X

De tempos em tempos são postadas no fórum oficial mensagens dos desenvolvedores do jogo, falando um pouco dos aspectos mais técnicos do desenvolvimento, ou esclarecendo os motivos que os levam a tomar decisões ingame – sejam elas nas classes, zonas, saque ou dificuldade do conteúdo.

A ultima postagem foi feita por Ion “Watcher” Hazzikostas  – ele é o Designer Líder de Encontros, o que significa que ele é o responsável pelo time que cria os chefes de raids e as mecânicas das lutas. Nessa postagem ele explica os critérios usados na correção de bugs, hotfixes e até de nerfs, além de enfatizar várias vezes que o time de desenvolvimento fica em vigia constante da progressão de todos os grupos de raid (e se diverte com os wipes dos grupos).

No post ele cita exemplos de bugs e exploits usados, na maioria das vezes, por guildas de alto nível – que são as que chegam nos chefes primeiro, com equipamento relativamente ruim ainda, em busca das ‘first kills’ – e explica quais são passíveis de ban, quais não, e inclusive, ilustra bugs que podem ser deixados sem correção, se tornando uma opção de mecânica da luta.

Watcher disse que, sempre que for possível segurar ads de um chefe sem matar eles, eles serão segurados, com toda certeza – mesmo que, pra isso, os jogadores precisem ser bem criativos. Um exemplo disso é, na Vontade do Imperador Heróico, os grupos se aproveitavam do fato do feitiço Anel Gélido não ter limite de alvos, e mantinham 3 magos congelando todas as Fúrias que apareciam durante a luta. Isso totalizava de 50 a 60 ads congelados no final da luta, causando inclusive problemas de desempenho no servidor. Isso tornava a luta extremamente fácil, e para corrigir isso, a partir do patch 5.1 esse feitiço passou a ter um limite máximo de 10 alvos ao mesmo tempo, e teve seu tempo de recarga aumentado 🙂

Além disso, ele explica toda a mecânica por trás dos nerfs – contando que eles não são “pré-agendados”, e sim resultado da observação da progressão (ou não) dos grupos, e como eles realmente ajudam os grupos de progressão mais lenta a fecharem o conteúdo sem atrapalhar o andamento dos grupos mais adiantados: que um nerf em Galerias Mogu’Shan normal agora não afetaria os grupos que já estão em Coração do Medo, por exemplo. Ah, ele também adiantou que o sistema de nerfs progressivos usados em Cidadela da Coroa do Gelo e Alma Dragônica está pronto para ser usado nas raides atuais, se julgarem necessário.

Para ler o post todo, é só acessar o site oficial!