X
Este é o 2º artigo de 13 posts da série Raide: Cidadela Fogo do Inferno.

Olá aventureiros! O guia da vez é do Aniquilador de Ferro, na Cidadela Fogo do Inferno. O guia se aplica tanto ao modo normal quanto ao heroico, com mudanças apenas no dano e vida do boss.

Sobre o Aniquilador

Os diagramas do Aniquilador de Ferro foram encontrados na oficina do próprio Pavio Preto depois da queda de Orgrimmar. Foi inspirado nos poderosos construtos da Legião e projetado para ser a obra-prima desse goblin nefasto. O projeto foi concluído após a sua morte e representa o ápice do poderio militar da Horda de Ferro.

Visão Geral

Fogo verde, fogo verde por todos os lados. Essa é uma luta de duas fases, uma terrestre e outra aérea. Na fase terrestre você enfrenta o boss de fato, e na fase aérea você se preocupa com os adds-bomba que ele joga no grupo, tendo que matá-las antes que o tempo acabe. Suas mecânicas são relativamente simples, mas letais se forem ignoradas.

Fase Terrestre

Nessa fase não há adds, sendo o Aniquilador de Ferro seu único alvo.

Habilidades

  • Orbe Instável: Lança orbes de fogo em jogadores ranged aleatórios, aplicando dano periódico de fogo nos alvos e em todos numa área de 8 metros. Ele causa 20k de dano de fogo por segundo, durante 15 segundos, e stacka.
  • Artilharia: O Aniquilador marca o tank, e após 15 segundos dispara um projétil contra ele, causando uma média de 380k de dano em todos no grupo. Esse dano diminui quanto mais longe o tank marcado estiver dos jogadores quando o projétil atingí-lo.
  • Fuzilaria: O boss vira na direção de um jogador aleatório e começa a carregar seu canhão. Após alguns segundos, ele dispara uma onda de projéteis de fogo em uma grande área em cone frontal, causando uma média de 450k de dano aos jogadores que estiverem em um raio de 5 metros dos locais de impacto.
  • Imolação: A Fuzilaria e a Artilharia deixam áreas de fogo nos locais atingidos. Esse fogo aplica o debuff Imolação a quem pisar em cima, causando dano periódico de fogo que stacka. O fogo é reposicionado através de algumas habilidades do boss.
  • Esmurramento: O Aniquilador começa a bater no chão, causando uma média de 15k de dano a cada meio segundo durante 6 segundos. Porque, né, todo boss grandão e mecânico precisa fazer isso (sim, XT, estou olhando pra você). Ela acontece 3 vezes a cada fase terrestre. Essa habilidade também empurra as áreas de fogo que estiverem próximas.
  • Ataque Relâmpago: O boss olha na direção de um jogador aleatório e dispara contra o local. Em seguida, ele dispara de volta em direção ao seu local de origem. Jogadores que estiverem no caminho são agarrados e arrastados junto com o boss, recebendo 50k de dano de fogo direto e um debuff que causa 5k de dano a cada meio segundo durante 15 segundos, e stacka. O boss também empurra as áreas de fogo do caminho pelo qual ele passa.

Estratégia – Fase Terrestre

Os jogadores ranged devem ficar espalhados, respeitando o limite mínimo de 8 metros de distância entre cada um para minimizar o dano de Orbe Instável. Os jogadores devem ficar muito atentos à direção para qual o boss está olhando na hora da Fuzilaria: parem tudo que estão fazendo e desviem. O mesmo vale para Ataque Relâmpago! Só saiam da frente, e vocês não terão problemas.

Na hora do Esmurramento, os healers devem coordenar cooldowns de cura e barreiras, pois o dano é bem pesado. Se necessário o grupo deve stackar nessa hora para facilitar a cura, e separar-se logo que a canalização de Esmurramento terminar.

Para os Tanks, a mecânica é relativamente simples. Mantenham o boss perto das laterais da sala, e quando a Artilharia for lançada, o tank marcado deve correr para beeeeem longe, preferencialmente para o outro lado da sala, longe de todos. Nessa hora o Off Tank taunta, e o revezamento de taunts prossegue dessa forma durante toda essa fase.

Fora isso tudo, tomem muito cuidado com o fogo!

fogoverde

Print retirado do vídeo do canal Phazzelol

Fase Aérea

Nessa fase o Aniquilador levanta vôo, ganhando novas habilidades e usando algumas das habilidades da fase anterior. No entanto, você não irá bater nele porque ele receberá 95% a menos de dano. Você pode até colocar DoTs, mas seu alvo primário serão as bombas que ele lança no grupo.

Habilidades

  • Artilharia: Funciona exatamente como na fase anterior, só que nessa fase ela é lançada também em três jogadores não-tanks. Ela causa 55% do dano da fase anterior, mas ainda assim é dano pra caramba.
  • Rastro de Combustível: O boss joga uma série de poças de combustível no chão, formando uma linha que praticamente corta a sala ao meio. Jogadores que pisarem nas poças terão a velocidade de movimento reduzida em 30% durante 3 segundos.
    • Incêndio Rápido: Pouco depois de lançar o combustível, o boss lança fogo no local, criando zonas de fogo que aplicam os mesmos efeitos de Immolation.
  • Bomba de Fogo Volátil: Logo depois de cobrir a sala com fogo, o Aniquilador lança algumas bombas em locais aleatórios da sala. O local de impacto fica marcado com uma fumacinha vermelha, e jogadores que estiverem na área receberão uma média de 200k de dano. A bomba não se move, não usa habilidades, nem faz nada. Porém, ela tem uma barra de vida, e se ela não for destruída em 25 segundos, ela explode causando 100k de dano em todos no grupo, aumentando o dano das próximas explosões em 50% por 30 segundos, por stack. A cada fase aérea, três levas de bombas são lançadas.
  • Batida Descendente: Depois que três levas de fogo e bombas tiverem sido lançadas, o boss vai marcar o local de um jogador aleatório com um enorme círculo com alcance de 30 metros. Após algum tempo, o Aniquilador pula na área, causando zilhões de dano a quem estiver lá. Ele também causa 75k de dano ao resto dos jogadores que estiverem fora do círculo. Depois de aterrissar, ele volta para a fase terrestre e o ciclo é reiniciado. O impacto também apaga o fogo que estiver no local.

Estratégia – Fase Aérea

Nessa fase não se preocupem em sequer encostar no boss. Se quiserem podem colocar um DoT ou outro, mas vai ser insignificante. Não há inimigo para ser tankado, então os tanks agirão como DPS.

Logo que entrar na fase aérea, o boss vai lançar Rastro de Combustível, criando uma linha de combustível. Não pisem nele e saiam de cima o mais rápido possível. É interessante separar sua raide em dois grupos nessa hora, antes que o fogo seja lançado. Essa “faixa” de fogo vai aumentar ainda mais com o decorrer dessa fase, então separar os grupos previne que algum jogador fique isolado sem alcance dos healers (tentar atravessar pode ser um processo doloroso).

combustivel

Print retirado do vídeo do canal Phazzelol

Logo após cobrir o combustível com fogo, o boss lançará a primeira leva de bombas. Os DPS devem matá-las rapidamente, procurando se focar em uma por vez (utilizem marcas de raide para indicar o alvo primário). Algumas surgirão dentro do fogo, então serão responsabilidade dos ranged. Os melees devem bater nas que estiverem mais próximas.

bomba

Print retirado do vídeo do canal Phazzelol

Durante toda essa fase, os jogadores deverão ficar perto da linha de fogo, próximos uns dos outros. Isso é porque três jogadores aleatórios serão alvejados pela Artilharia. Quando marcados, esses jogadores deverão correr para as pontas da sala, longe de todos (inclusive longe dos outros jogadores marcados), e usar um cooldown defensivo quando o debuff estiver quase acabando. Depois, retornem para perto dos outros. Se o grupo mantiver esse posicionamento, você minimiza o dano geral recebido pela raide, pois não haverá jogadores espalhados perto das laterais da sala.

Por fim, o Aniquilador usará Batida Descendente após lançar a terceira leva de bombas e de fogo. Como eu tinha mencionado, o impacto também afasta o fogo que estiver no local. Se vocês seguirem o posicionamento que eu mencionei acima, sempre perto da faixa de fogo, você garantirá que a Batida Descendente afastará uma boa porção desse fogo, auxiliando seu grupo. Só certifiquem-se de que todos estejam fora da área antes do boss aterrissar! Parem tudo o que estão fazendo e caiam fora!

circulo

Print retirado do vídeo do canal Phazzelol

Depois da Batida Descendente, o Aniquilador volta à fase terrestre, e você prossegue com esse ciclo até o boss morrer. Não se esqueça de finalizar as bombas remanescentes da fase aérea antes de voltar a bater no boss!

Estratégia em Vídeo