Olá Azerothianos! Dando continuidade aos bosses das Galerias Mogu’shan temos hoje Elegon, no modo normal de 10 jogadores. A composição do grupo nessa luta é de:
- 2 Tanks
- 2 Healers
- 6 DPS
O primeiro “Empaca-Core”
Elegon é, na minha opinião (e de muitos outros Cores com quem conversei), a luta mais difícil das Galerias Mogu’shan. No início do patch o problema costumava ser falta de DPS, pois o tempo de enrage é bem curtinho. Curas eram um problema também, pois o dano é bem intenso. No meu Core sofremos um pouco para matá-lo, pois o boss ainda não havia sido nerfado e nossa gear ainda estava baixa. Felizmente, conseguimos matá-lo, e hoje considero Elegon um dos bosses mais divertidos da expansão. Sua mecânica é complexa, e se um membro do grupo morre, as chances de wipe são enormes. Mas como um amigo costumava me dizer…A graça é jogar no hard.
A Arena
O cenário dessa luta é uma enorme arena de energia. Elegon ficará no centro e a única movimentação possível do boss é virar para os lados. Ao entrar, seu personagem fica bonito “celestial”, e recebe um buff e um debuff que serão elementos primordiais nessa luta.
- Toque dos Titãs: Buff que aumenta o dano causado e a cura feita em 50%.
- Sobrecarregado: Debuff que aumenta em 5% o dano recebido, e stacka a cada 5 segundos até um máximo de 20.
Coordenando os stacks do seu debuff
Os stacks resetam ao sair da arena. Portanto, para sobreviver nessa luta, em que o dano é muito intenso, os jogadores devem se coordenar para entrar e sair da arena e resetar seus stacks.
Para os DPS de Longo Alcance [Ranged] – O grande truque!
Resetem ao chegar em 8-9 stacks. Os DPS ranged tem um truque; Se ficar no exato limite da arena, ao pular você resetará os stacks. Isso maximiza seu dano, pois economiza tempo em que você sai e entra da arena. Só se certifique de estar no lugar certinho. Na dúvida, entre e saia normalmente. Veja a figura abaixo para entender um pouco melhor:
Para os DPS Corpo-a-corpo [Melee]
Resetem ao chegar em 10-11 stacks. Vocês terão um pouco mais de trabalho, pois terão que percorrer uma longa distância, mas é necessário (infelizmente essa luta é melhor para DPS ranged). Aproveite a fase em que o add surgir para resetar, se o timing for correto! Na última fase vocês não resetarão seus stacks.
Para os Tanks
Você terá que ficar de olho no timing. Na primeira fase, o tank que está com Elegon deve resetar as stacks 5 segundos antes do add surgir, e depois tauntar o add, realizando a troca dessa maneira (ou se o dano estiver muito intenso). Na última fase vocês devem resetar ao chegar em 10 stacks, muito rapidamente.
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Primeira Fase
O Tank deve manter Elegon virado de lado, para que seu Sopro Celestial não atinja os demais membros da raide. Essa habilidade causa 60k de dano arcano a cada meio segundo durante 1.5 segundos, a todos os inimigos num cone de 60 graus na frente de Elegon.
Os DPS melee devem manter-se nas costas do boss. O tank deve se manter no limite melee, ou Elegon se voltará contra a pessoa mais próxima. A cada 35 segundos Elegon invocará um Protetor Celestial. 5 segundos antes disso acontecer, o off tank deverá tauntar o boss, e o tank principal deverá resetar seus stacks e correr para tauntar o Protetor. Tomem cuidado para não realizarem a troca na hora do Sopro, para que apenas um tank seja atingido.
Esse Protetor usará regularmente Energia Propagante, que causará um dano alto em membros aleatórios da raide e aplicará o debuff Circuito Fechado, que diminui a cura que o jogador receber em 50%. Esse debuff deve ser dispellado o mais rápido possível. O tank deve levar o protetor para perto da borda, e todos os DPS devem bater nele. Quando ele chega a 25% de vida, todos devem parar de bater e o tank deve levá-lo rapidamente para o lado de fora da arena. Nesse período, ele usará Fluxo de Estabilidade, que causa dano arcano a todos os jogadores a cada um segundo. Logo que o Protetor estiver fora da arena, os DPS devem matá-lo o mais rápido possível. Ao chegar a 0 de vida, o Protetor usará Aniquilação Total, que causa um dano absurdo a todos os membros da raide. Portanto, antes do cast da Aniquilação acabar, todos os jogadores deverão resetar seus stacks de Sobrecarregado para minimizar o dano. Se o add explodir dentro da arena, seu dano será afetado por Toque dos Titãs, e será aumentado em 50% (grandes chances de wipe se isso ocorrer).
