X
Este é o 4º artigo de 13 posts da série Raide: Cidadela Fogo do Inferno.

Olá aventureiros! O guia da vez é do Alto Conselho do Fogo do Inferno, na Cidadela Fogo do Inferno (ok, já entendemos que vocês querem colocar “Fogo do Inferno” em tudo). O guia se aplica tanto ao modo normal quanto ao heroico, com mudanças apenas no dano e vida do boss.

Sobre o Conselho

Milhares de orcs da Horda de Ferro aceitaram o sangue de Mannoroth, mas nenhum ficou tão poderoso quanto os três que estão diante de você. Dia Neromúrmur, mestre da magia caótica e pária de Lua Negra, ascendeu rapidamente ao poder — é mão esquerda de Gul’dan. Gurtogg Fervessangue, com sua insaciável sede de sangue, emergiu vitorioso em centenas de provações em combate. Ele se deparou com um adversário à altura uma única vez, num combate com o Mestre de Espadas Jubei’thos, que terminou empatado. Maculados pela doença vil, eles servem a Gul’dan tanto na condição de Altaguarda como de Conselho de Guerra.

Visão Geral

Como o próprio nome diz, essa é uma luta de conselho, composta de três diferentes bosses: o Mestre de Espada Jubei’thos, Dia Neromúrmur e Gurtogg Fervessangue. Cada um deles possui habilidades distintas, e a vida deles não é compartilhada. Quando um dos membros do conselho chega a 30% de vida, ele ganha uma nova habilidade ou potencializa uma habilidade existente. No geral, é tranquilo de se lidar com as habilidades dos bosses, mas o dano é um tanto intenso e exige bastante dos Healers.

Dia Neromúrmur

Habilidades

Dia é a boss que vai ficar isolada dos outros (logo saberão o porquê). Suas habilidades, apesar de simples, causam bastante dano nos membros do grupo.

  • Seta Caótica: Causa 110k de dano de sombra ao tank, e é usada frquentemente.
  • Névoa do Caos: Os aliados de Dia dentro de um raio de 25 metros tornam-se imunes a dano.
  • Face do Pesadelo: Dia se transforma em uma visão de pesadelo (um monstro roxo-escuro), liberando uma rajada de ataques fortíssimos contra o tank durante 12 segundos.
  • Marca do Necromante: A boss marca jogadores aleatórios com um debuff que causa dano periódico de sombra. O dano cresce com o tempo, e o ícone do debuff muda de cor conforme esse dano aumenta: se estiver roxo, o dano é leve; se estiver amarelo, é dano moderado; e se estiver vermelho, o dano é bem alto. Pode ser dispellado, mas isso fará com que o debuff pule para dois outros membros do grupo, reiniciando o ciclo na cor roxa.
  • Ceifar: Remove a Marca do Necromante de todos os membros do grupo afetados pelo debuff, deixando no local dos jogadores uma runa de sombra que causa 44k de dano de sombra por segundo a quem ficar em cima. Essas runas não desaparecem até o fim da luta.
  • Horror Uivante: Dia cobre a sala com escuridão, causando 100k de dano por segundo a todos os jogadores. Durante aproximadamente 15 segundos, Horrores Uivantes percorrerão a sala em direções aleatórias, causando 100k de dano aos jogadores com os quais eles entrarem em contato.

horror

Print retirado do vídeo do canal LaiPlays.

A Hora Final – Dia

Quando Dia chega a 30% de vida, ela aplica a Marca do Necromante em metade dos membros vivos da raide, e não usa mais Ceifar. Ou seja, o debuff persiste até o fim da luta.

Mestre de Espada Jubei’thos

Habilidades

Jubei (sim, esse é o apelido que dei pra ele) causa menos dano do que os outros bosses, mas ele pode ser muito, muito irritante com suas habilidades.

  • Lâmina Vil: Jubei arremessa sua espada em uma direção aleatória, causando 100k de dano aos jogadores pegos no caminho. Uma seta verde embaixo do boss indica a direção para a qual a espada será lançada.
  • Tempestavil: Começa a girar, criando uma tempestade de fogo que causa cerca de 12k de dano de fogo por segundo a todos os membros do grupo, durante 8 segundos.
  • Andavento: Jubei desaparece, criando uma série de Imagens Espelhadas. Essas imagens são cópias de Jubei, que imitam suas habilidades e recebem dano aumentado. Elas compartilham vida com o boss, então se você matar 5 imagens que possuam 2 milhões de vida cada, você vai tirar 10 milhões de vida do próprio Jubei. O boss só reaparece quando todas as imagens forem derrotadas, ou após 45 segundos.

imagens

Print retirado do vídeo do canal LaiPlays.

A Hora Final – Jubei’thos

Ao chegar em 30% de vida, Jubei começa a usar Andavento com uma frequência maior. Além disso, ele começa a lançar o Golpe Perverso, no qual ele atinge metade dos jogadores vivos do grupo com um golpe que causa 85k de dano de fogo. Esse dano vai aumentado a cada lançamento da habilidade. Mesmo após morrer, o espírito de Jubei continua usando o Golpe Perverso nos jogadores até que a luta acabe.

Gurtogg Fervessangue

É o mesmo do Templo Negro, lembram? 😀

Habilidades

Gurtogg é o brutamontes do conselho, causando um bocado de dano no tank que estiver cuidando dele. Os healers precisam ficar bem atentos a esse tank e aos alvos de suas habilidades.

