X
Este é o 7º artigo de 15 posts da série Destronando o Rei Trovão.

Olá Azerothianos! Espero que estejam todos bem! Hoje vou falar do maldito desgraçado infernal Durumu, o Esquecido, o sétimo boss do Trono do Trovão, no modo normal de 10 jogadores.


A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Que_Boss_Chato

Sério. Sério mesmo. Matamos na primeira semana de tentativas, não foi sofrido como Horridon…Mas pelamor…Que bicho chato. Com certeza o desenvolvedor que projetou esse boss foi o mesmo que fez os caramujos antes da Ji-Kun. Essa luta é não é “difícil”, mas é difícil de planejar alguma ordem para as mecânicas porque ele é muito aleatório. E o menor errinho que você cometa causa um wipe. O título dele é “o Esquecido” porque você com certeza vai querer esquecê-lo pro resto da vida.

Durumu

Durumu é estático, e se não houver ninguém no alcance melee, ele usará Olhar, que causa uma imensa quantidade de dano em todos. A luta é dividida em três fases: a Fase Normal, a Fase de Luzes e a Fase de Desintegração. Todas as habilidades que Durumu usa na Fase Normal também são utilizadas na Fase de Luzes.

A Plataforma

Repare na Plataforma. É um círculo, dividido em vários setores, como uma pizza. Lembram-se das aulas de matemática do colégio, que falavam sobre velocidade angular?

É, eu imaginei que não. Bom, o que importa é: Quando correr em volta do círculo, quanto mais próximo ao centro você correr, mais rápido você irá, porque a distância percorrida é menor. Lembre-se disso durante toda a luta.

  • Fase Normal

O boss usará com frequência no Tank Olhar Sério, que causa uma grande quantidade de dano físico e aplica dois debuffs no alvo. O primeiro é Ferimento Grave, que stacka e reduz a cura recebida pelo alvo em 10% por stack. Isso vai requerer troca de tanks. Eu recomendo trocar com 4 stacks. O segundo debuff é Corte Arterial, que causará 60k de dano por segundo no alvo, e só desaparece quando a pessoa tem a vida completamente curada. Com a rotação correta de cooldowns de mitigação e auto-cura, o Tank conseguirá desempenhar essa tarefa praticamente sozinho nos primeiros stacks de Ferimento Grave. Porém, com a redução de cura stackando, será necessário que os healers curem forte para remover o debuff.

Durumu invocará três adds durante a luta, que permanecerão até o final. Eles não podem ser selecionados, mortos, ou nada do tipo, então não perca seu tempo tentando encontrá-los (eu só achei depois de ver o vídeo pela terceira vez e ficar procurando):

  • Olho da Mente: Surge logo no início da luta. Ele usará Força de Vontade, uma habilidade em cone direcionada a um dos setores da plataforma. O chão é marcado de roxo, e após 3 segundos, qualquer jogador que estiver em cima é jogado para fora da plataforma, consequentemente morrendo. Não é possível ressuscitar em batalha as pessoas que tenham sido atiradas para fora. Basicamente, saia de cima o mais rápido possível se o chão ficar roxo.
  • Olho Avaliador: Também surge logo no início da luta. Ele usará Olhar Duradouro em dois jogadores aleatórios. Essa habilidade marca as pessoas e faz com que uma poça surja no local onde o jogador estiver quando ele for atingido. Essa poça dá uma alta quantidade de dano e diminui a velocidade de movimento. Para não atrapalhar na fase de desintegração (explicarei mais adiante), corra para as bordas da plataforma se for alvo do  Olhar Duradouro, pois as poças permanecerão até o fim da luta. Os Melees podem tentar correr para o círculo logo abaixo do boss, mas como o alcance melee de Durumu é grande, você não terá uma perda significativa de dps correndo para a borda.
  • Olho Faminto: Ele só surge na segunda fase normal, logo após a primeira fase de desintegração. Ele usará Dreno de Vida em um jogador aleatório. O jogador será stunado, e Durumu começará a sugar a vida da pessoa através de um raio canalizador. Sim, sugar a vida mesmo. O boss irá se curar, e muito, se você não fizer algo a respeito. A pessoa afetada ganhará stacks de Dreno de Vida a cada 1 segundo e meio. Quanto mais stacks, mais o boss irá se curar. Portanto, você precisará interceptar o raio da pessoa afetada logo que ela chegar a 3 stacks.

Lidando com o Dreno de Vida

Essa é com certeza umas das habilidades mais problemáticas do boss. Não deixe de forma alguma o Dreno de Vida chegar a 4 ou mais stacks, ou a quantidade de cura que o boss receberá será estupidamente alta. Não há muito como definir uma rotação de pessoas, pois o raio pode vir em qualquer um. Priorize os DPS para essa tarefa, mas se você for um healer, ou o tank que não estiver com Durumu e ver que ninguém está perto o suficiente para interceptar o raio, corra e vá você mesmo. Essa mecânica depende muito da pró-atividade dos jogadores, e eu recomendo comunicação constante entre o grupo, usando softwares como TeamSpeak, Raidcall, Ventrilo, etc.

Ah, Durumu…Seu desgraçado

Há a chance do Força de Vontade acontecer durante o Dreno de Vida. Como eu disse anteriormente, a pessoa afetada ficará stunada enquanto o raio a afetar. Ou seja… Imagine que você está correndo para interceptar o dreno de vida…Você está quase lá…e BUM! O Força de Vontade  pega em você. Stun + uma habilidade que te joga pra longe se ficar em cima é uma péssima combinação. Então eu recomendo que as pessoas fiquem a pelo menos 8 jardas de distância de quem estiver com o raio, para tentar evitar que algo assim aconteça. Nem sempre dará certo, pois esse boss é um maldito desgraçado.