Timing x Wipe
Ao chegar em 85% de vida, Elegon passa para a fase de transição. Tome MUITO cuidado. Ele não deve chegar em 85% se houver algum Protetor vivo, portanto fique de olho no timing de Materializar Protetor e na vida do boss para parar todo o DPS no boss se necessário.
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Fase de Transição
Na fase de transição Elegon usará Extrair Poder. Após terminar o cast, 6 Cargas de Energia surgirão, cada uma destinada a um dos pilares da sala. Selecione antes da luta um DPS para ser responsável por cada um dos pilares, e um tank e um healer para cada um dos lados. O dever dos DPS será de destruir a carga antes que ela chegue no seu pilar. Os tanks podem ajudar os DPS que tiverem mais dificuldades nessa tarefa, pois não é preciso tankar nessa fase. Resete seus stacks após matar as cargas, pois elas dão uma pequena quantidade de dano. Ao matar todas, Elegon usará novamente Extrair Poder e invocará as Cargas, que se moverão mais rápido. Elas não tomam slow, stun, nem nada do gênero, então não perca seu tempo com isso. O grupo deverá repetir o processo até matar 4 cargas. Na 5ª onda os DPS devem focar-se apenas no boss. A cada onda completa de cargas morta, Elegon receberá um debuff que aumenta em 10% o dano recebido, que stacka e dura até o fim da luta.
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Segunda Fase
Quando as cargas chegarem aos pilares todos deverão sair da arena, pois o chão sumirá em poucos segundos. Os pilares serão energizados e criarão barreiras de energia chamadas Condutos de Energia, iniciando a segunda fase. Não tente atravessá-los, ou morrerá com o dano intenso. Os DPS devem matar seu respectivo pilar o mais rápido possível. Os Condutos só somem quando os dois pilares que estão linkados em lados opostos são destruídos. Enquanto os pilares estiverem ativos, Elegon usará Energia Instável, que causa dano arcano a todos os membros da raide. Toda vez que um pilar for destruído, Elegon ganhará um stack de Sobrecarregado, que aumentará seu dano e sua velocidade de lançamento em 20%. Esse buff some quando a segunda fase acaba, portanto, os pilares tem que ser destruídos bem rápido. Os Tanks devem ajudar a matar os pilares das pessoas que tiverem mais dificuldades.
Durante toda a segunda fase, Elegon selecionará um jogador e lançará Cascata de Energia, que é uma poça com raio de 5 jardas de eletricidade que dará um dano altíssimo a quem ficar em cima. Dessas poças emergirá uma Fagulhas Cósmicas. Os DPS não devem bater nas fagulhas até o tank pegar o aggro de todas. Após os pilares terem sido destruídos, todos devem se reunir no mecanismo principal da sala e usar habilidades em área para matar os adds. O chão da arena logo surgirá, e o tank deve estar preparado para correr e tauntar o boss logo que isso ocorrer, senão Elegon puxará todos para o limite melee e causará um dano absurdo. Quando o chão surgir, os DPS e healers deverão entrar e acabar de matar as fagulhas que tiverem restado, aproveitando-se do buff Toque dos Titãs. O mapa abaixo mostra como será o cenário da segunda fase:
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Repetição
Essa fase será uma repetição de todo o primeiro ciclo, exceto pelo fato de que ele entrará na transição ao chegar em 50% de vida. Fique atento ao timing em relação aos Protetores assim como na primeira fase, e mate 4 ondas de Cargas na transição como antes.
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Terceira Fase
Quando o chão da arena surgir, será iniciada a terceira e última fase. O chão do lado de fora da arena será energizado, e Elegon usará Energias Irradiantes, dando um dano alto periódico a todos os membros da raide. O dano do lado de fora da arena é consideravelmente maior, portanto o reset de stacks deve ser feito muito rapidamente. Os DPS melee podem ignorar o reset de stacks e focar-se apenas em matar o boss. Cooldowns de cura e dano devem ser usados intensamente, e o Bloodlust/Time Warp/Heroism deve ser usado nessa hora. Se o número certo de Cargas tiver sido destruído durante a fase de transição, Elegon estará levando 80% a mais de dano nessa fase final, então o boss morrerá rapidamente. Não há Protetores nessa fase, portanto o foco dos DPS será apenas Elegon. O tempo de berserk de Elegon é curto, mas com pelo menos 80k de DPS isso não deverá ser um problema.
Estratégia em Vídeo
Como sempre, o vídeo da luta de Elegon com a estratégia narrada em PT-BR, gravada por mim estrelando meu core (: Não faça como nós, que deixamos um protetor explodir do lado de dentro da Arena num determinado ponto (a gente é um bando de doido mesmo). Obrigada por assistirem/lerem, e bom loot a todos (que drope a montaria!)