X
Este é o 3º artigo de 13 posts da série Raide: Cidadela Fogo do Inferno.

Olá aventureiros! O guia da vez é do Kormrok, na Cidadela Fogo do Inferno! É meio difícil pronunciar o nome dele rápido sem enrolar a língua. Seria ele um parente perdido do Kromog? Alguns elementos da mecânica são certamente similares. Vejam por si próprios.  O guia se aplica tanto ao modo normal quanto ao heroico, com mudanças apenas no dano e vida do boss.

Sobre Kormrok

Kormrok, que é tão velho quanto a própria Draenor, já governou Gorgrond. As criaturas da terra fugiam da fúria destrutiva desse magnaron gigante. Mas então veio a Horda de Ferro, aprisionando o monstro e tentando subjugá-lo. Eles não obtiveram sucesso… pelo menos até Gul’dan surgir com um poder vil a que Kormrok não conseguiu resistir.

Visão Geral

Essa é uma luta com poucas habilidades envolvidas, porém o boss interage diretamente com os poços ao redor da sala, fortalecendo suas habilidades dependendo do poço que absorver. É uma luta bem interessante, que exige bastante precisão na questão de posicionamento, saber a hora de stackar e separar, etc. Um dos elementos que mais me chamou a atenção é que existem mecânicas bem importantes nas quais você precisa priorizar sua sobrevivência acima do DPS, e acredito que isso pode ensinar um bocado pra muita gente.

A Sala

Kormrok interage diretamente com o espaço ao seu redor. Existem três poços ao redor, cada um com uma cor e um tipo diferente de energia. Ele usará Salto periodicamente, pulando no poço mais próximo, absorvendo sua energia. Quando ele absorve a energia de um poço, algumas de suas habilidades são modificadas. Ele não pula novamente no último poço para qual pulou, então você terá o boss alternando entre no mínimo dois poços.

Se você pisar em um dos poços, é morte certa.

sala_kormrok

Habilidades

Kormrok possui uma série de habilidades que usará ao longo de toda a luta. Algumas delas, conforme verão, são afetadas pelos poços absorvidos. Além das habilidades usadas em todo o grupo, há habilidades que ele só usará no Tank.

Ódio Mutante – Habilidades usadas no Tank

Essas habilidades se baseiam no último poço para o qual Kormrok saltou. Nunca haverá mais de uma acontecendo ao mesmo tempo:

  • PancadaKormrok usa essa habilidade quando absorve Energia Sombria. Ele causa uma média de 200k de dano de sombra no tank, e joga ele para trás. E quando eu digo pra trás, é pro ooooutro lado da sala.
  • Estouro Explosivo: Kormrok usa essa habilidade quando absorve Energia Explosiva. Ele enraíza o tank, que após 10 segundos explode, causando 180k de dano de fogo em todos num raio de 40 metros.
  • Esmagamento Imundo: Korkmrok usa essa habilidade quando absorve Energia Imunda. Uma Mão Imunda prende o tank, causando 50k de dano físico por segundo até que ela seja destruída.

Toda vez que o tank é atingido por uma dessas habilidades, ele é afetado por Toque Vil, um debuff com duração de um minuto que aumenta todo o dano mágico recebido pelo alvo em 50%.

Habilidades usadas no grupo

Fora as habilidades usadas no tank, existem mais três habilidades que Kormrok usa no grupo constantemente. É importante lembrar que os fortalecimentos de habilidades não se sobrepõe: ou seja, se ele absorveu energia sombria e depois energia explosiva, o fortalecimento da energia sombria desaparece e dá lugar ao fortalecimento provocado pela explosiva. Porém, ele continua usando as versões “normais” das demais habilidades.

  • Esmurrar: Kormrok bate no chão várias vezes, fazendo os jogadores pulsarem causando 50k de dano físico por segundo a todos os aliados num raio de 4 metros, durante 5 segundos. Essa é a única habilidade que não muda, não importa o poço absorvido.
  • Derramamento Vil: Kormrok faz com que diversas ondas saiam do Poço Sombrio. Essas ondas percorrem a sala em padrões erráticos, causando 90k de dano de sombra aos jogadores que encostarem nelas.
    • Quando a Energia Sombria é absorvida, os próximos 4 usos de Derramamento Vil fazem com que as ondas saiam de todos os poços da sala ao mesmo tempo.
  • Runas Explosivas: O boss cria uma série de runas explosivas no chão. Essas runas se expandem e detonam após 15 segundos, causando 220k de dano de fogo em todos no grupo. Os jogadores podem pisar nas runas para explodí-las antes do tempo, recebendo 185k de dano de fogo numa área de 10 metros. Ou seja, ao invés do grupo inteiro receber o dano, serão apenas os que pisarem nas runas.
    • Quando a Energia Explosiva é absorvida, os próximos 4 usos de Runas Explosivas fazem com que uma nova runa ressurja na frente das runas que foram explodidas. Elas não ressurgem em cima das outras, e só param de ressurgir quando tiver apenas uma runa restante.
  • Mãos Agarradoras: Kormrok invoca uma série de mãos que agarram todos jogadores (exceto o Tank), prendendo-os no lugar. Elas causam 55k de dano físico a cada 3 segundos, até serem destruídas, e 40k numa área de 4 metros em torno dos jogadores ao emergir.
    • Quando a Energia Imunda é absorvida, os próximos 4 usos de Mãos Agarradoras fazem com que as mãos puxem os jogadores gradualmente para o poço mais próximo. Como eu disse antes, pisar no poço = morte.

