X
Este é o 10º artigo de 15 posts da série Destronando o Rei Trovão.

Olá Azerothianos! Hoje venho falar do décimo boss do Trono do Trovão, que é o Qon de Ferro, no modo normal de 10 jogadores.


A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Moral da história: Sai do fogo

A luta não é difícil em si. Quando estudei a luta, pensei: “Ferrou”. Pensei que íamos travar nele, mas foi tranquilo, com poucos wipes. O dano é bem alto na primeira fase, mas é perfeitamente contornável se o pessoal sair do fogo. Nas outras fases também. Como disse nosso líder do core…”Sai do fogo de fogo, sai do fogo de raio, sai do fogo de gelo”. É uma luta de coordenação e organização, e que exige um bocadinho dos DPS e Healers.

Ah, se você conseguir evitar de pisar em todos os tipos de linhas e não for pego por nenhum tornado, ganhará a conquista Sai pra lá. Ela só depende de você.

Visão Geral

Essa é uma luta de quatro fases. Nas três primeiras fases ele estará montado em cada um de seus Quillens e terá habilidades diferenciadas.

Durante todas as fases da luta, o Qon usará a habilidade Empalar no tank, que deixa um debuff que causa 50k de dano a cada 2 segundos e stacka. Os tanks devem trocar o taunt a cada 2 stacks.

Fase 1: Ro’shak, o Clarão Derretido

Na primeira fase, o Qon estará montado no Quillen de fogo Ro’shak. Ele possui uma barra de energia que aumenta conforme o tempo. Se essa energia chegar a 100, causará a Sobrecarga Derretida, que fará com que Ro’shak comece a usar Inferno Derretido, que causará 100k de dano de fogo em todos da raide, consumindo 10 de energia, até que ela chegue a zero. Você não quer, de forma alguma, que ele chegue a 100 de energia, ou a Sobrecarga wipará a raide. Para isso, você deverá fazer com que Ro’shak consuma sua energia.

Habilidades

  • Chama Liberta: Causa uma média de 600k de dano e consome 30 de energia. Ele só usa essa habilidade em um grupo de pelo menos 3 jogadores que estejam a menos de 10 jardas de distância de cada um, e o dano é dividido entre os membros desse grupo. A cada vez que a pessoa tomar a Chama Liberta, ela receberá o debuff Calcinado, que aumenta o dano de fogo recebido em 5%.
  • Cinzas Flamejantes: O Qon usará periodicamente Arremessar Lança durante as 3 primeiras fases. Essa habilidade faz com que ele mire num jogador e jogue sua lança nele, causando uma grande quantidade de dano no ponto de impacto.  Nessa fase, linhas de magma sairão da lança, atrapalhando o caminho dos jogadores. Passar por cima do fogo te dará um stack do debuff Cinzas Flamejantes, que causa 10k de dano de fogo por segundo, por stack durante 15 segundos.

Estratégia

Você deverá definir 3 grupos, sem incluir o tank, colocando obrigatoriamente um healer em cada grupo. Todos devem ficar a 10 jardas de distância de cada um. No início da luta, o primeiro grupo deverá se juntar e receber Chama Liberta até atingir 3 stacks de Calcinado. Quando chegarem a 3 stacks, o primeiro grupo se afasta e o segundo grupo se junta até receber 2 stacks. Quando isso acontecer, o segundo grupo se separa e o terceiro grupo se junta até chegar em 2 stacks. Quando isso ocorrer, os stacks do primeiro grupo já terão resetado, e eles devem stackar até 2 novamente. Essa ordem continua até matar Ro’shak.

Se precisar passar em cima das linhas de magma para stackar com seu grupo, faça isso rapidamente. Lembre-se que você só precisa estar a menos de 10 jardas para stackar, e não em cima dos outros. As vezes nem será necessário atravessar o fogo.

Fase 2: Quet’zal, o Tempestário

Quando Ro’shak morre, o Qon monta o segundo Quillen. Quet’zal é o Quillen da Tempestade, que usará ataques de eletricidade.

Habilidades

  • Raio Propagante: Um debuff que eletrifica e stuna um alvo aleatório. É necessário que um membro do grupo clique na pessoa para soltá-la. Uma vez solta, a pessoa ficará afetada pelo debuff, que é um dano periódico de natureza. Ficar a menos de 10 jardas da pessoa afetada pelo debuff fará com que você também seja afetado. Ou seja, na hora de soltar a pessoa presa, você já ficará “sujo”.
  • Nuvem Tempestuosa: O Qon de Ferro usará Arremessar Lança nessa fase também, mas as linhas que sairão da lança serão de raios. Quem ficar em cima será afetado por Nuvem Tempestuosa, que causa dano enquanto você permanecer em cima, stacka, e se chegar a 3 stacks, te stuna por 20 segundos. É só não ficar em cima.
  • Tempestade de Vento (!): 50 segundos após o início dessa fase, o boss usará a Tempestade de Vento. Ele puxará todos para um ponto da sala e criará diversos Ventos Velozes. Se alguém for pego por um desses tornados, ficará stunado por alguns segundos e será carregado com o tornado. Durante os 20 segundos da tempestade, quem permanecer próximo ao centro onde todos foram puxados levará 50k de dano a cada 2 segundos, e terá seu dano, absorção e cura reduzidos em 80%.

