X
Este é o 2º artigo de 6 posts da série Explorando as Galerias Mogu’shan.

Olá, aventureiros! Hoje vou falar sobre o segundo boss das Galerias Mogu’shan – Feng, o Amaldiçoado – no modo normal de 10 jogadores.

 Nessa luta, o setup do grupo foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Como não fazer a luta

No meu Core, essa luta foi um tanto…fora do usual. Lá fomos nós para a primeira tentativa, quando um dos DPS morreu logo na primeira fase. O Tank gritou “Podem wipar, os healers já estão sem mana”. Mas nós, obstinados, respondemos “Calma, vamos só conhecer a luta um pouco”. Ressuscitamos o DPS, e continuamos para a segunda fase. Ninguém se deu ao trabalho de se mover para fora do fogo, foi um desastre. Mas, de alguma forma, passamos para a terceira fase. O Tank, surpreso, nos incentiva a continuar. E matamos, nessa primeira e porca tentativa. Não recomendo isso para ninguém, ninguém mesmo (Mesmo porque, até hoje não sei explicar como conseguimos matar o boss). Enfim, a frase “Vamos só conhecer a luta” acabou se tornando um mantra de boa sorte para o Core.

A Luta

É dividida em três fases. A primeira fase se inicia 5 segundos depois que o boss é aggrado, e termina quando Feng chega a 66% de vida. A segunda fase se inicia quando ele chega a 66% de vida e acaba em 33%. A última fase se inicia em 33% e termina quando Feng morre.

Essa é uma luta que exige troca de Tank constante, pois estes serão alvos de um debuff cuja escola do dano muda a cada fase. Feng também usará duas habilidades específicas em cada uma dessas fases.

Por fim (e com certeza o fator que torna essa luta interessante), cada um dos Tanks ganhará uma habilidade que contribuirá para as mecânicas que possibilitem mitigar o dano das habilidades de Feng.

Os Cristais que vão salvar sua vida

Logo que o boss for aggrado, surgirão dois cristais azuis. Cada um concede uma das seguintes habilidades:

  • Barreira de Nulificação – Como o próprio nome diz, cria uma barreira que nulifica qualquer dano mágico durante 6 segundos. Possui 55 segundos de recarga.
  • Mortalha da Reversão – Copia a próxima habilidade de dano que o membro da raide alvo receber, e permite que você a lance contra um novo alvo.

Cada um dos tanks será responsável por pegar um desses cristais (combinem previamente) e usar as habilidades na hora certa (Já já vou falar disso!).

Habilidades

Debuffs aplicados nos Tanks

É basicamente a mesma habilidade, a única coisa que muda é a escola do dano (muda a casa fase). Esses debuffs acumulam stacks, e é recomendado que os Tanks troquem o taunt a cada 2 stacks.

  • Açoite de Raio – Usado na primeira fase, causa 20k de dano de Natureza a cada 2 segundos durante 20 segundos.
  • Lança Flamejate – Usada na segunda fase, causa 20k de dano de Fogo a cada 2 segundos durante 20 segundos.
  • Choque Arcano – Usado na terceira fase, causa 20k de dano Arcano a cada 2 segundos durante 20 segundos.

Habilidades Principais

  • Primeira Fase

  • Epicentro – Um terremoto criado pelo boss que causa uma média de 155k de dano de natureza em cada jogador, e o dano aumenta conforme a proximidade do epicentro do terremoto (no caso, o próprio Feng). Além disso, ele concede um bônus bem chatinho ao boss que diminui a chance de acerto dos jogadores em 75%.
  • Punhos de Raio – Feng dá um soco no chão e cria uma onda de choque em linha reta que atordoa e causa uma média de 100k de dano em cada jogador atingido.

