X
Este é o 3º artigo de 15 posts da série Destronando o Rei Trovão.

Olá Azerothianos do meu coração! Hoje trarei para vocês o terceiro boss do Trono do Trovão, que é o Conselho dos Anciões, no modo normal de 10 jogadores.

A composição do grupo no Conselho foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Concentração!

Talvez esse boss tenha sido mais difícil que Horridon para meu Core. Não pela dificuldade do boss em si, mas foi nele que nós explodimos como players e deixamos claras nossas frustrações. Foi um longo período de conversas, auto-avaliações, e que supriu uma necessidade que tínhamos há muito tempo: concentração. Depois de resolver as diferenças, fomos para o boss com outra postura, com foco. E não foram muitas tentativas até que ele morresse, depois disso. O cenário ainda não está perfeito, mas caminha rumo a um lugar melhor ^^

Ele está de volta!

Lembram de Gara’jal, o Atador de Almas, das Galerias Mogu’shan? Pois é, ele está de volta em espírito. Esse maldito Gara’jal dará poder a cada um dos trolls durante a luta, um por vez. Enquanto estiverem possuídos, os trolls ganharão habilidades únicas, e ganham uma barra de energia . Quando essa energia chega a 100, o troll para de usar suas habilidades e começa a lançar Poder Sombrio, que causa 5.500 de dano por segundo em todos os membros da raide – e você não quer que ele chegue em 100 de energia!. Para romper a possessão, é necessário tirar 25% da vida do boss.

Por exemplo, se o troll for possuído com 40% de vida, você precisa deixá-lo com 15% de vida.

O troll possuído ganhará 3 de energia a cada 2 segundos, o que te dá um total de 67 segundos para tirar esses 25% de vida. Quando a possessão é rompida, o troll ganhará um stack de Presença Persistente, que aumenta o dano causado por ele em 5% e sua geração de energia negra também em 5%, e Gara’jal pulará para o próximo troll.

Rei do Gelo Malakk

Ma’lakk é o primeiro a ser possuído, e possui as seguintes habilidades:

  • Ataque Frígido: Um debuff aplicado no tank que ao chegar em 15 stacks, petrifica o alvo. Isso vai requerer troca de taunt. Façam isso quando estiverem entre 10 e 12 stacks.
  • Frio Penetrante: Causa uma alta quantidade de dano a um jogador aleatório e a todos os jogadores num raio de 4 jardas, durante 30 segundos. O jogador afetado deverá se afastar do resto do grupo.

Possessão

Enquanto estiver possuído, o ataque Frio Penetrante se transforma em Queimadura de Frio. Cuidado para não confundir os dois. Assim como o anterior, ele causa dano aos aliados num raio de 4 jardas, porém, ao contrário do outro, você terá que stackar com outras duas pessoas, para que os stacks desse debuff sejam divididos e você não morra. Eu recomendo deixar dois healers juntos sempre, para que a pessoa afetada corra até eles rapidamente. Uma terceira pessoa deverá ser a reserva para stackar caso a Queimadura de Frio afete um desses dois healers.

Kazra’jin

Blanka, digo, Kazra’jin, é o segundo a ser possuído. Ele possui apenas uma habilidade, mas que pode ser uma dor de cabeça para a raide.

  • Investida Impensada: Kazra’jin constantemente rolará de um canto a outro da sala, alvejando um jogador aleatório. Ele causa dano aos jogadores em seu caminho e joga para trás aqueles que estiverem no final. O chão ficará manchado de preto, marcando a trajetória da próxima Investida. Os jogadores terão cerca de 2 segundos para sair da frente.

Possessão

Quando estiver possuído, Kazra’jin continuará usando a Investida Impensada. Porém, ao final de cada Investida, Kazra’jin usará Sobrecarga, ficando stunado por 20 segundos e refletindo 25% de todo o dano tomado. Nessa hora healers deverão ficar espertos, pois os DPS terão que tirá-lo da possessão e não poderão parar de bater.

Alta Sacerdotisa Mar’li

A Alta Sacerdotisa é a terceira da fila. Ela deve ser mantida longe dos outros bosses o tempo todo. Suas habilidades são poderosas e potencialmente problemáticas:

  • Ira dos Loa: Será lançado constantemente. Causa uma quantidade moderada de dano ao tank, e deve ser interrompido sempre que possível, principalmente quando quiser movimentar o boss.
  • Espírito Loa Abençoado: Mar’li invocará um espírito que caminhará em direção ao boss com menos vida, e que o cura em 10% ao chegar. Dois DPS de Longo Alcance [Ranged] devem ser designados para sempre matar o espírito quando ele surgir. Ele toma stun, slow, então abuse disso. Vale lembrar que se ele não morrer em 20 segundos, o espírito pulará e curará automaticamente o boss com menos vida.

Possessão

Quando Mar’li estiver possuída, o Espírito Loa Abençoado se tornará um Espírito Loa Ensombrecido. Ele se fixará num jogador aleatório, e ao chegar a 6 jardas do alvo, mata-o instantaneamente. Quando ele surgir, todos do grupo devem bater até matá-lo, com exceção, é claro, da pessoa fixada, que deverá correr para longe até que o espírito morra. Vale lembrar que assim como o Abençoado, se esse espirito não for morto em 20 segundos, ele pulará no alvo e o matará.

Sul, o Rastejante da Areia

Sul é o quarto troll a ser possuído, e é com certeza o mais problemático. Ele possui as seguintes habilidades:

  • Seta de Areia: Dá uma alta quantidade de dano a um alvo aleatório e a outras pessoas num raio de 5 jardas. Pode e deve ser interrompida sempre que possível.
  • Areia Movediça: Sul invoca uma poça de Areia Movediça no local de um jogador aleatório, que dará dano altíssimo a quem ficar em cima. O alvo da areia movediça também será afetado por Preso, que, como o nome diz, mantém a pessoa presa em cima da areia. Healers devem dispellar isso rapidamente para que a pessoa saia de cima. Além disso, quem ficar em cima receberá stacks de Enredado, que diminui a velocidade de movimento em 15%. Se chegar a 5 stacks, será afetado por Preso.

Possessão

Quando Sul está possuído, todas as poças de areia tornam-se pequenos adds chamados Areia Viva. Quando os adds morrem, deixam para trás poças de Areia Movediça. Além disso, enquanto estiver possuído, Sul usará a cada 40 segundos Tempestade de Areia, dando uma alta quantidade de dano a todos na raide. Toda vez que ele usar a Tempestade, os Adds que estiverem vivos irão se curar em 100% e ganhar um stack do buff Fortificado, que aumenta o dano causado por eles em 100%.

Não deixe Sul ser possuído!

Você não quer, de forma alguma, que Sul seja possuído. Para isso, poderá usar a seguinte estratégia: No início da luta use o Bloodlust, Time Warp ou Heroism e bata em Sul até 85% de sua vida, mas sem queimar seus cooldowns de ataque. Depois desse ponto, virem-se para Malakk, que é o possuído da vez, e queimem seus cooldowns de dano para tirá-lo da possessão o mais rápido possível.

Um DPS, de preferência melee, deverá ficar em Sul o tempo todo. O resto dos DPS deverão continuar a luta normalmente, sempre focando no troll possuído para evitar o Poder Sombrio. Se o DPS da pessoa estiver alto o suficiente, vocês conseguirão matar Sul antes que ele seja possuído. 

Lembrem-se de evitar a areia, a investida, stackar (ou não) corretamente no debuff de gelo, matar o espírito… É, bastante coisa. Mas basta se coordenarem para conseguirem passar por eles facilmente.

Estratégia em Vídeo

Como sempre, aqui a estratégia em vídeo. Eu incluí uma piadinha nele, porque não resisti n_n’

Obrigada por lerem/assistirem, e até Tórtus!