X
Este é o 4º artigo de 5 posts da série Arte: comofas?.

Saudações heróis!! Espero que tenham tido um proveitoso Carnaval, e que tenham se divertido :3 O meu foi corrido trabalhando, mas ainda assim pude aproveitar um pouco o WoWzinho (sim, voltei a jogar <3). Como havia prometido, hoje o post é sobre cabelos.

Quando comecei a escrever, um probleminha apareceu: tava meio meh. E por mais que eu tentasse fazer de um jeito legal, não rolava. Dai me lembrei do melhor tutorial que eu já vi sobre cabelo, feito pela artista  FOERVRAENGD. Decidi que seria bem mais proveitoso eu traduzir ele para vocês, já que infelizmente está em inglês </3 Não irei traduzir ele na íntegra, pois o tutorial trata de outras coisas também, então eu recomendo para quem dominar o inglês, lerem o original. Aliás, leiam todos os tutoriais dessa artista, são incríveis!

Vamos começar então!

Noções básicas de cabelo

O ponto onde as pessoas se perdem no cabelo, é que são muitos fios. Muitos mesmo, segundo o google, temos em media de 100 mil a 150 mil fios. Então quando pensamos em desenhar algo tão volumoso, bate aquela pavorzinho. Mas tudo pode, e deve , ser simplificado pra nos facilitar a vida.

Vocês já devem ter visto (ou até mesmo ter sido a causa de) uma boneca sem cabelos. Os buraquinhos de onde saem os fios, não são desordenados. Eles seguem um padrão.

Se você colar alguns papeis nesses padrões, ele vai cair e se ajeitar que nem um cabelo realista.

 

cabelo1 cabelo2O cabelo tem uma estrutura, que consiste em várias camadas se sobrepondo.


Primeiro, a linha do cabelo (hairline) não é algo reto, pode ter muitos designs. Mas todas elas ficam na metade do caminho entre o olho e o topo da cabeça (exceto homens que estão ficando carecas, daí temos as entradas que também variam muito).

cabelo3É bom definir também como você está repartindo o cabelo, ele não vai todo para uma direção apenas (a não ser que você use muito gel e laquê).

cabelo4Se o personagem tem franja, isso mais ou menos significa que vai repartir o cabelo em 3 seções:  A franja, o lado direito e o lado esquerdo (o dois lados se “juntam” atrás).kaz_yuli5

É basicamente como eu faço o penteado da Yuli.


cabelo5Se você repartir o cabelo ao lado em vez de usar no meio,e então colocar as camadas de papel, você está no caminho certo para um design de cabelo único.cabelo6Algumas pessoas tem um “redemoinho” o que faz para elas ser dificil ter franjas (eu!! :D) Esse personagem tem um redemoinho na franja, o que faz ela ter um formato mais interessante.


cabelo7


Simplificando bastante, as camadas do cabelo ficam para baixo quando estão soltos, porque é claro que seguem a gravidade. Mas quando eles são presos, todas as camadas se direcionam para o ponto que esta sendo preso, idependente da altura do penteado.

cabelo8

Tendo tudo isso em mente, vamos para a parte legal! Escolhi 2 penteados de cada raça, e tentei fazer um passo a passo delas.

Elfa Sangremta

Das mulheres eu escolhi o meu favorito, que é o que eu chamo de “Rocambole” <3

belf1 belf1-2Separei as camadas do cabelo, e o modelo e a textura foram bem favoráveis pra isso. Tento ignorar as orelhas e sobrancelhas agora, essas são as ultimas coisas que se coloca.

belf1-3

Aqui eu ja faço um desenho livre, sem passar por cima, só me guiando pelo o que eu estudei lá em cima na outra imagem. Depois que ja tem as camadas definidas, pode-se colocar mechas extras, como no caso da franja e o do rabo de cavalo. E está pronto!


O do homem, eu escolhi esse mais repicadinho e fugindo um pouco do “uso um rabo de cavalo alto e fabuloso”. E também por que eu sempre tive dificuldades em fazer esse.

belf2 belf2-2Na verdade, depois que paramos e analisamos as camadas, não é assim tão dificil. As vezes a textura e/ou modelo não fica muito claro, mas temos um outro exemplo disso depois.

belf2-3

Lembrando que esse é um caso de bastate laquê, então as camadas de cima não caem seguindo a gravidade como as de baixo 😀


Draeneis

Eu não desenho muitos Draeneis, mas eu adoro desenhar eles na verdade! Eu juro.

draenei1 draenei1-2 Para elas, tem que se pensar que tem uma pequena dificuldade a mais: o chifre. Afinal, não fica nada natural desenhar o cabelo e depois tacar o chifre por cima, sem logica nenhuma…. Eu sempre deixou a area onde vai ficar o chifre, e debaixo dele começa uma nova camada.

draenei1-3O chifre é a ultima coisa que vem, tirando as orelhas.


Já para o homem, eu escolhi esse penteado porque me deixou um pouco confusa no model viewer quando procurava por cabelos. Não sei exatmente se o erro era na textura, no modelo, ou no model viewer mesmo que as vezes ferra tudo… mas eu parei e fiquei pensando em como interpretar isso.

draenei2 draenei2-2

Parece ser meio repicado por cima por causa do modelo, mas eu n imagino que seja realmente assim. É aqui que entra a sua própria interpretação. Eu acho que fazendo apenas duas tranças combina mais, então foi assim que eu fiz as camadas, sem me apegar visualmente.

draenei2-3


Infelizmente eu não pude trazer mais cortes e penteados de outras raças, por que senão iria ficar enorme! Se gostaram, posso trazer mais posts com outras dicas e passo a passos de mais raças, é só falar :3

Beijos Polentosos!