto que sou um peso pra qualquer grupo azarado o suficiente pra me carregar. Existe algum guia para não ser péssimo no jogo? Estou jogando de bruxo destruição. Eu até fiz umas buscas no google mas não tive muito sucesso como iniciante. Por onde diabos eu posso começar?

O bacana é que muitos leitores do reddit se compadeceram com a história e além de oferecer condolências, ajudaram o jogador o máximo que puderam, linkando guias e dando dicas. Após a repercussão do caso e das centenas de comentários recebidos (incluindo o de um funcionário da própria Blizzard), Senna1982 respondeu aos jogadores:

Eu voltei do trabalho ontem de noite e entrei no reddit para ver se alguma resposta tinha sido dada. Eu estou em choque. A manifestação de condolências e apoio perturbou minha mente. Eu gostaria de agradecer cada um pelo apoio e carinho. O total de desconhecidos que simpatizaram por mim e  como o jogo foi o catalizador de algo extraordinário. Desde que meu filho faleceu eu tenho lutado imensamente com a nova realidade da qual faço parte.  Sinto-me humilde perante tanto amor e carinho coletivo mostrado a mim – um completo desconhecido – pelos membros dessa comunidade. Foi um desafio respondê-los pois estou devastado.

É muito legal saber que nossa comunidade está pronta para ajudar quem precisa. Por mais que a vida desse pai não esteja sendo fácil, saber que ali ele está bem acolhido com certeza o fará se sentir melhor. Ele ainda comentou que “um dos meus maiores arrependimentos foi não ter conhecido mais do meu filho em seu mundo“, e eu fico pensando em como ele deve se sentir ao conhecer Azeroth e pensar que poderia estar desbravando esse mundo novo junto de seu filho. Acho que a maior lição que podemos tirar dessa história é: esforce-se para estar junto daqueles que ama, no mundo real ou em Azeroth. Não vale a pena deixar o tempo passar e perder os bons momentos.

Para ler o post no reddit (em inglês), clique aqui. E perae que um cisco caiu no olho aqui :'(

Referência: Kotaku.