Quando Kormrok chega a 30% de vida, ele é afetado por Enfurecer, aumentando sua aceleração em 30% e fazendo com que ele use suas habilidades com maior frequência.

Estratégia

Primeiramente, você pode manipular os poços para os quais o Kormrok vai saltar (é só manter o boss perto do poço desejado). Só tenha em mente que ele não vai saltar para o mesmo lugar duas vezes seguidas. Eu não vou dizer “comece nesse, depois pule para esse”, porque essa escolha depende do seu grupo.

Independente de qual ordem você escolher, todos devem se separar na hora de Esmurrar, e os Healers devem coordenar cooldowns. Os Tanks devem realizar a troca de taunts a cada 1 ou 2 stacks de Toque Vil.

No Poço Imundo

Na hora do lançamento de Mãos Agarradoras, fiquem ligeiramente stackados em um ponto pré determinado próximo ao centro da sala (os melees também), mas não TÃO em cima uns dos outros. Os healers devem proteger os membros do grupo com cooldowns defensivos para reduzir o dano das mãos que emergem. Logo que as mãos surgirem, façam a festa do AoE. Gastem tudo e libertem-se o mais rápido possível. Um lançamento de Esmurrar virá logo em seguida, então já separem-se quando estiverem soltos — se não forem rápidos o suficiente, a chance de wipar é grande. Antes de voltar a bater no boss, matem rapidamente a Mão Imunda que está prendendo o tank (ela surge praticamente ao mesmo tempo das Mãos Agarradoras). Os melees terão que esperar o Esmurrar acabar para bater na mão que prende o tank, ou causarão muito dano extra nele.

No meio tempo entre essas habilidades, selecione alguns jogadores (5 ou 6) para pisar em cima das Runas Explosivas antes que os 15 segundos se passem. Usem um cooldown defensivo ao passar pelas runas, pois o dano ainda é forte. Na hora do Derramamento Vil, priorizem a sobrevivência e escapem das ondas. Quanto mais longe do poço sombrio você estiver, mais fácil fica de escapar.

No Poço Sombrio

O Tank deverá ficar com as costas viradas para uma parede, ou a Pancada poderá jogá-lo em cima de algum poço. Quando o Derramamento Vil começar, priorizem MESMO sua sobrevivência, pois haverá ondinhas para todos os lados. Coloque a câmera virada de cima para baixo, para poder observar melhor o movimento das ondas.

No meio tempo entre essas habilidades, selecione alguns jogadores (5 ou 6) para pisar em cima das Runas Explosivas antes que os 15 segundos se passem. Usem um cooldown defensivo ao passar pelas runas, pois o dano ainda é forte. Na hora das Mãos Agarradorasfiquem ligeiramente stackados em um ponto pré determinado próximo ao centro da sala (os melees também), mas não TÃO em cima uns dos outros. Os healers devem proteger os membros do grupo com cooldowns defensivos para reduzir o dano das mãos que emergem. Um lançamento de Esmurrar virá logo em seguida, então já separem-se quando estiverem soltos — se não forem rápidos o suficiente, a chance de wipar é grande.

ondasPrint retirado do vídeo do canal Izzyfurious WoW

No Poço Explosivo

O Tank deverá ficar bem perto da borda da poça. Quando ele lançar Estouro Explosivotodos do grupo deverão correr para o centro da sala, ficando a no mínimo 40 metros de distância (isso vale para os melees também), e esperar a explosão. O off tank pode levar o boss para o centro também para otimizar o DPS.

runa

Print retirado do vídeo do canal Izzyfurious WoW

As Runas Explosivas nessa fase funcionam da seguinte forma: elas surgem meio que em círculo. Os jogadores pisam nelas, e em seguida, uma outra runa surgirá à frente, como um círculo mais fechado. Conforme as pessoas vão pisando e fechando esse círculo, apenas uma runa vai sobrar, e pisar nela impede o próximo ressurgimento.

É algo mais ou menos assim (não são só três levas, gente, isso é só um exemplo do padrão de surgimento):

runas_kormrok

Então basicamente, você vai selecionar as mesmas pessoas que estavam pisando nas runas nos outros poços para ir explodindo as runas, caminhando para frente pra fechar o círculo.

No meio tempo entre essas habilidades, você terá as habilidades dos outros poços. Na hora das Mãos Agarradoras fiquem ligeiramente stackados em um ponto pré determinado próximo ao centro da sala (os melees também), mas não TÃO em cima uns dos outros. Os healers devem proteger os membros do grupo com cooldowns defensivos para reduzir o dano das mãos que emergem. Um lançamento de Esmurrar virá logo em seguida, então já separem-se quando estiverem soltos — se não forem rápidos o suficiente, a chance de wipar é grande. Na hora do Derramamento Vil, priorizem a sobrevivência e escapem das ondas. Quanto mais longe do poço sombrio você estiver, mais fácil fica de escapar.

Enfurecer

Quando Kormrok chegar a 30% de vida e entrar na fase de Enfurecer, é a hora da Sede de Sangue/ Distorção Temporal/ Heroísmo. Matem o boss antes que ele te mate, com muita atenção às habilidades, que ocorrerão cada vez mais rápido.

Estratégia em Vídeo