X
Este é o 6º artigo de 15 posts da série Destronando o Rei Trovão.

Olá meus queridos Azerothianos! Em uma pseudo-homenagem ao dia das mães que foi domingo passado, hoje falarei sobre uma mãe que ama muito seus filhotes, e que fará de tudo para protegê-los. É o sexto boss do Trono do Trovão, Ji-Kun, no modo normal de 10 jogadores!


A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Voar, voar, subir, subir…

Eu particularmente achei essa luta bem tranquila, e muito divertida! Eu acabei ficando no segundo esquadrão grupo de vôo, e fiz apenas algumas tentativas no grupo que voava o tempo todo. Gostei bastante, e, ai, que asinhas lindas <3 Mas enfim, essa luta não é complicada. A curva de aprendizado baseia-se no grupo que voa acertar o timing e matar os pássaros rapidamente, e o grupo da plataforma evitar as habilidades de Ji-Kun o máximo possível.

Ah, vai aqui uma curiosidade! Infelizmente não foi o meu caso, mas para aqueles que fizeram a luta de Ji-Kun durante o período do Festival de Jardinova [Noblegarden], os ovos de Ji-Kun estavam pintadinhos como verdadeiros ovos de páscoa! É muito amor, não é? <3

Ji-Kun

Ji-Kun permanecerá estática no centro da plataforma o tempo todo. O Tank deve permanecer no alcance corpo-a-corpo, ou ela atacará a pessoa mais próxima.

Se alguém por acaso cair da plataforma, ela não morrerá. O vento trará a pessoa de volta lentamente para o topo. Apesar disso, procure não cair de forma alguma, pois isso pode impactar seriamente o seu grupo.

Ji-kun possui algumas habilidades:

  • Garras Infectadas: Um debuff que stacka e que aplica dano periódico de natureza no Tank.
  • Rasgo de Garra: Utilizado no Tank, causa uma grande quantidade de dano e aplica um debuff que aumenta a quantidade de dano recebido pelo próximo Rasgo de Garra em 50% por um minuto. Isso vai requerer troca de taunts. Sugiro que troquem com dois stacks.
  • Corrente de Ar:  A cada 2 minutos, Ji-Kun bate as asas com força e empurra todos os jogadores na plataforma para longe durante 8 segundos. Quando faltar pouco tempo para a Corrente de ar, corra para perto de Ji-kun, e quando ela usar a habilidade, abuse de feitiços que aumentam sua velocidade de movimento, ou você cairá. O vento é mais forte do que você é capaz de correr para frente.
  • Crocitar: Ji-Kun gritará, enviando uma onda de som na direção de 2 jogadores aleatórios na plataforma. Ela causa uma alta quantidade de dano num raio de 8 jardas do ponto de impacto. Procurem ficar separados durante toda a luta, e se vir a habilidade vindo em sua direção, procure correr para longe.
  • Cálamos: Essa habilidade afeta tanto aqueles da plataforma quanto aqueles que estiverem nos ninhos. Causa uma altíssima quantidade de dano em todos na raide durante 8 segundos. Cooldowns de cura devem ser utilizados nessa hora, bem como cooldowns individuais de redução de dano. É muito importante que você não caia da plataforma na Corrente de Ar, pois pode acontecer dela usar Cálamos logo em seguida. Enquanto o vento te carrega para cima, os healers não conseguirão te curar, e você morrerá.

Além das habilidades mencionadas acima, Ji-kun usará com frequência Alimentar Filhote. Se não houver um ninho ativo no momento em que ela usar, a habilidade se manifestará como gosmas verdes que cairão na plataforma, deixando uma poça no chão. Essas poças causam dano a quem ficar em cima. Porém, se você permanecer pelo menos 3 segundos em cima da poça, ela desaparecerá, e o jogador será afetado pelo debuff Vomitado, que causará 75k de dano a cada 5 segundos durante 15 segundos. O debuff também aumentará o dano que o jogador receberá das próximas poças em 25%, e esse efeito permanece até o fim da luta. Os tanks e DPS corpo-a-corpo [Melee] devem procurar limpar as poças que ficarem próximas ao boss, sem exceder 4 stacks. Os DPS de longo alcance [Ranged] e Healers devem procurar ficar nas bordas da plataforma para não sujar a sala mais do que o necessário. 

Ninhos

Ao redor de toda a sala, existem diversos ninhos. Há 3 ninhos embaixo, e 3 ninhos em cima. Esses ninhos possuem ovos e são ativados em uma ordem específica. Quando o ninho é ativado (uma luz vermelha surgirá em cima do ninho da vez), surgirão dos ovos Filhotes. Ji-kun tentará alimentar esses filhotes com Alimentar Filhote. Os filhotes irão Comer, e quando acabarem se tornarão Infantes. Esses infantes usam a habilidade Piu, que causam uma pequena quantidade dano nos jogadores. Depois de um tempo, o Infante botará ovos, criando Ovos Maduros. Esses ovos possuem bastante vida, e depois de 20 segundos surgirão deles pássaros Jovens. Eles voam para a plataforma e começam a lançar gosmas no jogadores iguais às deixadas por Ji-kun. Nos ninhos de cima você irá se deparar diretamente com os Ovos Maduros, portanto terá menos tempo para destruí-los antes que se tornem jovens. Você não quer que os Ovos sobrevivam o bastante para se tornarem jovens, então irá separar dois grupos que voarão de ninho em ninho matando os passarinhos:

  • Grupo 1: Dois DPS e um Healer.
  • Grupo 2: Dois DPS.

