X
Este é o 3º artigo de 29 posts da série Cercando Orgrimmar.

Olá Azerothianos! Terceira semana de Patch, espero que todos estejam com muito loot e muitos pets raros da ilha nova (porque eu não estou >:)!

Hoje veremos a estratégia do terceiro boss do Cerco a Orgrimmar, que é Norushen, no modo normal de 10 jogadores.

A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Visão Geral

Apesar do nome do boss ser Norushen, você não o enfrentará na luta. Na verdade, Norushen é um personagem amigável (ele está presente no cenário “Coração Negro de Pandaria” desde o patch 5.3, pra quem não lembra). O verdadeiro boss é o Amálgama da Corrupção.

Não me pergunte por que cargas d’água deram o nome de Norushen para o encontro.

O boss em si não é difícil, só requer coordenação, comunicação, e um bom DPS (pelo menos agora no início do patch), pois o tempo de enrage é relativamente curto.

Corrupção

Todos possuirão uma barra de corrupção, que se inicia em 75. A quantidade de dano que o jogador dá no Amálgama é reduzida de acordo com sua corrupção. Ou seja, os jogadores iniciarão a luta causando 75% a menos de dano no boss. O tempo de enrage é bem curto, então você deverá contornar esse problema purificando os membros da raide. Isso é possível através de mecânicas que explicarei adiante.

Dois Mundos

A luta é dividida em dois mundos diferentes. O mundo real e o mundo de testes. O grupo inicia a luta no mundo real, em que surgem duas orbes douradas. O jogador que clicar em uma das orbes é transportado para o mundo de testes, onde ele deverá enfrentar um desafio específico de sua função. Ao finalizar o desafio com sucesso, o jogador é transportado de volta ao mundo real com sua corrupção zerada.

Mundo de Testes – Tank

No Teste de Tanks haverá um mob hostil chamado Corrupção Titânica. Para vencer o teste, o Tank deve sobreviver às habilidades desse mob por um minuto.

O add usa uma série de habilidades:

  • Esmagamento Titânico: O mob causa um milhão de dano através de um ataque em cone frontal. O Tank deve simplesmente desviar.
  • Lançar Corrupção: Deve ser interrompido ou causará uma quantidade imensa de dano.
  • Estouro da Corrupção: Deve ser mitigada com cooldowns de absorção de dano mágico.
  • Corrupção Perfurante: Causa uma altíssima quantidade de dano físico. Esse dano não pode ser absorvido, mas pode ser evitado ou bloqueado. Use seus cooldowns de forma eficiente para sobreviver.
  • Corrupção: Dano periódico de sombra que será aplicado ao Tank durante a duração do teste.

Ao sair, o Tank será purificado, zerando sua corrupção. É possível sair antes de um minuto se o Tank conseguir matar o mob. Tanks que estiverem com zero de corrupção receberão menos dano. 

Mundo de Testes – Healer

No teste de Healers há um mob grande hostil chamado Corrupção Maior, e três pandarens aliados que ajudarão a combatê-lo.

A Corrupção usará algumas habilidades com as quais se deve lidar:

  • Risada Desalentadora: Causará dano periódico no Healer e nos Pandarens. O Healer deve curar-se e a seus aliados para que isso não se torne problemático.
  • Poço sem Fundo: Uma zona de sombra que será colocada no local do jogador e que causará dano se ele ficar em cima.
  • Corrupção Remanescente: Aplicado no jogador ou nos Pandarens, é um debuff que após 10 segundos causa 400k de dano. Basta dispellar e ficará tudo bem.

Quando o mob for morto, o Healer será transportado de volta ao mundo real com zero de corrupção. Esse processo pode ser acelerado se o healer ajudar a bater. Healers com zero de corrupção ganham bônus de cura.

Mundo de Testes – DPS

Por fim temos o teste dos DPS. Nele haverá um mob grande chamado Manifestação da Corrupção, e mobs menores chamados Essência da Corrrupção. O mob grande usará constantemente um ataque em cone frontal que deve ser evitado, ou matará o jogador. Os mobs menores usarão Expelir Corrupção, em que eles disparam setas de sha em linha reta que causam dano se atingirem o jogador. Basta evitar ser atingido também.

Além disso, os mobs menores se protegerão constantemente com um escudo, forçando o jogador a ataca-lo pelas costas para causar dano.

Cada mob morto remove um pouco da corrupção do jogador. O mob grande remove 40, e os pequenos removem 15 cada. O Teste de DPS acaba após 60 segundos, ou antes se o DPS matar todos os mobs, que é o que deve ocorrer.

Quando saírem, os DPS terão a corrupção diminuída de acordo com os mobs que mataram. Se tiverem zero de corrupção, causarão 100% de dano ao boss.

Mundo Real

Amálgama da Corrupção

O Amálgama fica no centro da sala e não se move. Ele usa uma série de habilidades:

  • Ira Liberada: Habilidade utilizada no Tank, causa uma alta quantidade de dano físico.
  • Insegurança: Também aplicado no Tank, esse debuff aumenta o dano recebido de Ira Liberada em 40% por stack. Isso vai requerer troca de taunts. Recomendo que não passem de 4 stacks na hora da troca.
  • Ódio Cego: O Amálgama conjura um raio que irá girar em sentido horário ou anti horário pela sala. Jogadores que entrarem em contato com esse raio receberão uma quantidade imensa de dano. Basta fugir.
  • Medo Gélido: Dano periódico que afetará todos os jogadores no mundo real. Esse dano aumenta conforme a vida do Amálgama diminui, exigindo cada vez mais dos healers.

Adds

Toda vez que um mob for derrotado dentro do teste de DPS, um mob equivalente surgirá no mundo real. Esses, por sua vez, compartilharão um Elo Pútrido com o amálgama, fazendo com que todo o dano causado a eles seja também causado ao boss.

  • Essência da Corrrupção: Os mobs menores se posicionarão em volta do boss quando materializados no mundo real, e usarão Expelir Corrupção. Essa seta irá em direção ao Amálgama, e ao atingí-lo aumentará o dano que ele causa em 5% por stack por 15 segundos. Essa habilidade pode (e deve) ser interrompida ou interceptada se os jogadores se posicionarem na frente da Essência da Corrrupção.
  • Manifestação da Corrupção: Quando materializado no mundo real, esse mob deverá ser tankado. Ele deverá ser a prioridade dos DPS, pois usará constantemente o Estouro de Raiva, que causa 50k de dano em todos os jogadores. Quando é derrotada, ela deixa para trás uma orbe preta chamada Corrupção Residual, que pulsará causando 90k de dano em todos os jogadores a cada 3 segundos se não for absorvida. O jogador pode absorvê-la passando por cima, mas ganhará 25 de corrupção no processo. Para poder absorver a orbe, o jogador precisa ter 75 ou menos de corrupção.

Purificando Jogadores e Absorvendo Corrupção

Como eu disse antes, essa luta é uma corrida contra o tempo em questão de DPS, pelo menos agora no início de patch. Portanto, você nunca vai querer que um DPS absorva a Corrupção Residual, ou ele causará menos dano ao boss.

Você deve preparar os grupos que entrarão no mundo de testes antes da luta, para que o processo ocorra de maneira fácil. No início da luta, surgirão 2 orbes douradas por vez, portanto 2 jogadores entrarão. Toda vez que um jogador completa seu teste, a orbe ressurge, e um novo jogador pode entrar.

A ordem dos jogadores que eu sugiro é a seguinte:

  1. Tank 1 e DPS 1
  2. Tank 2
  3. DPS 2
  4. Healer 1
  5. DPS 3
  6. Healer 2
  7. DPS 4
  8. Healer 3
  9. DPS 5

O tank que começar tankando o amálgama (que nessa ordem é o Tank 2) deve absorver a primeira bolinha preta, e o outro tank (Tank 1), quando voltar, deve cumprir esse papel, com os tanks se alternando até que cheguem a 75 de corrupção. A partir daí, os Healers devem começar a absorver as bolinhas. Comunicação entre o grupo é essencial.

Não é ideal que existam dois DPS no Mundo de Testes de uma só vez, pois isso fará com que mais adds surjam no Mundo Real.

Queimando recursos

Quando todos os DPS tiverem sido purificados e o boss estiver com 50% ou menos de vida (quando ele ganhar a aura Rasgado), use a Sede de SangueDistorção Temporal / Heroísmo e queime o boss.

Não se esqueçam de continuar cumprindo a mecânica, matando os Adds, absorvendo a Corrupção Residual e escapando do Ódio Cego.

Estratégia em Vídeo

Eis a estratégia em vídeo da luta, narrada em PT-BR. Incluí também os pontos de vista do Mundo de Testes do Healer e do Tank.

Se você gostou do vídeo, deixe seu joinha e inscreva-se no canal. Para qualquer dúvida, deixe nos comentários ^^

*Agradecimentos especiais à [email protected] e [email protected] por cederem vídeos de seus pontos de vista do Mundo de Testes.

Songette recruta (com urgência!)

Ainda estamos com o desfalque de uma pessoa no Core, o que está prejudicando a progressão. Se você possui um Paladino de Sagrado (Holy) ou um Sacerdote de Sombra ou Disciplina (Shadow/Discipline), por favor deixe o nome do seu personagem/reino nos comentários! O horário é das 14:00 às 17:30, de terça à quinta.

Obrigadinha desde já!

/kiss