X

Sei que to beeem atrasada em relação ao tópico, afinal já fazem duas semanas que o banhammer comeu solto em milhares de contas de World of Warcraft, mas infelizmente semana passada não consegui escrever a coluna, e sobrou pra discutir um pouco sobre isso nessa semana, onde apesar do assunto já ter esfriado, as consequências dele ainda deixaram as brasas acesas pra quem não levou ban, mas continua jogando atualmente.

Ficou claro que, com mais de 100 mil contas banidas por uso de bots e de alguns programas de tunneling*, que a empresa não está preocupada com a perda de jogadores que procuram fazer o farm de gold e itens do jogo mais fácil. Entretanto, a gente sabe que as consequências para os jogadores não banidos, mas afetados pelo ban inesperado, foram pesadas. Vários cores ficaram desfalcados e muitos se desmancharam, muitos jogadores perderam a oportunidade de jogar com seus amigos, e não há nada que se possa fazer até que as contas sejam reativadas até o fim do ano.

Eu sempre ressaltei aqui o quanto o WoW é um jogo vasto e cheio de coisas a se fazer, e sempre incentivei que essas coisas fossem feitas em grupo porque a chance de ficar tudo mais divertido era bem maior. Mas conversando com um amigo recentemente, ele me disse que “o jogo anda sem novas experiências, e é tão ruim ter que fazer novas amizades e achar um grupo novo“. Quem teve a infelicidade de ter levado ban justo agora não só perdeu o direito de jogar WoW por um bom tempo, mas prejudicou outros jogadores de também continuarem jogando, já que nem todo mundo está disposto a correr atrás de um novo grupo ou nova guilda e perder a diversão que costumavam ter com os seus amigos de sempre. Estando numa expansão onde o conteúdo anda bem desmotivador, muitos acabaram sendo “banidos” por tabela.

Acho que a Blizzard agiu mal em banir 5 anos de contas em apenas um dia, e vou ser clara: sou a favor dos banimentos, só discordo da maneira como eles foram feitos. Banir contas é um trabalho que deveria ser feito no momento da infração (ou pelo menos em dias próximos da identificação), como eu mesma já presenciei ao jogar uma vez num servidor gringo (nesse caso, um amigo foi banido após spammar uma frase no chat, e por ter sido reportado por spam foi banido no ato por 1 hora). Haviam pessoas que haviam usado bots há tanto tempo que nem se lembravam direito disso, e bem, desmontar várias guildas e grupos em um momento como esse significou o fim de World of Warcraft para vários jogadores que nada tinham a ver com isso, principalmente com o Patch 6.2 vindo por aí e tantos jogadores ficando desamparados. Não sei como funciona o processo de banimento e quanto tempo leva para identificar infratores de uso de bots e tunneling, mas acredito que esperar cinco anos para fazer uma ban wave foi um ato severo demais.

Claro que há sim esperança: em novembro todas essas contas voltam à ativa, mas o choque e as consequências para aqueles que permaneceram no jogo após perderem vários amigos e colegas banidos nunca poderá ser superado. A gente sabe que é importante fazer amigos dentro do jogo, mas continuar jogando sem eles nem todo mundo consegue. A maior parte dos jogadores que deixa de jogar WoW é porque o jogo não os diverte mais ou porque os amigos pararam de jogar, e no segundo caso eu mesma estou incluída: se meus amigos todos parassem de jogar, o jogo teria fim para mim. Que este ban wave sirva de lição para aqueles que já pensaram alguma vez em usar programas de bots no jogo, e que a Blizzard se organize nos próximos banimentos, para que não sejam tão avassaladores como foi esse último.

E vocês, tiveram problemas com os banimentos? Alguém perdeu guilda ou grupo por causa deles? E se você foi banido, como está lidando com a situação? Contem sobre a experiência de vocês.

Muito obrigada, e até mais o/

Tunneling: Programas que fazem tunneling ou tunelamento são programas que fazem com que o ping/lag diminua, através do uso de um rota de tráfego de internet mais rápido. São proibidos pela Blizzard por se tratar de um programa de terceiros, onde a confiabilidade do programa não pode ser 100% garantida e pode problemas ao usuário e corromper a segurança das contas. Normalmente ban por tunnelings são revertidos, mas você deve conversar com um GM antes para saber o real risco que o programa utilizado traz às contas de WoW.

Uma das soluções para lag e ping alto que a Blizzard recomenda é contatar sua provedora de internet para que eles utilizem uma rota melhor de internet para sua conexão, evitando assim que você tenha que recorrer por si próprio ao uso de tunneling de programas suspeitos, colocando a segurança da sua conta em risco.

Imagem: Blizzard Watch