Estratégia

Todos devem ficar a 10 jardas de distância para minimizar as pessoas afetadas por Raio Propagante. Se alguém perto de você ficar preso, clique para soltá-lo, mesmo que isso signifique que você pegará o debuff.

Quando a Tempestade de Vento ocorrer, todos devem correr para o fundo da sala, pois há menos tornados lá. Eu recomendo que, se houver um bruxo no grupo, ele faça um portal que leve até lá. Os healers devem ter prioridade nesse portal, junto com outras duas pessoas que não possuam habilidades efetivas que permitam correr.

Pra quem for na raça, uma dica: Não corra pelo centro, a chance de ser pego pelo tornado é maior. Vá pela diagonal.

Quando chegarem no fundo da sala, uma dica primordial: Nunca fique perto das paredes, ou o boss corre o risco de resetar. Chegando lá, todos estarão sujos com o Raio Propagante, pois todos terão sido puxados juntos. Mantenha 10 jardas de distância para ficar limpo, liberte as pessoas que forem presas e tome cuidado com as linhas de raio da lança. Ele usará a Tempestade de Vento novamente após um minuto. É só repetir o processo. Não deve haver uma terceira Tempestade de Vento, pois isso significará que o DPS está muito baixo. Alguns tornados continuarão na sala até o final da luta. Tome cuidado com eles.

Fase 3: Dam’ren, o Sábio Congelado

Quando Quet’zal morre, o Qon monta o terceiro e último Quillen, que é Dam’ren, o sábio congelado. Essa é a fase mais tranquila de todas. Ainda deverão ter pessoas afetadas pelo Raio Propagante da segunda fase, então mantenham a distância até todos estarem limpos.

Habilidades

  • Resistência Congelada: Um buff passivo de Dam’ren que faz com que 2% de todo o dano seja refletido. Isso definitivamente não é um problema, então pode ignorar.
  • Sangue Congelado: O boss continuará usando Arremessar Lança nessa fase, mas os raios que sairão da lança serão de gelo. Quem ficar em cima, além de levar dano, receberá um stack do debuff Sangue Congelado. Esse debuff é bem problemático, pois diminui sua velocidade de movimento, de ataque e de lançamento de feitiços em 25% por stack, reduzindo bastante o DPS e a cura caso alguém seja afetado. É só não ficar em cima. Você será stunado por 20 segundos se levar o 4º stack.
  • Congelamento: Dam’ren usa essa habilidade em um alvo aleatório, gerando um debuff. Esse debuff expira entre 1 e 5 segundos, e causa 50k de dano em todos da raide.
  • Zona Morta: Ele colocará um escudo em dois lados aleatórios de seu corpo durante 10 segundos, impedindo que ele receba dano desses respectivos lados durante sua duração.

Estratégia

Sangue Congelado é um dos maiores problemas, então não fique em cima de forma alguma.

A Zona Morta pode ser um problema no início da fase, pois todos terão que esperar o debuff da fase anterior sumir. Se não houver como se mexer, é só esperar o escudo acabar.

No geral, não há muitos problemas nessa fase. Quando o debuff da fase anterior some, tudo fica mais simples e o DPS é otimizado. Healers devem aproveitar para recuperar a mana nessa fase.

Fase 4: Qon de Ferro

Quando Dam’ren morre, você luta contra o próprio Qon de Ferro. Como provavelmente todos já estarão sem o debuff da segunda fase, fiquem stackados no pé do boss para facilitar a cura.

Habilidades

  • Incendiar Ciclone: Faz com que um dos tornados que ainda estão na sala comece a explodir, causando dano na raide.
  • Ciclone Gélido: Dá poder de gelo a um dos tornados que ainda estão na sala. Se algum jogador for pego por esse tornado, ele será stunado e perderá 5% de sua vida a cada 2 segundos.
  • Raiva Crescente: O Qon usa essa habilidade a cada 10 segundos. Essa habilidade aumentará o dano que ele causa e sua velocidade de ataque em 10% por stack, e acumula até que ele seja morto.
  • Punho Esmagante: Usada a cada 20 segundos, causará uma enorme quantidade de dano em todos na raide durante 7.5 segundos.

Estratégia

Não seja pego por nenhum tornado, e tome cuidado com as linhas de gelo que estiverem na sala, da fase anterior. Será necessário coordenar cooldowns de cura no Punho Esmagante, pois a Raiva Crescente fará com que a habilidade dê mais dano a cada uso.

A fase é simples, apesar de ser intensa. Basta curar forte, bater forte e matá-lo.

Nunca, nunca fique perto das paredes, ou o boss corre o risco de resetar.

Queimando Recursos

No meu Core, usamos o Bloodlust/Time Warp/Heroism na primeira fase, que para nós foi a mais intensa, mas você também pode usar nessa última fase. Se o DPS não estiver muito bom, você conseguirá usar na primeira e na última fase, pois já terão se passado 10 minutos.

Estratégia em Vídeo

Eis a estratégia em vídeo, narrada em PT-BR. Se tiverem alguma dúvida, deixe nos comentários ou mande um whisp ingame. Obrigada por lerem/assistirem, boa kill e bom loot a todos (: