X
Este é o 5º artigo de 15 posts da série Destronando o Rei Trovão.

Olá Azerothianos! Saudades de vocês! Perdoem-me por não ter escrito semana passada, mas é que a vida real tá uma correria. Hoje vou falar do quinto boss do Trono do Trovão, que é Megaira, no modo normal de 10 jogadores.


A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

EU SEI que tem várias estratégias…

Nosso core testou praticamente todas as estratégias recomendadas. Não matar nenhuma Cabeça Congelada, fazer com 4 healers, só matar a 5ª Cabeça Congelada… Até cogitamos ir só com dois healers. A estratégia que vou apresentar foi a que menos nos causou problemas. Conseguimos fazer com 3 healers tranquilamente, não morreu ninguém no final, e a quantidade de debuffs (que antes era maior do que o quanto os healers conseguiam dispellar) foi relativamente suave. Essa é de longe a luta mais intensa para healers até o momento.

Megaira

Megaira é uma Hidra com três diferentes tipos de cabeças. A Cabeça Congelada, a Cabeça Venenosa, e a Cabeça Flamejante. Escondidas na névoa existem várias outras cabeças dos mesmos tipos.

Alguns pontos importantes: Primeiramente, as cabeças não compartilham vida. Sempre haverá duas cabeças atacáveis na plataforma, e quando uma delas é morta, a cabeça que ficou viva ressurgirá com 100% da vida, e junto com ela surgirá uma nova cabeça, diferente das duas que estavam na combinação anterior. Quando você mata uma cabeça, ela vai para o fundo da caverna, tornando-se inatacável, e lança habilidades de longe. No total, é necessário matar sete cabeças de Megaira. Ou seja, no final da luta você terá seis cabeças extras lançando habilidades de longe.

Habilidades em Comum

  • Frenesi da Hidra: Toda vez que você não matar uma cabeça, ela ressurgirá também com um stack desse buff, que aumentará a velocidade de ataque da cabeça específica em 20% por stack. Ao matar a cabeça, o buff é removido. Se não matar uma cabeça de um determinado tipo até o fim da luta, o dano ao tank começa a se tornar grotesco.
  • Sangue Elemental de Megaira: Quando uma cabeça é morta, ela ganhará um stack permanente desse buff, que aumenta o dano feito por todas as cabeças daquele tipo específico em 10% por stack. Isso torna a luta bem intensa para os healers conforme avança.
  • Alvoroço: Quando as duas cabeças se levantam após a morte da cabeça anterior, Megaira começará a usar Alvoroço, que causa dano intenso a todos os membros da raide a cada segundo, durante 20 segundos. Todos deverão stackar perto da próxima cabeça que será morta, e os healers deverão coordenar cooldowns de cura eficientemente. O dano de Alvoroço é aumentado em 15% para cada cabeça daquele tipo que existir no fundo da caverna, mais um elemento que torna a luta cada vez mais intensa para os healers conforme avança. Todos os membros do grupo devem contribuir com habilidades de mitigação de dano durante o Alvoroço. Durante esses 20 segundos, as cabeças não precisam ser tankadas, mas os tanks devem ficar espertos para correrem para o alcance melee logo que o Alvoroço acabar. Os DPS deverão já começar a bater na próxima cabeça durante o Alvoroço, para aproveitar esse período estático.

Habilidades – Na Plataforma

Se não houver ninguém no alcance melee, a cabeça usará a Raiva de Megaira, dando uma quantidade absurda de dano a todos na raide, o que levará a um wipe. Elas dão ataques corpo-a-corpo [Melee] no Tank e precisam ser tankadas de lado, na direção oposta à plataforma.

  • A Cabeça Flamejante

A Cabeça Flamejante causará dano de fogo em seus ataques. Ela usa Incendiar Carne, um sopro de fogo frontal que causa dano e aplica stacks de um dano periódico de fogo.

  • A Cabeça Congelada

A Cabeça Congelada causará dano de gelo em seus ataques. Ela usa Congelamento Ártico, um sopro frontal que causa dano e que congela o alvo ao chegar em 5 stacks.

  • A Cabeça Venenosa

A Cabeça Venenosa causará dano de natureza em seus ataques. Ela usa Apodrecer Armadura, um sopro frontal que causa dano e aplica um debuff que faz com que os alvos atingidos recebam 6% a mais de dano por stack de todas as fontes por 45 segundos.

Troca de Taunt

Os DPS deverão bater o suficiente para que esses debuffs nunca cheguem a 5 stacks. Se for necessário, os tanks podem trocar o taunt com 4 stacks, usando habilidades de mobilidade para chegar na outra cabeça rapidamente, mas eu não recomendo. O ideal é fazer a troca de tanks a cada cabeça que morrer.

Habilidades – Fundo da Caverna

Como eu tinha dito antes, quando uma cabeça é morta, ela vai para o fundo da caverna e passa a utilizar habilidades específicas. Enquanto estiverem no fundo da caverna, não é possível atacar as cabeças. Quanto mais cabeças no fundo da caverna, maior a frequência das habilidades a seguir:

  • A Cabeça Flamejante

A Cabeça Flamejante usará Borralho, um debuff que incendiará o alvo, causando dano de fogo ao longo do tempo. Quando Borralho for dispellado, ele deixará uma poça de fogo no local do jogador que dá uma altíssima quantidade de dano a quem ficar em cima.

  • A Cabeça Congelada

A Cabeça Congelada usará Torrente de Gelo, um raio que seguirá o alvo por 8 segundos. Se encostar no jogador, dará uma altíssima quantidade de dano. Além disso, a Torrente de Gelo deixará um rastro de Chão Gélido por onde passar, que causará dano e reduzirá a velocidade de movimento de quem ficar em cima.

  • A Cabeça Venenosa

A Cabeça Venenosa usará a Chuva Ácida, que é uma bomba de veneno lançada no local de um jogador aleatório. Os jogadores no ponto de impacto levarão um dano altíssimo, e jogadores próximos também recebem dano. Quanto mais longe do ponto de impacto, menor será o dano recebido.

Gelo x Fogo

Se o raio da Torrente de Gelo encostar em uma das poças de fogo de Borralho, ele fará com que a zona de fogo desapareça. Ao mesmo tempo, a pessoa afetada com borralho pode correr em cima do Chão Gélido sem levar dano do mesmo, derretendo o caminho por onde passar. Lembrando que passar com um em cima do outro não irá dispellar o debuff. A pessoa que desejar extinguir as poças de fogo de Borralho deverá passar perto das poças de fogo, e não por cima, ou levará dano.

Estratégia

Bem, como eu disse no início, existem diversas estratégias para a luta. A que utilizamos não sobrecarregou os healers mais do que o necessário. A ordem de cabeças foi a seguinte:

Congelada > Venenosa > Flamejante > Venenosa > Flamejante > Venenosa > Flamejante

Todos os DPS de Longo Alcance [Ranged] e Healers devem ficar afastados um dos outros, e os DPS devem procurar ficar no limite máximo de alcance do boss. Eu recomendo fortemente matar todos os adds e limpar os cogumelos da parte de trás da plataforma para dar bastante espaço.

Cuidado para não ficarem na frente dos sopros das cabeças! Somente os Tanks devem levá-los!

Quando alguém for afetado por Borralho, os healers devem dispellar imediatamente, e a pessoa deve correr para não ficar em cima da poça de fogo. Se o posicionamento for bom, isso não irá sujar a sala ou atrapalhar outros jogadores. No caso de DPS corpo-a-corpo [Melee], os healers devem esperar um pouco até que ele se afaste para dispellar, curando-o fortemente.

Se alguém puder se auto-dispellar, faça-o.

Quando alguém for afetado por Torrente de Gelo, procure correr em linha reta para o fundo da sala, procurando fazer com que o raio derreta poças de fogo.

No caso da Chuva Ácida, o alvo e todos que estiverem perto devem correr para longe e/ou usar cooldowns defensivos individuais.

O Bloodlust/Time Warp/Heroism foi usado quanto a sexta cabeça estava em 30% de vida, para poder mata-la rapidamente e aproveitar o buff durante o último Alvoroço.

Estratégia em Vídeo

Como de costume, aqui vai o vídeo com a estratégia da luta, narrado em PT-BR. Espero ter ajudado, boa kill e bom loot a todos (: