X
Este é o 12º artigo de 15 posts da série Destronando o Rei Trovão.

Olá Azerothianos! Hoje, nos despedimos do Trono do Trovão com o último boss, que é Lei Shen, no modo normal de 10 jogadores.


A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Muitas mecânicas… Atenção em tudo!

Essa luta possui uma grande quantidade de coisas com as quais prestar atenção. Mas o que facilita a sua vida ao lidar com elas é o fato delas quase sempre seguirem um padrão. Tirando as fases de transição, você tem um bom controle de qual será a próxima habilidade, e timers de addons como DBM e BigWigs ajudam muito. O que nos garantiu a kill foi: Tanks pegarem o timing certo para mover o boss e coordenação dos DPS e Healers nas fases de transição. Ah, é claro, identificar qual habilidade era mais problemática foi primordial, pois com base nisso escolhemos os condutos que seriam desativados.

Condutos de Energia

Há quatro pilares, cada um em um dos cantos da sala. Eles são condutos de energia. Enquanto Lei Shen estiver no alcance de um desses condutos, ele irá carregá-lo com eletricidade, e ganhará a habilidade específica daquele pilar. Quanto mais tempo Lei Shen ficar em um conduto, mais energia ele gerará, aumentando a força da habilidade até que o nível suba e a habilidade específica se torne mais problemática. Isso significa que os Tanks deverão caminhar com Lei Shen sempre que a energia de um pilar começar a aumentar muito.

Se Lei Shen não estiver conectado a nenhum conduto, ele canalizará Energia Descarregada, causando dano de natureza na raid a cada meio segundo, até que ele seja conectado a outro pilar.

  • Conduto Norte: Choque Estático

O conduto norte é o do Choque Estático. Ele aplicará um debuff em um alvo aleatório, que fará com que após 8 segundos ela exploda, recebendo uma alta quantidade de dano que é dividida entre jogadores que estiverem a menos de 8 jardas de distância. Os jogadores devem todos se agrupar no alvo para dividir o dano. Aqueles que possuírem algum cooldown efetivo de defesa (Bloco de Gelo de Magos, Dispersão de Sacerdotes de Sombra, Manto das Sombras de Ladinos, etc.) devem se afastar do grupo e levar a explosão sozinhos.

No Nível 2, a habilidade atinge mais pessoas por vez e o dano é ainda maior.

  • Conduto Leste: Corrente da Difusão

O conduto leste é da Corrente da Difusão. Lei Shen causará dano em um alvo aleatório e invocará um add chamado Raio Difuso no local. Para cada pessoa num raio de 10 jardas do jogador alvo, o dano se propagará e mais adds surgirão. Mantenha-se a 10 jardas de distância nessa plataforma para minimizar o aparecimento de adds. O Tank deve tauntá-los e mata-los sozinho se surgirem.

No Nível 2, os adds que surgirem serão mais fortes que os anteriores.

  • Conduto Sul: Sobrecarga

O conduto sul é da Sobrecarga. Lei Shen selecionará um jogador aleatório, impedindo que ele se mova por 6 segundos. Após os 6 segundos, o jogador emanará uma onda de energia, dando uma quantidade moderada de dano a jogadores atingidos e stunando-os por 3 segundos. Se você estiver bem em cima da pessoa (que ficará grandona) você não será stunado nem tomará dano.Todos os DPS e Healers devem stackar na pessoa para não serem stunados, e os healers devem dispellar os tanks stunados rapidamente.

No Nível 2, a Sobrecarga terá como alvo um membro de cada plataforma toda vez que for lançada.

  • Conduto Oeste: Seta Propagante

O conduto oeste é da Seta Propagante. Nessa habilidade, 3 bolinhas irão em direção ao chão em lugares aleatórios da plataforma. Um redemoinho azul indica o ponto de impacto. Se não houver ninguém no ponto de impacto para interceptar a bolinha, um add grande chamado Poder Latente surgirá. Além disso, a bolinha que não foi interceptada cairá novamente, até que alguém a pegue. Dividam-se e peguem as bolinhas.

No Nível 2, o dobro de bolinhas cairá por vez, e os adds que surgirem serão mais fortes.

Fase Principal 1

Além das habilidades dos condutos (que existirão quando Lei Shen estiver conectado ao pilar específico), Lei Shen possui três habilidades que persistirão durante toda a primeira fase:

  • Trovejado: Lei Shen marcará um local de um jogador aleatório para arremessar sua arma. Quem ficar em cima do ponto de impacto levará 1 milhão de dano. O dano é reduzido conforme você se afasta desse ponto de impacto. Portanto, se aparecer o raio no chão, corra! Os DPS Ranged e Healers devem ficar afastados dos Tanks para que a habilidade não cause muito dano a eles.
  • Trovão Estrondoso: Ele costuma usar essa habilidade somente nos jogadores corpo-a-corpo. Ele criará uma zona de raios embaixo da pessoa que dá uma altíssima quantidade de dano a quem ficar em cima. É só sair de cima.
  • Decapitar: Lei Shen usará essa habilidade no Tank atual. Após alguns segundos, Lei Shen lançará seu machado na direção do Tank, causando uma quantidade absurda de dano, e aumentando o dano físico recebido pelo jogador em 50% durante 30 segundos. Nessa hora, o Tank alvo de Decapitar deve correr para bem longe do boss, bem longe mesmo, pois o dano diminui conforme o alvo se afasta de Lei Shen. O outro Tank deve estar preparado para tauntar o boss logo que ele usar essa habilidade.

O pilar que tiver mais energia na fase 1 será desativado após a primeira fase de transição. Portanto os Tanks devem permanecer com Lei Shen no pilar que será desativado um pouco mais de tempo, para garantir que ele terá mais energia que os outros, mas sem subir seu nível. Procure iniciar a luta no conduto que irão desabilitar, e movam Lei Shen para o próximo quando ele tiver 90 de energia. Nos demais condutos, mova-o quando ele tiver 80 de energia.

Fase de Transição 1

Quando Lei Shen chega a 65% de vida, é iniciada a primeira fase de Transição, que dura 45 segundos. Nessa fase ele ativará os 4 condutos de uma vez, e lançará as habilidades em ordem aleatória, em plataformas aleatórias. Nessa fase será necessário separar a raide em 4 grupos, sendo 2 grupos de 3 pessoas e 2 grupos de 2 pessoas. Procure espalhar os healers, e o grupo que não tiver healer deve ter um tank ou uma classe que ofereça um pouco de cura.

Em cada plataforma, os grupos deverão ficar atentos para lidar com as habilidades dos condutos. Mantenham-se a 10 jardas de distância para evitar que apareçam muitos adds da Corrente da Difusão. Tomem cuidado com o Choque Estático. Se puderem levar o dano sozinho com cooldowns, façam-no. Caso contrário, stackem para dividir o dano.

Quando alguém do seu grupo for afetado por Sobrecarga, stacke na pessoa para não ser stunado, e tome cuidado com as Sobrecargas das outras plataformas. Por fim, dividam-se e interceptem as bolinhas da Seta Propagante, ou terão problemas. Essa fase depende muito da comunicação entre o grupo.

Ao fim da fase de transição, o conduto que possuía mais energia será desativado, e sua plataforma ficará eletrificada. Quem for para esse local levará dano de natureza por segundo. Os outros condutos que permaneceram ativos terão sua energia resetada para zero.

Fase Principal 2

Os Tanks deverão circular com Lei Shen pelas 3 plataformas restantes. Essa fase se estende até Lei Shen chegar a 30% de vida, portanto será necessário subir um nível de um conduto, pois é necessário bastante DPS para deixa-lo com esse tanto de vida antes que algum conduto seja upado. Eu recomendo a Sobrecarga, pois no nível 2 é a que menos causará problemas, basta as pessoas stackarem para não serem stunadas, como antes.

Nessa fase, além das habilidades específicas dos condutos como antes, Lei Shen terá novas habilidades, substituindo as habilidades da fase :

  • Talho de Fusão: Lei Shen dará um golpe no Tank, jogando-o para bem longe e aplicando um debuff que aumenta o dano do próximo Talho de Fusão em 50%. Isso vai requerer troca de taunts. O Tank que for o alvo deve estar bem posicionado para não voar para fora da plataforma. Não fique virado de costas para as bordas.
  • Evocar Esfera de Raios: Lei Shen cria um add no local de cada jogador e causa dano a outros jogadores num raio de 6 jardas do ponto de criação do add. Quando os adds surgirem, todos devem stackar no pé do boss e matá-los.
  • Chicote de Raio: O Rei Trovão levanta seu chicote e bate-o com força, causando uma imensa quantidade de dano a jogadores atingidos. Uma animação mostra o local que será atingido pelo chicote por alguns segundos, tornando perfeitamente possível desviar do golpe. Ele deixará marcas de raio no chão por alguns segundos, que causam uma pequena quantidade de dano a quem ficar em cima.

