X
Este é o 3º artigo de 5 posts da série Arte: comofas?.

Saudações! Peço mil perdões por ter sumido semana passada, mas por algumas questões não foi possível fazer a coluna. Mas está tudo bem agora, por que aqui estou eu com a última parte de introdução do Comofas: Cosplay! Eu sinceramente estava bem ansiosa para falar sobre isso por aqui, e talvez fique um pouco mais parecido com um desabafo do que um post informativo, mas espero que todos gostem. :3

three_queens_of_badassdom____by_akishuna_cosplay-d8ioe8w

Cosplay de Tyrande por Akishuna-Cosplay, Alexstrasza por Elithia, Sylvanas por Etfy 


valla_vampire_hunter_cosplay_02_by_firstkeeper-d8bp3y3Cosplay de Valla por FirstKeeper


starcraft_2_executor_artanis_cosplay_by_pakwan008-d6imaqb
Cosplay de Artanis , por pakwan008


priestess_by_xero_cosplay-d5vxdo5

Cosplay da High Inquistor Whitemane, por Xero-Cosplay.


O que é cosplay?

Uma aulinha resumida e sem nos prolongarmos muito sobre: Cosplay é a junção das palavras em inglês Costume (fantasia, roupa) e Play (brincar, jogar). E ao contrário do que muitos pensam, cosplay não surgiu no Japão, apesar de que os cosplays de animes e mangás foram o que mais se popularizaram por aqui. Em 1939 surgiram os primeiros cosplays, em uma convenção americana, e a primeira fantasia nem era baseada em um personagem, mas sim em um design próprio. Desde então, lentamente foi se tornando tradição em convenções por todo o mundo.

Por que as pessoas fazem cosplay?

Como uma forma de amor ao personagem/série; por gostarem de trabalhos artesanais e tentarem novas coisas; pela paixão de um design/concept específico e querer trazer ele à vida; apenas para participar de concursos, ou só para tirar fotos e postar no Facebook: As razões são muitas, e nenhuma delas está errada. O que todos tem que ter em mente é que cosplay é nada mais do que um hobby. As únicas regras que existem são as de concursos específicos, e elas só valem por aqueles 30 segundos em cima do palco. É um hobby, tem que ser algo que você goste e se sinta bem fazendo. Se você só quer fazer para tentar todos os concursos na sua cidade, e isso te deixar realizado, faça! Se não quer nada disso, e só deseja tirar algumas fotinhas com ou sem amigos, vá em frente!

Apenas lembre-se: a única pessoa que tem que estar satisfeita com o seu cosplay é você mesmo.

Ok, mas com o que eu faço?

Vejo pelo face muita gente perguntando e pedindo tutoriais em grupos, e isso é ótimo. Buscar recursos e novos métodos é o ideal, mas as pessoas as vezes acabam se preocupando muito com o material usado, e não com o resultado final. Só por que fulano gastou horrores de dinheiros em materiais importados, não quer dizer que o seu cosplay precisa usar o mesmo material.

É como quando você começa a desenhar, e vem aquele bando de gente te indicando lapiseiras de tal marca por 50 reais, borrachas especificas, papeis carrééésimos, etc. São ferramentas e materiais bons, mas para mim, que estou apenas começando e não tenho muito domínio nelas, o resultado não vai ser tão bom quanto o cara que usa as mesmas coisas, mas já está no ramo há 10 anos.

Defina bem o seu limite de orçamento, teste e experimente sempre novos métodos e materiais diferentes, a cada cosplay seu craft upa um pouco, vai por mim ;D

Tendo isso em mente, um pequeno resumo sobre o que é utilizado:

Não falarei sobre preços por aqui, porque quero ser rápida. E também porque não quero que vocês fechem e desistam dos cosplays a essa altura da coluna :v  Isso é apenas um pequeno resumo, e também existem muuuuuitos materiais não tão comuns e populares.

  • Lentes: Uma das coisas mais delicadas num cosplay, que dá um toque especial, mas também é algo que está ligado com a saúde do cosplayer. Então acho que não seja algo totalmente necessário, pois é preciso consultar um médico e ver se esta tudo ok para usar. Se não for póssivel, não é o fim do mundo.
  • Maquiagem: Maquiagem é algo reaaaalmente necessário para o cosplayer, principalmente se você planeja tirar alguma foto enquanto estiver com a roupa. Não to falando de maquiagem de 300 quilos de sombra na cara, glitter e strass. Digo algo mais básico, como base, pó e corretivo. Na maioria dos casos os cosplays não são nada frescos, e tu fica suando que nem uma condenada nos eventos. Sair com a cara oleosa nas fotos ninguém quer. E meninos, tô falando com vocês também. Isso sem contar as raças que exigem uma maquiagem corporal mais complexa: se pintar todo de roxo ou azul não é nada fácil, mas existem produtos no mercado que seguram bem.

draenei_sunlight_by_ivycosplay-d7dsuvm

Cosplay de Draenei, por Ivycosplay


  • Peruca: Como a lente, também não é necessário sempre. O personagem pode usar um capuz, ser careca, ou você pode pintar o cabelo e cortar ele para aquele cosplay específico. Tudo varia da vontade, gosto e $$condição$$ do vivente.
  • Tecidos: Muito dificilmente você vai achar um personagem de armadura que não use absolutamente nada de tecido. Até mesmo a Alextrasza, com seu biquini de escamas, precisa de tecido para a capa. Existem inúmeras variedades de tecidos, cada um indicado para uma peça, função ou caimento diferente. Observe outros cosplays, pergunte e pesquise muito. Se for necessário apenas uma pequena parte de tecido, muitas lojas vendem retalhos, o que ajuda a economizar muito. Lojas de atacado de materiais para sapatos vendem courino (um tecido sintético que imita couro, muito mais viável monetariamente que o couro mesmo) napa, vinil, entre outros tipos interessantes por preços mais acessíveis que em lojas de tecido no geral.
  •  EVA: EVA é aquela folha emborrachada que geralmente se usa na escola, disponível em papelarias. O EVA escolar é muito fino, mas também existem em outras espessuras, como 4mm e 8 mm. Essas geralmente são usadas para fazer armaduras e outros acessórios. EVA é ótimo para moldar com o calor, usando uma pistola térmica ou ferro de passar roupa. Além disso, é barato e relativamente fácil de se encontrar no Brasil. Não pesa tanto quanto outros materiais, mas é bem quente em compensação.

China_colorful_eva_foam_sheet20128271428519

EVA!

  • Worbla: É um material relativamente novo, e é importado. É muito mais caro que os encontrados aqui, mas muito mais resistente, e tem muitos pontos positivos. O principal é que você não precisa usar nenhum tipo de cola para unir duas peças de worbla: apenas aquecendo eles e os juntando, ao esfriarem estarão bem juntinhos.  Todos os retalhos podem ser reaproveitados, então não há desperdício nenhum. E eu já falei que é resistente?
  • Espuma Expansiva: Usada para selamento de portas e janelas em construção, a espuma expansiva é ótima para moldar grandes peças como ombreiras e armas. É preciso certo cuidado como usar máscaras e usar em ambientes bem arejados, e também tem o contra de sempre ter que usar toda a latinha de uma vez só, já que é bem complicado de guardar para depois, porque a espuma seca e aumenta de tamanho.
  • Biscuit: Também conhecido como cerâmica fria, é facilmente encontrada em lojas de artesanato, e pode ser feita em casa ou comprar a massa pronta. A massa é pesada, mas razoavelmente resistente, que pode ser usada para acessórios pequenos ou detalhes. Pode-se sem problemas usar tinta acrílica para pintar depois de seca.

shouldersWIPb

Work in Progress (WIP) da cosplayer Tiff. Nas ombreiras foram utilizados EVA, Worbla, Espuma Expansiva e Espuma Floral. 


E isso é apenas uma pequena fração de todos os materiais disponiveis. E se você não usar nenhum deles não quer dizer que esta fazendo errado ou que ficará ruim! :3  Existem massas, resinas, LEDs, acrílicos, papéis, tintas, bolinhas de natal, canos, tudo isso aí para ser usado.

Espero que tenham gostado, e que não tenha ficado muito longo! Dúvidas e sugestões são sempre bem-vindas nos comentários, e como sempre, mandem suas artes pelo e-mail [email protected] 

Beijos polentosos!