X
Este é o 8º artigo de 13 posts da série Raide: Cidadela Fogo do Inferno.

Olá aventureiros! O guia da vez é do Lorde Vil Zakuun, na Cidadela Fogo do Inferno! Demônios, demônios everywhere! O guia se aplica tanto ao modo normal quanto ao heroico, com mudanças apenas no dano e vida do boss.

Sobre Zakuun

Alguns estudiosos da Legião especulam que, tratando-se de uma versão aprimorada do guarda vil comum, os Lordes Vis servem como impositores a serviço direto de Arquimonde. Sua crueldade só é igualada pela sua força bruta. Zakuun recebeu ordens de executar uma tarefa que requeria ambas em igual medida: dobrar a vontade de ferro de um orc, o desafiador e genioso chefe do clã Brado Guerreiro…

Salvem o Gromm ( * ಥ ⌂ ಥ * )

Visão Geral

Essa é uma luta de 3 fases. As duas primeiras se alternam constantemente, e a última começa quando o boss chega em 30% de vida. No entanto, existem mecânicas presentes durante toda a luta, independente da fase em que Zakuun se encontra. O dano é um pouco pesado e é necessária bastante coordenação e comunicação, pois existe um debuff que impede jogadores aleatórios de absorver certas habilidades. É uma luta de alvo único, sem a interferência de adds em nenhum momento.

Mecânicas Gerais

Essas habilidades estão presentes ao longo de toda a luta, independente da fase em que o boss se encontra.

Cristais e Fendas

Periodicamente, Fendas Troantes surgirão em locais aleatórios da sala. O lugar do surgimento fica marcado com uma fumaça esverdeada. Após algum tempo, um Cristal Vil surgirá em cada um desses locais. Se os jogadores subirem nas fendas e permanecerem 5 segundos em cima, o cristal não se forma, e os jogadores que subiram serão afetados pelo debuff Energia Latente durante 1,5 minutos.

fendas

Print retirado do vídeo do canal Kevin Hartmann

A última fenda sempre criará um Cristal Vil, mesmo que um jogador suba em cima, e os cristais também possuem a aura de Energia Latente. Mais adiante explicarei como lidar com isso.

cristal

Print retirado do vídeo do canal Lalna

Rastro de Destruição

Zakuun periodicamente lançará habilidades que provocam o Rastro de Destruição, no qual será lançada uma série de ondas sombrias que percorrem a sala em direções aleatórias. Essas ondas explodem ao entrar em contato com jogadores, e causam 160k de dano de sombra num raio de 3 metros.

rastro

Print retirado do vídeo do canal Kevin Hartmann

Se o rastro entrar em contato com um alvo afetado por Energia Latente (e isso inclui os Cristais Vis também, que possuem essa aura), ele provoca uma explosão de Energia Incontida, que causa 114k de dano de fogo em todos os jogadores.

Fase 1 – Armado

Nessa fase, Zakuun está empunhando seu machado. Ele atinge seu alvo principal com ataques corpo-a-corpo e usa as seguintes habilidades:

  • Cavitação: O boss gira seu machado, enviando o Rastro de Destruição na direção de jogadores aleatórios.
  • Conspurcado: Um debuff aplicado em jogadores aleatórios que absorve a cura recebida. Quando cura suficiente tiver sido absorvida, uma Explosão Imunda é liberada, causando 260k de dano de sombra em todos num raio de 6 metros do jogador.
  • Cutilada da Alma: Um golpe aplicado no tank que causa 280k de dano e deixa o alvo Desencarnado, teleportando-o para outra dimensão.

Desencarnado

Quando o tank é teleportado através da Cutilada da Alma, ele recebe o debuff Alma Fendida, que aumenta o dano de sombra recebido em 50% por 1,5 minutos. Ele fica na dimensão paralela (que é nada mais do que uma versão vazia da mesma sala) durante 10 segundos, e lá dentro terá que desviar de uma série de ondas menores semelhantes ao Rastro de DestruiçãoTambém haverá uma nova habilidade para se desviar, o Anel da Destruição. É um anel de sombra que se expande, e que pode ser evitado apenas pulando por cima dele.

Quando o tank sai, sua energia residual fica lá dentro lançando Rastro de Destruição. Ou seja, das próximas vezes que um tank entrar, haverá mais e mais coisas para se desviar. Também são lançadas ondas de Rastro de Destruição no mundo real, no local onde o tank sair do mundo alternativo.

desencarnado

Print retirado do vídeo do canal Kevin Hartmann

Estratégia – Fase 1

O boss deverá ser tankado no local onde ele está no início da luta, mais perto do fundo da sala. Os jogadores ranged deverão ficar ligeiramente espalhados. Quando as Fendas Troantes surgirem (normalmente surgem 3 ou 4 delas por vez), os jogadores que estiverem mais próximos deverão subir nelas para evitar que os Cristais Vis surjam. Porém, como uma das fendas sempre criará um cristal, você deverá deixar uma delas livre, e preferencialmente a que estiver mais perto das bordas da sala.

Por exemplo: digamos que três fendas surgiram, sendo duas perto do centro da sala e uma perto da porta. Dois jogadores próximos deverão subir nas fendas perto do centro e permanecer 5 segundos lá, mas ninguém deverá subir na fenda que surgiu perto da porta. O cristal de lá surgirá após algum tempo, e os jogadores deverão evitar ficar muito perto dele.

Os jogadores que subiram nas fendas, e que consequentemente foram afetados pelo debuff Energia Latentenão deverão subir em novas fendas até que o debuff expire, e deverão tomar MUITO cuidado para não serem atingidos pelo Rastro de Destruição. Quando Cavitação for lançada, um jogador sem o debuff da Energia Latente e com cooldowns defensivos (preferencialmente um healer) deverá ficar perto do cristal para interceptar as ondas do Rastro de Destruição que possam atingí-lo, prevenindo uma explosão de Energia Incontida. O restante dos membros do grupo deverá escapar das ondas.

As pessoas afetadas por Conspurcado devem se afastar dos outros membros do grupo, e os healers deverão curá-las até que o debuff seja removido.

A troca de taunts deve ser feita toda vez que um tank receber a Cutilada da Alma, e o tank que entrou deverá desviar de todas as mecânicas da melhor forma possível. Tome cuidado na hora que sair, para não receber dano elevado de sombra devido ao debuff. Procure ficar longe dos cristais no momento em que sair, para que as ondas da saída não os atinjam.

Fase 2 – Desarmado

Essa fase começa aproximadamente um minuto e meio após o início da luta, e dura 30 segundos. Zakuun larga seu machado e salta para perto da porta da sala. Ele usará novas habilidades e ganhará 30% a mais de aceleração durante essa fase.

  • Explosões Vis: O machado de Zakuun libera explosões, causando 60k de dano de fogo em todos no grupo a cada 3 segundos.
  • Mão Pesada: Todos os ataques corpo-a-corpo do boss agora atingem um segundo alvo, sendo esse o jogador mais próximo do alvo primário (o tank). Se não houver nenhum jogador perto do tank, ele é atingido duas vezes.
  • Semente da Destruição: Zakuun escolhe 5 jogadores aleatórios e os marca. Após 5 segundos, esses jogadores liberam 8 Rastros de Destruição.

Haverá Cristais Vis ativos da fase anterior, porém novas Fendas Troantes não surgirão durante essa fase.

Estratégia – Fase 2

Essa fase se resume a posicionamento correto e cura forte. Os tanks devem manter o boss perto da porta, que é para onde ele pula, e ficar stackadinhos um em cima do outro para dividir o dano da Mão Pesada. Os demais jogadores devem ficar próximos, nas costas dele. Os healers devem coordenar cooldowns de cura conforme o dano das Explosões Vis começar a ficar muito intenso.

Os jogadores afetados pela Semente da Destruição deverão correr para o fundo da sala para liberar os Rastros de Destruição. Os jogadores afetados pela Energia Latente deverão tomar MUITO cuidado para não serem atingidos, porque são muitas ondas. Se necessário, virem a câmera para observar melhor a trajetória das ondas.

Assim como na fase anterior, cada Cristal Vil que ainda estiver ativo deverá ter um “guardião” que impeça que os Rastros de Destruição atinjam-no e provoquem explosões.

Quando essa fase se encerrar, o boss deverá ser reposicionado no mesmo local da fase 1, e vocês devem repetir o processo. Essas duas fases se alternam até que Zakuun chegue em 30% de vida.

Fase 3 – Enfurecer

Quando Zakuun chega em 30% de vida, a fase final se inicia. Ele usará as habilidades da primeira e da segunda fase, com exceção da Cutilada da AlmaEmbora esteja com o Machado empunhado, ele irá liberar as Explosões Vis e seus ataques também aplicarão a Mão Pesada. O resto das habilidades ocorre exatamente como nas outras fases.

Estratégia – Fase 3

O posicionamento será muito parecido com o da fase 1. Os melees deverão ficar nas costas do boss enquanto os tanks ficam stackados por causa da Mão Pesada. Os jogadores que forem alvejados por Conspurcado devem se afastar dos demais membros do grupo, e os healers devem proceder como antes. Os jogadores que forem marcados pela Semente da Destruição devem correr para o lado oposto onde o boss está sendo tankado. Como na fase 1, as Fendas Troantes deverão ser absorvidas pelos jogadores, que deverão ter cuidado extra com os Rastros de Destruição para não provocarem explosões com a Energia LatenteOs jogadores sem debuff deverão continuar protegendo os Cristais das ondas que forem atingí-los, desviando de dano desnecessário.

Essa é a fase da Sede de Sangue/ Distorção Temporal/ Heroísmo. Matem o boss antes que ele os mate, com muito cuidado com as mecânicas. Uma só explosão de Energia Incontida é o suficiente para arruinar a luta.

Estratégia em Vídeo