Dê preferência aos DPS que possuam um bom dano em área.

Como voar?

Para voar de ninho em ninho, você usará Penas deixadas para trás pelos filhotes que morrem. Quando o jogador passa em cima da pena, ele ganha uma habilidade extra chamada Asas Dedalianas, com 4 cargas. Quando usa a habilidade, o jogador poderá voar por 10 segundos, tendo depois 15 segundos de cooldown.

Além disso, ao pegar uma pena o jogador será afetado por um debuff de um minuto chamado Lição de Ícaro, que impedirá que o jogador pegue mais penas durante a duração do debuff. Por causa do debuff, as cargas das penas são preciosas. Dano de queda não é um problema nessa luta, portanto, não use a pena quando for pular da plataforma para o ninho de baixo, ou do ninho de cima para a plataforma de forma alguma. Renove as penas passando por cima logo que o debuff acabar. Se necessário espere mais alguns segundos antes de ir para o próximo ninho para isso.

Trajetória de Vôo

O círculo do meio representa a plataforma. Você terá uma trajetória específica para seguir se estiver em um dos grupos de vôo. No vídeo (que está lá embaixo), eu fiz uma animação que ilustra essa trajetória com um pouco mais de clareza. Mas eis suas instruções de vôo:

  • O Grupo 1 pulará no ninho 1 logo no início da luta. Depois de matar os passarinhos, todos pegam as penas, e os DPS devem subir para a plataforma.
  • O healer deve voar direto para o ninho 2.
  • O Grupo 2 pulará no ninho 2, e matarão os passarinhos. Esse ninho fica mais afastado, então pulem bem na bordinha para conseguirem chegar.
  • O Grupo 2 pega as penas e volta para a plataforma e o healer vai direto para o ninho 3.
  • O Grupo 1 pula para o ninho 3, se encontrando com o healer. Tome cuidado, esse ninho fica bem próximo à plataforma, para chegar você só precisa dar um passinho. Se pular, há grandes chances de cair fora do ninho. Aproveitem e renovem as penas.
  • O Grupo 1 deve então ir para a plataforma e se posicionar próximos ao ninho 4. Não é possível voar diretamente do 3 para o 4, pois a distância é grande.
  • Quando o cooldown da pena voltar (e os Cálamos acabarem), o Grupo 1 sobe rapidamente para o ninho 4.
  • O Grupo 1 vai para o ninho 5.
  • O Grupo 1 vai para o ninho 6, que fica logo acima de Ji-Kun.
  • O Grupo 1 volta para o início, no ninho 1.
  • O Grupo 1 vai para o ninho 2.

Os dois próximos ninhos, que serão o 9º e 10º, acontecerão ao mesmo tempo.

  • O Grupo 1 vai para o 9º ninho, que é o ninho 3.
  • O Grupo 2 irá para o ninho 4, que é o décimo. O Grupo 2 deve esperar os cálamos antes de voar, pois subirão sem nenhum healer.
  • O Grupo 1 vai para o ninho 5.
  • O Grupo 2 volta à plataforma e permanece lá até o resto da luta.
  • O Grupo 1 vai para o ninho 6 e prossegue com a rotação de antes.

Você deverá passar por um total de 12-13 ninhos. 

Dicas para quem estiver voando

  • Tomem cuidado com os Cálamos. O Grupo 1 levará cálamos nos ninhos quase o tempo todo, e o healer que está com eles deve curar fortemente. Se faltar pouco tempo para os Cálamos na hora de voar para o próximo ninho, espere até que a habilidade acabe para prosseguir, ou você morrerá.
  • Há um buff que aumenta o dano que você causa em 100%, e a cura feita em 30%, chamado Nutrimento Primevo. Para obtê-lo, é necessário interceptar no ar a comida que Ji-kun lança aos filhotes. Isso ajudará imensamente o Grupo 1, que voará o tempo todo, pois o DPS nos ninhos deve ser forte.

Queimando Recursos

Quando Ji-kun chegar em 20% de vida, todos devem ir para a plataforma. Usem Bloodlust, Time warp ou Heroism e queimem o boss.

Estratégia em Vídeo

Nada melhor do que ver a luta para fixar melhor os conhecimentos. Nesse vídeo, eu fiz uma animação (meio tosca) que ilustra a trajetória dos grupos nos ninhos. Pode não estar uma senhora animação, mas ela cumpre seu dever e explica. Obrigada a todos, e torçam pro Durumu cair rápido e o próximo post sair sem atrasos 😀