X
Este é o 1º artigo de 6 posts da série Explorando as Galerias Mogu’shan.

Olá, queridos Azerothianos! Hoje, na coluna de Progressão PVE vou falar do primeiro boss das Galerias Mogu’shan, a Guarda Pétrea, no modo normal de 10 jogadores.

Nesse boss o setup do grupo foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Essa é uma das lutas que eu costumo chamar de “Luta de Tank”, pois a coordenação deles é mais do que fundamental. São 4 Quillens guardiões de pedra, e a cada semana uma combinação de 3 deles fica ativa (se quiser ter uma prévia do que vai enfrentar, pode dar uma conferida no Localizador de Raides da semana).

Habilidades Principais e como evitá-las:

  • Poça Ametista: Uma poça roxa que causa 60k de dano de sombra a cada um segundo para quem ficar em cima. Simplesmente desvie, é bem visível.
  • Mina de Cobalto: Uma área de 7 jardas que congelará todos os jogadores que permanecerem na área por mais de 3 segundos, causando 95k de dano gélido e prendendo-os no chão por 6 segundos. Evite sempre.
  • Estilhaço de Jade: Estilhaços são jogados na raide, causando 27k de dano de natureza a cada um dos jogadores. Não há como desviar da habilidade, e o dano só pode ser reduzido com feitiços de defesa, mas não causará dor de cabeça à raide.
  • Correntes de Jaspe: Com certeza a habilidade mais inconveniente. O guardião unirá dois jogadores aleatórios com correntes. Se os jogadores estiverem a mais de 10 jardas de distância um do outro, as correntes causarão 20k de dano de fogo por segundo, aumentando esse dano em 20% a cada segundo que os jogadores estiverem separados. Ou seja, andem de mãozinhas dadas o tempo todo. As correntes estouram ao chegar em 15 aplicações.

Ah, as Correntes de Jaspe…

A maior dor de cabeça da luta, mas não é o fim do mundo. Basta coordenação e comunicação.

E se surgir uma Mina de Cobalto e/ou Poça Ametista?

Combine previamente a direção para qual as pessoas devem ir se surgir algum obstáculo (Por exemplo, se houver uma mina de cobalto, combinem de sempre desviarem pela direita), senão vocês ficarão indo de um lado para outro numa confusão digna dos três patetas (no caso, dois).

Algumas dicas para quando você for unido com alguém:

  • Healer x DPS Corpo-a-Corpo [Melee]: Sem cura, a raide não sobrevive. Portanto, o Melee deve se unir ao Healer, e os dois devem lentamente ir para perto do boss para que o DPS continue batendo e o Healer continue curando. Melee, quando chegar no boss, tente mover-se o mínimo possível.
  • Healer x DPS de Longo Alcance [Ranged]: O DPS ranged deve ir para perto do Healer, e se for necessária alguma movimentação, os dois devem ir devagar para não se afastarem além de 10 jardas.
  • DPS de Longo Alcance [Ranged] x DPS Corpo-a-Corpo [Melee]: O ranged deverá ir até o Melee rapidamente, e o Melee deverá se mover o mínimo possível para possibilitar que os dois continuem batendo normalmente.

O que não fazer:

Habilidades como Lampejo [Blink], Desvencilhar [Disengage], Rolamento [Roll] e etc. devem ser usadas com muito cuidado. Imagine que você é um mago e foi linkado com um monge. Para chegar perto dele, você usa Lampejo, e ele, pra chegar perto de você, usa o rolamento. O que acontece? Mais uma cena dos dois três patetas: Vocês só trocaram de lugar e continuam levando dano. Só use se a distância entre vocês for realmente grande.

A combinação de Cobalto com Jaspe é perigosa. Se estiver correndo na direção de seu amigo e for pego por uma Mina, ficará preso no chão e impossibilitado de correr por 6 segundos. Desvie sempre.