Não resisti e fiz uma tirinha representando essa situação. Wipamos umas 5 vezes no boss só por causa disso.

  • Fase das Luzes

Após 30 segundos do início da luta, Durumu entrará na Fase das Luzes.

Três jogadores aleatórios serão selecionados e marcados com um raio de uma cor específica. Há o raio vermelho, o raio azul, e o raio amarelo. Após alguns segundos, os raios se tornarão cones de luz.

O cone vermelho e o cone azul seguirão a pessoa a qual estão ligados. O cone amarelo se desprende da pessoa logo que se tornar luz, e começa a rotacionar sozinho para um dos sentidos da plataforma. Cada um desses cones de luz causa dano a quem estiver nele, stackando o debuff Luz Infravermelha, Luz Brilhante ou Raios Azuis, dependendo da cor da luz onde você estiver. Esse dano é dividido entre os jogadores que estiverem no cone, incluindo a pessoa ligada ao raio, e o debuff aumentará o dano que você receberá das luzes em 3% por stack, durando até o fim da luta. Se não houver ninguém em algum cone específico, a raide levará uma quantidade absurda de dano. Portanto, divida as pessoas que ficarão em cada um, sendo que obrigatoriamente deve existir um healer em cada um deles, e 2 pessoas no mínimo em cada cone.

Revelando os Adds

Ao redor da plataforma, há 4 adds invisíveis, sendo 3 Nevoeiros Carmesim e 1 Nevoeiro Lazúli. Para revela-los, é necessário passar com a luz em cima do local deles, que é aleatória a cada fase de luz. Um pouco antes da luz acender, pontos de luz vermelhos e um azul brilharão no chão, marcando o local onde os adds estarão. Os membros do grupo devem, se possível, marcar esse locais, para que a pessoa com o raio saiba para onde deve se mover . Você precisa derrotar os 3 Nevoeiros Carmesim para acabar com a fase das luzes.

Coisas importantes sobre a Fase das Luzes:

  • Não revele o Nevoeiro Lazúli! Sério mesmo. A pessoa linkada com o raio azul deve ficar parada. Se possível marquem o ponto azul onde o add surgirá para que a pessoa não chegue nem perto.
  • Uma vez que um add for revelado, ele não pode ser “desrevelado” até ser morto. Se isso acontecer, ele dará uma quantidade imensa de dano na raid, causando um wipe.
  • O Dreno de Vida também acontecerá durante a Fase de Luzes (uhul!). Qualquer um que não estiver linkado com as luzes deve correr e interceptar. É aí que costumam surgir os maiores problemas. Mas tudo será uma questão de comunicação entre o grupo.
  • O Nevoeiro Carmesim não precisa ser tankado. Ele usará Espeto Cáustico num jogador aleatório que esteja no cone vermelho, mas esses adds tem pouca vida e morrerão antes que esse dano se torne um problema.
  • Os tanks também deverão entrar nos cones para dividir o dano, permanecendo no alcance melee do boss, dando preferência ao azul e amarelo, que se movem mais devagar.

  • Fase de Desintegração

Ela começa 2 minutos e meio após o início da luta, e depois a cada 3 minutos. Essa fase dura exatamente um minuto. Durumu começará a usar um raio frontal. Ele inicialmente não causa dano, e todos devem stackar embaixo dele. O chão então começará a ser coberto de uma coisa preta esquisita, chamada Olho Inflamado. Essa coisa preta causará uma quantidade imensa de dano a quem ficar em cima.

Raios roxos surgirão de um dos lados de Durumu, indicando a direção para a qual você deverá correr. Logo que surgirem, corra para eles. Pode pisar em cima, porque eles não dão dano. Quando ele cobrir uma boa parte da sala com Olho Inflamado, Durumu começará a girar lentamente com o Raio Desintegrador. Se o Raio encostar em você, você morre. Simples assim.

Como escapar, então? Lentamente, um caminho seguro se abrirá entre as coisas pretas, revelando uma espécie de labirinto. Você deverá ir para a área segura rapidamente, caminhando dessa forma até que a Fase de Desintegração acabe. Bata o quanto puder nessa fase, mas não sacrifique sua vida por isso. Você dá mais DPS vivo do que morto. Áreas seguras do labirinto são reveladas tanto no alcance melee quanto no alcance ranged. Mas andando no alcance ranged, o raio te alcançará mais rápido, pois a distância que você percorre é maior. Portanto quem decidir correr por lá não pode parar para eventualmente usar habilidades. Ah, após o fim da Fase de Desintegração, as coisas pretas continuarão no chão por alguns segundos, então não saia correndo como doido, pois elas ainda causam dano.

Não se desespere nessa fase.

Queimando Recursos

Usem o Bloodlust, Time Warp ou Heroism logo no início para aproveitar o período estático, e queime o boss o quanto puder.

Estratégia em Vídeo

Eis o vídeo fofo da kill de Durumu do meu core, narrado em PT-BR. A luta é bem complexa, então se tiverem alguma dúvida mesmo após ler a estratégia/ver o vídeo, coloque nos comentários, e eu farei o máximo que puder para ajudar!