X
Este é o 5º artigo de 6 posts da série WPN - O Guia do Iniciante.

World of Warcraft é um MMO e por mais que você não simpatize com as letrinhas verdes, você eventualmente vai precisar de uma guilda. E, seja para personagens de nível alto ou baixo, é com esses amiguinhos que você vai passar boa parte das suas noites e fins de semana, então tem que ser um ambiente no mínimo agradável.

1. Jogando sozinho.
As novas ferramentas de dungeon finder facilitaram e muito a vida dos lobos solitários de Azeroth. E andar sozinho por aí pode ser uma boa maneira de conhecer outros players. Lembro de quando estava upando minha mage no início da Burning Crusade e entrei em grupo com duas blood elves pra fazer a quest Wanted: Knucklerot and Luzran. E mesmo depois de alguns anos ainda falo frequentemente com uma delas, já que depois da quest, ela me convidou pra ser parte da guilda na qual jogava na época. Encontrar players pelo caminho que estão fazendo as mesmas coisas do que você pode acabar ajudando na tarefa de encontrar um lar.

2. Defina objetivos
Se você não está no nível máximo, não adianta entrar na guilda top do servidor, você corre o risco de ter que procurar grupos fora da guilda para fazer as coisas que o seu personagem precisa. Se você curte PvE, não adianta entrar em uma guilda PvP e por aí vai. Defina qual é seu interesse principal no jogo e corra atrás.

3. Cuidado com as panelinhas.
Mesmo que sem maldade, existem guildas em que os grupos de amigos são fechados. Players que têm afinidade e jogam juntos há muito tempo. Em algumas guildas isso é dificil de evitar. Sendo nível alto, evite essas guildas em que os jogadores tem grupo fixo e só querem jogar entre eles, sem rotatividade para os ‘replaces’. Se você tem amigos para jogar, ótimo! A melhor coisa é jogar ao lado de pessoas que você curte.

4. Entre no Dungeon Finder
O Dungeon finder pode ser um grande aliado na hora de encontrar uma guilda. principalmente se você já é level 85, é uma boa oportunidade de mostrar sua performance para outros jogadores, quem sabe, barganhar uma vaguinha.

5. Busque em sites.
Se seu foco é PvE, alguns sites como WoWProgress podem ajudar. Eles listam de acordo com a progressão, por servidor, mostrando os bosses que a guilda já matou, permitindo que você escolha alguma que seja de acordo com seu nível de gear e experiência. Depois, é só whispar no jogo ou tentar encontrar o site da guilda via google.

6. Guild Finder
No Patch 4.1 essa nova ferramenta foi apresentada para facilitar o recrutamento. Os guild leaders informam os objetivos da guild (PvP, Raids, Role Playing), os dias que jogam (dias de semana, fim de semana), e que classes/papéis estão procurando (Tank, healer, dps). Fácil de usar, ajuda principalmente os novos players.

O blog agora consta com uma seção chamada ‘Looking for Guild’ para guildas que precisam de membros, ajudando o recrutamento dos jogadores brasileiros.
Então, se a sua guilda está em busca de novos players, envie os dados por email!