Normalmente ele usará Evocar Esfera de Raios e pouco tempo depois o Chicote de Raio. Portanto fiquem a 6 jardas de distância de cada um, stackem no pé do boss quando surgirem os adds, matem-nos, fujam do chicote e separem-se. Sem se esquecer, é claro, das mecânicas específicas dos condutos no meio disso tudo.

Fase de Transição 2

Quando Lei Shen chega a 30% de vida, ele entra na segunda fase de transição. Os grupos agora serão um de quatro pessoas e dois de três pessoas, uma vez que não há mais uma plataforma.

Essa Fase é praticamente igual à Fase de Transição 1, mas com algumas peculiaridades. Primeiramente, você não terá mais que lidar com a habilidade do conduto que foi desabilitado. Segundo, um dos seus condutos terá subido para o Nível 2, portanto a habilidade em questão estará mais forte.

Essa Fase dura 45 segundos, assim como a outra Fase de Transição.

Ao fim dessa fase de transição, o conduto que possuía mais energia será desativado, e sua plataforma ficará eletrificada.

Fase Final

Lei Shen absorverá a energia de todos os condutos, portanto você não terá mais que lidar com nenhuma das habilidades específicas dos pilares.

Nessa Fase ele usará apenas quatro habilidades:

  • Poder Esmagador: Lei Shen usa essa habilidade no Tank, deixarando um dano periódico de natureza a cada ataque corpo-a-corpo. Esse dano é propagado a aliados próximos, portanto os DPS melee e o outro Tank não devem ficar muito perto. Essa habilidade vai requerer troca de taunt, recomendo trocar com uma média de 10 stacks, ou quando os stacks do outro tank resetarem.
  • Ventania Violenta: Lei Shen usará essa habilidade com frequência, empurrando os jogadores em uma direção aleatória e dando stacks de um dano periódico de natureza. Quando mais stacks, mais dano, que se acumulam até o fim da luta.
  • Trovejado: Igual ao da primeira fase, porém dando mais dano.
  • Evocar Esfera de Raios: Igual ao da segunda fase.
  • Chicote de Raio: Igual ao da segunda fase.

Quando ele usar Evocar Esfera de Raios, junte no pé do boss para matar os adds, em seguida fuja do Chicote de Raio e corra para bem longe do boss para que o Trovejado, caso caia em você, não mate os Tanks.  Você fará essa sequência até matar o boss, pois ele usará as habilidades sempre nessa ordem. Essa é a fase do Bloodlust/Time Warp ou Heroism, para queimá-lo rápido, antes que a cura fique muito pesada devido a muitos stacks de Ventania Violenta. Basta seguir a mecânica e matar o boss.

Escolhendo os Condutos

A escolha do conduto a ser desativado é o elemento mais importante da luta. Você pode escolher analisando habilidade que mais trouxe problemas ao core. Nós escolhemos desabilitar primeiro a Seta Propagante, poupando-nos de interceptar as bolinhas na segunda transição, e subimos para o Nível 2 a Sobrecarga por ser a habilidade menos problemática ao alcançar o segundo nível.

Estratégia em Vídeo

Eis o vídeo da luta, com narração em PT-BR. Se você tiver alguma dúvida ou crítica construtiva, deixe nos comentários ou mande um whisp ingame (:

Espaço do Leitor

Pois é, o Trono do Trovão chegou ao fim… Pelo menos no modo normal! Agora é o início da progressão heróica. Então quero saber o que preferem!

Você, Leitor, qual desses você mais quer? 

a) Quero os Guias com seção Heróica conforme você for matando na nova dificuldade!

b) Quero os Guias das Raids anteriores!

Deixe sua resposta nos comentários! Obrigada por acompanharem a série do Trono do Trovão! Boa kill, bom loot e boa progressão a todos <3