X
Este é o 4º artigo de 15 posts da série Destronando o Rei Trovão.

Olá Azerothianos! Espero que estejam todos bem. Hoje vou falar do quarto boss do Trono do Trovão, que é Tórtus, no modo normal de 10 jogadores.


A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Melees, fora!

Pois é, essa é uma luta na qual você vai encontrar mais dificuldades se tiver mais do que 2 DPS corpo-a-corpo [Melees]. Esses DPS não conseguem bater nas tartaruguinhas, que são a chave da mecânica, e o final acaba sendo bem conturbado. Os DPS Lançadores de Feitiços [Casters] também tem alguns problemas em manter DPS por causa da constante movimentação (vulgo eu). Não fiquem chateados se o Tank estiver entre os Top DPS dessa luta…É normal. A quantidade de dano que tomam é absurda, e quanto mais dano eles tomam, mais conseguem bater. Não é uma luta difícil, só requer coordenação. E mira. Não faça como eu, que wipou o grupo em 7% porque chutei o casco para a parede…

Tórtus

Tórtus é uma enorme tartaruga (orly?) que guarda a entrada da caverna que leva ao próximo boss. Ele não se move durante toda a luta, mas se não houver ninguém no alcance corpo-a-corpo [Melee] do boss, ele usará Fúria Crescente. Isso aumentará seu ganho de energia imensamente, e isso é bem ruim por causa de uma habilidade específica que explicarei mais adiante. O Tank Principal deverá ficar com o boss durante toda a luta, não havendo troca de taunt. Tórtus possui as seguintes habilidades:

  • Mordida Dolorosa: Causará uma quantidade absurda de dano físico ao tank, portanto ele deverá estar preparado com suas habilidades de mitigação. Healers devem ficar atentos para aplicar escudos se necessário.
  • Desmoronamento: Usada constantemente durante a luta, fará com que estalactites caiam no chão, dando uma altíssima quantidade de dano a quem estiver num raio de 5 jardas do impacto. O chão é marcado de azul com uma boa antecedência mostrando os pontos de impacto. Basta sair de cima. Se possível, corra para longe, bem longe mesmo, pois parte do dano ainda será levado por aqueles que estiverem num raio de 20 jardas.
  • Pisada Terremoto: Stunará os jogadores por 1 segundo, e aumentará a quantidade de estalactites que caem do teto por 8 segundos. Além disso, ela dará uma quantidade de dano equivalente a 65% dos pontos de vida de cada jogador, portanto, os healers devem revezar cooldowns de cura a cada pisada.
  • Sopro Pétreo Furioso: Um sopro mega-blaster-from-hell que ele usará quando sua barra de energia chegar a 100. Ele causa uma média de 350k de dano a cada meio segundo durante 4 segundos. Acho que nem preciso dizer que ele não pode de jeito nenhum usar essa habilidade, ou causará um wipe. Para isso, é necessário usar a habilidade extra que todos ganham nessa luta, que é Chutar Casco.

Tartaruguinhas!

A cada 1 minuto, Tórtus usará o Chamado de Tórtus, que invoca três Tartaruguinhas chamadas Tartagira. Elas dão dano e jogam para cima quem encostar nelas através de seu Casco Giratório, o que torna os DPS corpo-a-corpo [Melee] desfavorecidos nessa luta. Elas se fixam em um alvo aleatório e o perseguem. Os DPS de longo alcance  [Ranged] devem bater até que elas cheguem a zero de pontos de vida. Nesse momento, elas não morrem, mas usam a habilidade Bloqueio de Casco. Elas entram em seu casco, tornam-se imunes a dano e ficam paradas durante o resto da luta, permitindo que sejam chutadas.

Chutando o Casco

Como eu tinha dito antes, para interromper o mega-blaster-from-hell Sopro Pétreo Furioso, é necessário usar Chutar Casco. Portanto, o que você deverá fazer é bater na Tartagira até que ela entre no casco, e chutá-la enquanto Tórtus casta o Sopro usando a habilidade extra.

Preparar, apontar…fogo!

Aqui é a hora em que você vai testar sua mira. A Tartagira será chutada de acordo com a direção em que você se posiciona. Portanto, se você chutar ela para a parede, você não interromperá Tórtus, e o mega-blaster-from-hell Sopro Pétreo Furioso vai wipar a raid. Além de interromper o cast, a tartagira aplica Concussão de Casco aos inimigos que atinge no chute. Isso aumentará o dano que os inimigos receberão em 25% durante 20 segundos. Selecione duas pessoas responsáveis por chutar as Tartagiras para interromper o boss, e procure deixar uma ou duas Tartagiras paradinhas no casco como reserva caso vocês não consigam matar a próxima leva a tempo do sopro. O responsável por chutar deverá se posicionar da maneira correta para o chute quando o boss estiver em 90 de energia. Lembre-se que ela tem um tempo de percurso até o boss, portanto, se ela estiver mais perto do fundo da sala, você pode chutá-la quando Tórtus tiver 98 de energia. Vai por mim, dá o tempo certinho. O cast e o ganho de energia são relativamente rápidos.

A primeira tartagira…!

A primeira Tartagira costuma ser o maior problema, pois ela entra no casco muito próxima do tempo do primeiro sopro. Por isso eu recomendo usar Time Warp/Bloodlust/Heroism logo que o boss for puxado. Elas tomam slow, lembrem-se disso. Na primeira Tartagira, os DPS melee e o Off tank deverão ajudar o quanto possível.

Morcegos!

Temos mais um elemento na luta, que são os Morcegos Vampiros da Caverna. Quando surgirem, o Off tank deve correr para tauntá-los, e deve procurar tanká-los colado no boss, para que quando a Tartagira for chutada ela também atinja os morcegos e aplique Concussão de Casco. O Off tank deverá estar sempre com mais de 350k de vida, ou os morcegos aplicarão Drenar Vida, que aumentará o dano que dão em 25% e roubando a vida do alvo. Sempre que os morcegos surgirem, um dos healers deverá ficar atento para manter a vida do Off tank no máximo.

Resumo de Funções

  • Tanks: Não há troca de taunt nesse boss. O tank principal ficará sempre em Tórtus, e o off tank pegará os morcegos. O Tank principal deverá mitigar o dano da Mordida Dolorosa como puder. O Off Tank deverá ficar atento para pegar os Morcegos quando surgirem, e usar cooldowns de defesa para que sua vida não fique abaixo de 350k.
  • DPS Corpo-a-Corpo [Melee]: Foquem-se nos morcegos, e quando não houver nenhum vivo, no boss. Ajudem como puderem na primeira Tartagira que surgir.
  • DPS de Longo Alcance [Ranged]: Foquem-se nas tartarugas, depois nos morcegos, e se não houver nenhum dos dois vivos, no boss.
  • Healers: Coordenem cooldowns de cura para cada Pisada Terremoto, e deixem uma pessoa responsável por manter a vida do Off Tank no máximo quando os morcegos surgirem
  • Para TODOS: Não sejam atingidos pelas estalactites…Por favor.

Estratégia em Vídeo

Como sempre, o vídeo que gravei da luta com estratégia narrada em PT-BR. Lembrando que nenhuma tartaruga foi ferida durante as filmagens.

Obrigada por assistirem/lerem, até a próxima!