Petrificação e Sobrecarga: O grande desafio

No início do post eu falei que esse era uma “luta de Tank”. Por que isso? Bem, cada um dos Guardiões irá usar a habilidade Petrificação (AmetistaCobaltoJade e Jaspe), um de cada vez e em ordem aleatória. O que seria isso? O guardião específico tentará transformar os membros da Raide em pedra, e durante um minuto a velocidade dos jogadores vai diminuindo até que fiquem totalmente petrificados (causando um wipe). Porém, ao mesmo tempo, a petrificação diminui em 90% o dano que os jogadores tomam das habilidades daquele guardião específico. Além disso, cada um deles tem uma barra de energia. Ao chegar a 100, o Guardião sobrecarrega e causa 120k de dano em cada um dos integrantes do grupo. Essa energia aumenta quando os Quillens estão a menos de 12 jardas de distância de cada um.

Qual a estratégia, então?

A petrificação também diminui em 90% o dano da sobrecarga daquele Guardião. Ou seja, se o Guardião Ametista está petrificando, os Tanks devem fazer com que ele sobrecarregue em menos de 60 segundo. Os tanks devem ficar separados por mais de 12 jardas na sala e trocando os bosses para que a rotação de energia aconteça corretamente. Confuso? Aqui está um esquema meio feio que eu fiz para explicar melhor:

Início da luta. O Tank 1 está segurando o Guardião de Ametista e o Guardião de Jade, que é o petrificador da vez. Do outro lado da sala, o Tank 2 segura o Guardião de Cobalto, cuja energia é 0 por estar a mais de 12 jardas dos outros guardiões.

 

O Guardião petrificador de Jade atingiu 45 de energia. O Tank 2 puxa-o, e o Guardião de Cobalto começa a ganhar energia. O Ametista, que ficou separado, fica com a energia estagnada.

O Guardião de Jade sobrecarrega ao atingir 100 de energia, mas por ser o petrificador, o dano é reduzido em 90%. Sua energia chegará a 0 novamente, e os Tanks deverão coordenar os próximos taunts baseando-se no próximo Guardião petrificador.

Dicas Gerais:

Os Tanks podem fazer macros específicas para auxiliar no taunt, pois ele tem que ser feito rapidamente. Faça uma macro para cada guardião, seguindo o seguinte modelo:

/tar Guardião de [Insira o nome da Cor Aqui]

/cast [Insira o nome da sua habilidade de Taunt Aqui]

Dessa forma, quando for a hora de puxar o Guardião de Jade, por exemplo, você não vai perder tempo mudando seu alvo.

Os tanks devem manter-se em constante comunicação e monitorarem a energia de todos os Guardiões. Addons como Deadly Boss Mods e BigWigs Bossmods mostram a energia de cada um simultaneamente.

Pode acontecer de um Guardião que não estiver petrificando sobrecarregar, mas não é o certo e não deve acontecer com frequência. Se os Tanks perceberem que isso vai acontecer inevitavelmente, avisem os membros da Raide para usarem cooldowns de defesa individuais.

Aproveitando as fases de petrificação:

Depois de um tempo, a sala pode ficar muito cheia de Minas de Cobalto. Aos DPS: Aproveitem a fase de Petrificação Cobalto, em que elas darão 90% a menos de dano e saiam correndo estourando o máximo de minas possível, limpando a sala. Só fiquem de olho para não estourarem alguma Mina após o Guardião sobrecarregar.

Use a fase de Petrificação de Jaspe para estourar as correntes. Afaste-se a mais de 10 jardas da pessoa e espere as 15 aplicações acumularem para soltá-los. Porém, fique sempre de olho na energia do guardião. Se você tiver menos de 10 aplicações e a energia do Guardião estiver em 90, junte-se novamente, pois a corrente não vai estourar a tempo.

Por fim…

Segue um vídeo da luta feito por mim, explicando resumidamente a estratégia da luta. Obrigada, e boa progressão para todos (: