X
Este é o 2º artigo de 6 posts da série WPN - O Guia do Iniciante.

No segundo post do WPN, o assunto é etiqueta ingame. Siiiim, etiqueta, bom comportamento, educação… parte importantíssima de um jogo multiplayer online, mas que nem sempre é lembrada.

Antes de começar, gostaria de dizer que vamos seguir uma certa ordem nos posts: criando o char, comportamento, depois comandos básicos e como começar a upar, profissões, stats, talents… seguindo mais ou menos a ordem que as coisas acontecem no jogo mesmo. Todas as sugestões estão sendo anotadas, continuem dizendo o que querem ler/acham interessante para o guia, por favor!

O post de hoje é um guia que achei bem pertinente, e decidi traduzir/adaptar para vocês. Vamos começar?

Apresentados em ordem aproximada de importância:

1- Se divirta sem atrapalhar os outros. A regra geral para qualquer jogo multiplayer/cooperativo, é que você deve se divertir sem atrapalhar a diversão de outra[s] pessoa[s]. E dividir a diversão torna o jogo melhor ainda!

2- Não seja pedinte. Jogadores tem dinheiro porque eles saem pelo mundo e ganham ele fazendo quests e dungeons – e não sentando pelas cidades e inns esmolando [ou wispando geral]. Se você sair e completar suas quests, você vai ganhar seu rico dinheirinho rápido. Ou, se quiser mais rápido ainda, escolha profissões gather [Mining, Skinning, Herbalism]

3- Leia a descrição das suas quests. Se você ler com cuidado, geralmente você já vai saber o que fazer e pra onde ir. Não seja preguiçoso! E se não sabe inglês. Alt+tab, Google Translate =)

4- Não é Não. Se alguém negar seu pedido pra party, guilda ou duelo, não fique spamando eles no chat depois de terem negado. Não abuse, nem insulte eles em wisps. Esse tipo de coisa faz com que você seja reportado pra um GM, e possa até ser banido! Se você se sentir rejeitado, então está levando o jogo a sério demais 😉

5- Node Rage. Você não tem direito automático sobre todo e cada node [seja mina ou herb] que vê pelo caminho – esse não é um jogo offline de um player só. Se outro player está matando um mob do lado de uma mina/herb/chest, você não deve passar por ele, enquanto ele está ocupado, e roubar ele. Sim, amiguinho, ROUBAR é a palavra nesse caso. Se não tem certeza se ele vai minar/pegar, não custa perguntar antes, certo?

6- Ajude os amiguinhos – Buffs. Buffe os jogadores que passem por você na estrada – o custo de mana do buff vai ser recuperado tranquilamente até você chegar ao seu destino.

7- Ajude os amiguinhos – Mobs. Se você vê um outro jogador com 304958309468 mobs em volta, considere ajudar com um heal, ou batendo no mob para ajudar a bater mais rápido. Mas repare sempre se a barra dele está cinza, assim você não rouba a kill. Atenção: Se o amiguinho que você estiver ajudando morrer, o mob que estava batendo nele vai correr pra você!

8- Pergunte antes de dar trade. Peça para um rogue abrir sua lockbox antes de interromper o que ele estiver fazendo com a janela de trade, e não pense que ele precisa largar o que ele estiver fazendo na hora pra te ajudar. Peça/pergunte sempre antes de dar trade, não só nessa situação!

9- Pergunte antes de convidar para grupo. Dê um /tell ou /wisper no jogador, perguntando se ele quer fazer um grupo com você, ao invés de convidar direto. Invites para grupo surpresa são conhecidos como ‘ninja grouping’ – e não são vistos com bons olhos, nem mesmo nas dailies de Tol Barad em que você precisa matar 495409823 mobs.

10- Pergunte antes de convidar para guilda. Dê um /tell ou /wisper no jogador, perguntando se ele quer fazer parte da sua guilda, ou preencher um apply, ao invés de convidar direto. Invites para grupo surpresa são conhecidos como ‘ninja guilding’ – e também não são vistos com bons olhos.

11- Nós não falamos ‘Common’/ Nós não falamos ‘Orchish’. Os personagens da Horda não conseguem entender os que os personagens da Aliança falam, e vice-versa. A língua padrão da Aliança é ‘Common’ e a da Horda é ‘Orchish’, então, tudo que você tentar falar com alguém da facção oposta vai ser visto como um blábláblá sem nexo. Inclusive, se você fizer um /emote ele não vai ser entendido – o jogador vai te ver ‘fazendo um gesto estranho’.

12- Não clique no .JPG. Tome cuidado com os Keyloggers – programas maliciosos que tentam salvar sua senha do WoW. Eles se escondem em arquivos de gráfico e programas. A Blizzard alerta para nunca clicar em links externos no fórum oficial, e sugere que usemos apenas o Launcher para logar no WoW.

13- Deixe seus guias abertos. Existem muitos guias online, baixados e até mesmo impressos para o WoW [WoWHead, Thottbot, WoWWiki, blogs de classe…]. Se você pode trocar de janelas enquanto logado, seja usando ALT+TAB, ou mais de um PC, você consegue olhar nos guias as respostas às suas dúvidas com facilidade

14- Seja amigável. Existem pessoas de várias culturas e com diferentes crenças por trás de cada personagem do jogo. Se lembre disso quando conversar com os jogadores. Se você desrespeitar alguém ou um grupo específico, pode pegar bem mal pra você.

15- Aprenda a ignorar. Se as mensagens de alguém estão te chateando, use o comando /ignore nomedoplayer. Se as ações de alguém estiverem te chateando, vá para outro lugar [Azeroth é enorme! E se quiser fugir MESMO, sempre tem Outlands!]. Se alguém fizer alguma coisa que viole seriamente os Termos de Serviço da Blizz ou o Código de Conduta do jogo [usar linguagem ofensiva, comentários preconceituosos de qualquer natureza, spamar no chat, oferecer/solicitar venda de Gold são alguns exemplos, e você encontra o texto completo pra ler na tela de login], abra um ticket com um GM.

16- Esteja disposto a aprender. Existem várias maneiras de aproveitar o jogo, seja jogando sozinho, com as profissões, dungeons, raids e PvP. Existem também infinitas opiniões sobre como aproveitar melhor cada uma dessas formas de jogo. Explore partes novas do jogo, e todas as formas de aproveitar elas, assim, você consegue se divertir mais.

17- Pegue todo o loot. Uma maneira fantástica de conseguir dinheiro suficiente no começo do jogo é pegar todas as coisas que caem dos mobs que você mata, e não só os itens de quest! Cada item cinza, como [Ruined Pelt] e [Venom Sack] por exemplo, quando vendidos em stacks de 5 ou mais, podem gerar um dinheirinho suficiente pra comprar seus spells, habilidades, e tudo mais que precisar!

18- Pergunte se não souber. Quase todo jogador um dia já fez a seguinte pergunta: ‘Como eu falo alguma coisa no Trade?’[digite no chat /2 oqvcquerfalar] e suas variáveis ‘como eu wispo alguém’ [digite no chat /w nomedoplayer], ‘como chamo pra grupo’ [digite no chat /invite nomedoplayer], e várias outras. Se você não reconhece alguma sigla ou qualquer outra coisa, pergunte a um jogador mais experiente. Isso tem um melhor resultado quando você wispa alguém, e não fica spamando sua dúvida em gritos enlouquecidos e infinitos no chat – o que geralmente te torna alvo de trollagem.

E por último, mas não menos importante: Se você está montado num dragão ou Kodo gigante, sai de cima da caixa de correio/NPC da Auction House/NPC do Flight Patch, pelo amor do Thrall de trancinhas!

Seguindo essas dicas – ou tentando ao máximo – você faz com que o seu tempo no jogo seja bem mais tranquilo, e contribui para a diversão de muita gente também.

Sugestões, dúvidas e comentários são bem vindos, e ajudam bastante os novos jogadores!

Até!