  • Segunda Fase

  • Centelha de Fogo Indômito – Feng marca um dos jogadores, que explodirá após 5 segundos, deixando um rastro de fogo no local. Essa habilidade é usada preferencialmente naqueles que estiverem mais distantes do boss.
  • Atrair chamas – Feng atrai todo o fogo da sala e ganha stacks do buff Atrair Chamas proporcionais a quantidade de fogo absorvida. Enquanto afetado pelo buff, cada ataque corpo-a-corpo do boss causará uma enorme quantidade de dano de fogo em todos os membros da Raide. Feng perde um stack do buff toda vez que causa um ataque corpo-a-corpo, portanto o dano massivo à Raide só irá parar quando os stacks chegarem a zero.

  • Terceira Fase

  • Ressonância Arcana – Feng seleciona um membro aleatório da raide, que explodirá a cada um segundo durante 15 segundos, causando 8,5k de dano a todos os jogadores que estiverem em um raio de 6 jardas. O dano aumenta em 8,5k a cada jogador que for atingido pela ressonância.
  • Velocidade Arcana – O boss causa 40k de dano arcano por segundo a cada um dos membros da Raide, e o dano aumenta quanto mais distante de Feng estiver o jogador.

E a estratégia?

Essa luta é pura mecânica. Se for feita corretamente, os healers não sofrerão tanto.

  • Início da Luta (5 segundos)

Nos 5 primeiros segundos da luta, o boss usará apenas ataques corpo-a-corpo e a habilidade Raio Espiritual, que causa 115k de dano a 3 jogadores aleatórios. Nesse início, os Tanks deverão pegar, cada um, um dos cristais que surgirão. Combinem previamente quem será o responsável por cada um. No meu Core deixamos o Tank principal responsável pela Barreira de Nulificação, e o Off-Tank com a Mortalha da Reversão, mas não é uma regra.

  • Primeira Fase

Feng vai para um dos cantos da sala, e inicia a primeira fase. Os Tank devem mantê-lo virado para o lado, e os DPS corpo-a-corpo [Melees] devem ficar atrás do boss para não serem atingidos pelos Punhos de Raio. Os DPS de longo alcance [Ranged] e os Healers devem ficar no centro da sala, bem juntinhos.

Logo que puder, o Off-Tank deverá usar a Mortalha da Reversão para que quando Feng usar Punhos de Raio, a habilidade seja copiada. Logo que Feng começar a usar o Epicentro, o Off-Tank deverá usará os Punhos de Raio copiados no boss, atordoando-o e interrompendo o terremoto.

E se não conseguir copiar a habilidade?

Se, por algum motivo, o Off-Tank não conseguir copiar a habilidade, ele deverá avisar o grupo. No próximo Epicentro, todos deverão se juntar no centro da sala, e o Tank principal deverá usar a Barreira de Nulificação para prevenir o dano do terremoto. Certifiquem-se de estar dentro da barreira! Os DPS Ranged podem continuar batendo no boss, mas o dano será significativamente reduzido devido aos 75% de chance de erro. Importante: Logo que Feng terminar de conjurar o Epicentro, ele usará os Punhos de Raio. E como o Tank estará no meio da sala, há grandes chances da habilidade atingir em cheio quem estiver lá. Portanto, logo que o terremoto acabar, vão para os cantos da sala e esperem o raio passar pelo centro para voltar às posições originais.

O Off-Tank deverá impreterivelmente copiar os próximos Punhos de Raio, pois a Barreira de Nulificação estará em cooldown no próximo Epicentro.

  • Segunda Fase

Ao chegar em 66% de vida, Feng muda para a segunda fase, onde ele irá se mover para outro canto da sala. Os DPS Ranged e os Healers deverão continuar bem juntinhos no centro da sala. Os Tanks deverão manter Feng virado de frente para os Ranged, e os DPS Melee deverão ficar atrás do boss.

Use o Bloodust/Heroism/Time Warp nessa hora, e gaste todos os cooldowns de dano. Essa costuma ser a fase mais problemática, e o controle de tempo nela é essencial.

Feng selecionará aleatoriamente um jogador (ele tem uma estranha preferência por aqueles que estão mais distantes, como Healers e DPS Ranged), e usará a habilidade Centelha de Fogo Indômito. Nessa hora, a pessoa selecionada deverá correr para um dos cantos da sala o mais rápido possível, pois depois de 5 segundos ela explodirá, deixando uma trilha de fogo no local. Essa trilha se movimenta lentamente, então tente explodir bem grudado no canto. Se alguém explodir no meio da galera, grandes chances de wipe.

A cada 30 segundos, feng usará Atrair chamas, puxando para si todas as trilhas de fogo deixada na sala. Ninguém deverá ficar no caminho do fogo, ou levará um dano massivo. Após absorver o fogo, ele ganhará um buff. Enquanto afetado pelo buff, cada ataque corpo-a-corpo do boss causará uma enorme quantidade de dano de fogo em todos os membros da Raide. Feng perde um stack do buff toda vez que causa um ataque corpo-a-corpo, portanto o dano massivo à Raide só irá parar quando os stacks chegarem a zero. Durante esse tempo, os Healers deverão coordenar seus cooldowns de cura, pois o dano é bem pesado.

Timing é tudo!

A segunda fase acaba quando Feng atingir 33% de vida, porém, os stacks de Atrair chamas persistem para a próxima fase. Ou seja, é primordial que ao chegar em 33%, ele não tenha nenhum stack do buff! Para isso, o Tank responsável pela Barreira de Nulificação deverá ter um controle do timing. Veja bem: Se o Tank usar a Barreira de Nulificação enquanto Feng canaliza Atrair chamas, a barreira irá absorver o fogo e Feng não ganhará nenhum stack do buff. Porém, a barreira de nulificação tem um minuto de cooldown. Portanto, o Tank deverá usar a barreira de nulificação quando tiver certeza que Feng chegará em 33% antes do próximo Atrair chamas (ou seja, o grupo terá 30 segundos após o uso da barreira). No meu Core, costumamos usar a Barreira de Nulificação no segundo uso de Atrair chamas, e conseguimos passar ele de fase antes que ele use pela terceira vez. Esse timing depende muito do DPS do grupo. O normal é usar a Barreira no primeiro e no terceiro uso de Atrair chamas.

  • Terceira Fase

Nessa fase, todos deverão ficar a uma distância de 6 jardas de cada um (addons como Deadly Boss Mods possibilitam que você coloque um radar). Os Tanks deverão manter o boss no centro da sala.

Se você for atingido pela Ressonância Arcana, certifique-se de estar a pelo menos 6 jardas de todos. Se não estiver, corra o mais rápido possível! Quando o Boss começar a usar Velocidade Arcana, todos devem correr e ficarem bem juntinhos no pé de Feng, com exceção, é claro, da pessoa que está afetada pela Ressonância Arcana. Os healers devem usar curas fortes durante essa habilidade, principalmente na pessoa afetada pela Ressonância (por estar longe do grupo, ela levará mais dano), que deverá usar cooldowns de defesa individuais também.

Importante: Quando Feng estiver no finalzinho do cast de Velocidade Arcana, todos devem se separar e manter a distância de 6 jardas, pois ele costuma selecionar a pessoa para Ressonância Arcana logo em seguida (e acredite, você não que explodir seu grupo).

A Barreira de Nulificação deverá ser usada durante a Velocidade Arcana sempre que possível. Como a barreira tem um minuto de cooldown e a Velocidade Arcana é usada a cada 30 segundos, nem todas as vezes você terá proteção, mas é importante juntar-se no pé do boss sempre para minimizar o dano e facilitar a cura em área (usar cooldowns de defesa individuais ajuda bastante). Lembrando que a barreira não protege contra a Ressonância Arcana, portanto, nem mesmo nessa situação a pessoa afetada deve juntar-se com o grupo.

Prossiga nessa fase seguindo a mecânica corretamente até Feng morrer.

Vídeo, yay!

Como de costume, o vídeo que gravei com meu Core com explicação em PT-BR. Espero que tenham gostado, e desejo uma ótima progressão a todos!