  • Ebulição de Sangue: Gurtogg faz com que o sangue dos 5 jogadores mais distantes ferva, causando 75k de dano físico.
  • Ferimento Acidífero: Os ataques de Gurtogg aplicam um debuff no tank que causa dano periódico de natureza a cada 2 segundos e diminui a armadura em 100. Dura 30 segundos e stacka até 60 vezes.
  • Raiva Vil: Gurtogg ignora o tank e se fixa em um jogador aleatório durante 25 segundos. Esse jogador terá sua defesa aumentada, mas os ataques corpo-a-corpo feitos com sucesso contra essa pessoa fazem com que a velocidade de ataque de Gurtogg aumente em 10% por stack.
  • Salto Demolidor: Gurtogg salta em locais aleatórios da sala, causando 350k de dano físico em todos os jogadores. O dano diminui quanto mais longe as pessoas estiverem do ponto de impacto, que fica marcado com uma fumaça marrom no chão.

A Hora Final – Gurtogg

Quando chegar em 30% de vida, Gurtogg começará a lançar Sangue Maculado, que limita o máximo de vida dos jogadores em 10% por lançamento. Esse efeito persiste até o final da luta.

Estratégia

Um tank deverá ficar com Dia, enquanto o outro cuida de Gurtogg e Jubei. Eles deverão estar afastados a pelo menos 25 metros de distância para que eles não recebam a proteção de Névoa do Caos. Os ranged deverão ficar no centro da sala batendo em Gurtogg (e cleavando em Jubei), e os melees devem bater em Dia. Segue um esquema com o posicionamento:

posicao

Primeiramente, você terá que descer a vida de todos para 40%, para depois focar em um por vez. Dessa forma, você não vai ter que lidar com os efeitos persistentes das habilidades da Hora Final por muito tempo. Quando Dia chegar a 45% de vida, os melees devem sair dela e ir para os outros bosses, para que o tank que está com ela vá tirando a vida restante aos poucos.

Primeiramente, vamos falar de como lidar com as habilidades normais de Gurtogg: o tank deve usar cooldowns de mitigação conforme os stacks de Ferimento Acidífero forem subindo. A Ebulição de Sangue não pode ser evitada, então os healers devem curar os jogadores atingidos. Quando o jogador de Raiva Vil for selecionado, ele deverá correr para a marca pré-selecionada. Use um cooldown defensivo forte, e os healers devem ajudá-lo também. Habilidades como Mão da Proteção, que bloqueiam dano físico, são excelentes aqui. O tempo que Gurtogg levará batendo nessa pessoa e se locomovendo do tank até ela (e vice-versa) será o suficiente para os stacks de Ferimento Acidífero resetarem. Quando ele lançar o Salto Demolidor, todos devem se afastar dos pontos de impacto para não serem mortos.

Quanto a Jubei: Os jogadores devem ficar atentos à seta embaixo do boss para saírem da frente da trajetória da Lâmina Vil. Quando ele começar a girar com a Tempestavil, os healers devem ficar atentos (apesar do dano não ser tão alto assim), mas sem gastar cooldowns longos de cura. Quando ele usar Andavento, os jogadores devem matar as imagens rapidamente (os melees que estão em Dia também devem mudar de alvo e bater nas que estiverem próximas), e tomar cuidado extra com a Lâmina Vil, que será lançada por todas as imagens ao mesmo tempo, em várias direções diferentes.

Já com Dia, o tank que está com ela deverá usar um cooldown forte quando ela usar a Face do PesadeloSeta Caótica não é interrompível, então o jogador deve lidar com ela da melhor forma possível.

A Marca do Necromante é algo que se deve prestar muita atenção. Os jogadores afetados devem ir para longe do círculo central, nas laterais da sala, para que as runas criadas por Ceifar não fiquem no caminho do grupo. Os healers devem prestar atenção, principalmente quando o debuff mudar para a cor amarela. Pouco após ficar vermelho, Ceifar será usado. Dispellem apenas em último caso, se perceberem que a pessoa corre o risco de morrer antes que a Marca seja removida. Não deixem a vida desses jogadores baixar muito.

runas

Print retirado do vídeo do canal LaiPlays.

Na hora do Horror Uivanteos jogadores devem prestar atenção em seus arredores para não serem pegos no caminho dos Horrores. Eles são grandinhos, então é necessário se mover bastante. Os healers podem usar os cooldowns de cura nessa hora.

Bem, você vai descendo a vida de todos em conjunto, lidando com as habilidades como expliquei acima. Quando você tiver todos com aproximadamente 50% de vida, todos devem priorizar Gurtogg. Logo que ele chegar a 30% de vida e ganhar a habilidade Sangue Maculado, usem a Sede de Sangue/ Distorção Temporal/ Heroísmo. É importante que vocês matem ele com no máximo 3 stacks, pois já será uma redução significativa de vida.

Em seguida, foquem Jubei. Apesar de ser chato ficar perseguindo suas imagens o_tempo_todo, ele é tranquilo de se lidar. Basta que as imagens morram rápido, já que elas tiram vida do boss, e que os healers curem forte os jogadores que foram atingidos pelo Golpe Perverso.

Por fim, seu alvo será Dia. É MUITO importante que ela não chegue a 30% de vida antes que os outros bosses tenham morrido. Vão descendo a vida dela, e se houver jogadores afetados pela Marca do Necromante quando ela estiver com quase 30%, parem de bater e esperem ela lançar Ceifar uma última vez para minimizar o dano que virá em seguida. Depois, foquem nela com toda a força. Dessa vez, os healers não poderão esperar a Marca aumentar o dano. Dispellem o debuff quando ele estiver amarelo. No fim, praticamente todos os membros do grupo terão a marca. Será necessário coordenar cooldowns fortes de cura para ir aguentando o dano.

Estratégia em Vídeo