X
Este é o 27º artigo de 29 posts da série Cercando Orgrimmar.

Hoje, dando continuidade aos guias de progressão heróica, eu apresento o décimo segundo boss, o capeta, tinhoso, pé peludo, satanás, coisa ruim, Cerqueiro Pavio Preto.

Antes de iniciar sua progressão no modo heróico, é de suma importância que você tenha total domínio sobre a luta no modo normal. Nesses guias, vou explicar apenas as diferenças entre o modo normal e heróico, e como lidar com essas diferenças.

O link para o guia do modo normal da luta está aqui.

A composição recomendada para essa luta é de:

  • 2 Tank
  • 2 Healers
  • 6 DPS (preferencialmente ranged)

Bem vindos…Ao verdadeiro modo heróico

Tudo o que você viu até agora é brincadeira de criança perto desse filho de uma ****. Não desanime se chegar nos 500 wipes (conheço grupos com mais de mil), pois essa luta é considerada uma das mais difíceis de todo o WoW. A exigência de DPS é alta, não pelo berserk do boss, mas porque você não vai conseguir sobreviver muito nessa luta se prolongá-la. Todas as mecânicas do modo normal dão absurdos a mais de dano, e o espaço para erros é praticamente nulo. É uma luta que vai forçar o grupo a melhorar significativamente.

Armas Sobrecarregadas

A diferença mais significativa entre o modo normal e heróico é que uma das armas que sobreviver à esteira será Sobrecarregada. Armas sobrecarregadas agirão de forma diferente, e serão muito mais chatas de se lidar, portanto é necessário planejar com antecedência qual a arma que será destruída.

A ordem de armas nas esteiras é a seguinte:

  1. Esteira 1 – Minas, Míssil e Torreta Laser
  2. Esteira 2 – Minas, Míssil e Torreta Laser
  3. Esteira 3 – Eletroímã, Míssil e Torreta Laser
  4. Esteira 4 – Minas, Míssil e Torreta Laser
  5. Esteira 5 – Eletroímã, Minas e Míssil
  6. Esteira 6 – Minas, Minas e Torreta Laser
  7. Esteira 7 – Minas, Míssil e Torreta Laser
  8. Esteira 8 – Eletroímã, Minas e Míssil
  9. Esteira 9 – Minas, Torreta Laser e Torreta Laser
  10. Esteira 10 – Minas, Míssil e Torreta Laser
  11. Esteira 11 – Eletroímã, Míssil e Míssil
  12. Esteira 12 – Minas, Eletroímã e Torreta Laser
  13. Berserk

O ideal é que você mate o boss até, no máximo, a Esteira 8. Mais do que isso vai complicar bastante. Gear é bem importante nessa luta.

Míssil Sobrecarregado

Quando o Míssil é sobrecarregado, ele explodirá continuamente pela sala. Porém, ele poderá ser destruído, interrompendo a cadeia de explosões. Três mísseis surgirão, com um intervalo curto entre eles, e os três precisam ser destruídos rapidamente. Há uma forma de otimizar o DPS, diminuindo o deslocamento das pessoas; Os mísseis sempre cairão em um canto da sala que tiver jogadores por perto. Portanto é interessante que o grupo sempre se mova junto (não precisa estar muito perto do boss, é só estar da metade da sala em diante na direção do Cerqueiro). Dessa forma os mísseis cairão próximos ao Boss e o cleave de todos os DPS vai ajudar a matá-lo mais rapidamente, enquanto dá dano no boss ao mesmo tempo. De qualquer forma designe dois DPS para matar o míssil se por acaso ele cair longe (não deve acontecer, mas por via das dúvidas…).

Torreta Laser Sobrecarregada

Quando a Torreta Laser é sobrecarregada, o Laser percorrerá vários espaços da sala, formando arcos como um “labirinto”. O fogo vai dominar a maior parte da sala, e os espaços seguros são poucos. Lembrando que o debuff Superaquecido dá muito, muito, muito dano no modo heróico, então todos devem se posicionar para jamais pisar no fogo.

Eletroímã Sobrecarregado

Quando o Eletroímã é sobrecarregado, ele constantemente reverterá as polaridades, puxando as serras de um lado para o outro da sala constantemente. O dano por segundo também é mais alto. No modo heróico, ser atingido por uma serra com a vida cheia te deixará com pouquíssima vida. Se estiver com menos de 100% de vida, a chance de te matar instantaneamente caso seja atingido é alta. Os jogadores devem se posicionar nas laterais da sala, em locais que não estejam no caminho das lâminas.

Minas Sobrecarregadas

“O que é melhor que uma bomba? Uma bomba com duas bombas dentro dela!”- Cerqueiro Pavio Preto

Quando sobrecarregadas, três minas grandes surgirão (com um intervalo curto entre cada uma). Quando você destrói uma mina grande, duas minas menores surgirão de dentro delas. Tanto as minas grandes quanto as pequenas se fixarão em jogadores aleatórios, e precisam ser destruídas bem rápido, pois o dano da explosão pega em todos da raide. Os DPS Melees não conseguem bater nas minas sem serem explodidos, portanto o ideal é ter mais DPS ranged nessa luta.

Lidando com as serras

As serras são um fator bem problemático no modo heróico, pois causam bastante dano e atrapalham na movimentação. Existem habilidades de certas classes que, se usadas antes do término do cast de Atirar Laminosserra do boss, cancelam o lançamento da serra, como Máscara Espectral de Sacerdotes, Fingir de Morto de Caçadores, Invisibilidade Maior de Magos, entre outras.

Subindo nas esteiras

É sempre bom designar dois DPS por esteira. Eles têm que estar na esteira, de preferência, alguns segundos antes das armas surgirem. Elas tem bastante vida, e não é incomum as armas passarem. O ideal é designar dois caçadores para a tarefa, pois eles podem usar Desvencilhar para subir/descer da esteira sem pegar o debuff Reconhecimento de Padrões. Fazer isso exige um pouco de prática, e os caçadores provavelmente vão cair algumas vezes antes de dominar a estratégia.

Escolhendo sua estratégia

Essa é uma luta um tanto complicada de fazer um guia, pois existem muitas estratégias e possibilidades diferentes. Com o tempo, o grupo descobre qual a arma mais problemática, e adapta a estratégia de forma a retirá-la da equação.

Para o meu grupo, o maior problema foi a Torreta Laser. O fogo, mesmo sem estar sobrecarregado, destruía completamente o posicionamento do grupo. Portanto, decidimos apertar mais os DPS e lidar com as minas, deixando o Laser passar somente em uma das esteiras (sobrecarregado).

Para controlarmos totalmente o progresso da luta, o líder do nosso grupo (Shionpriest@Goldrinn) fez um desenho de posicionamento, incluindo o número da esteira e a porcentagem de vida que o boss deveria ter naquela hora, para assegurar que o DPS estava bom.

Sala BF (2)O boss ficará sempre próximo ao lado direito da sala, oposto das esteiras. Se houver um Bruxo no grupo, ele deve colocar um portal que facilite a locomoção das pessoas que irão nas esteiras. Essas pessoas devem ficar de olho no timing do seu DBM/BigWigs para não estar na plataforma quando o míssil cair, ou ele cairá em locais indesejados e forçará as pessoas a se locomoverem para matar os Mísseis.

A raide deve começar a luta stackada, e iniciar com a Sede de SangueDistorção Temporal / Heroísmo. As pessoas alvejadas pela lâmina devem se afastar para a esquerda e jogá-las lá, como mostra o desenho. Com os procs iniciais de burst, é possível fazer a primeira esteira apenas com uma pessoa, mas isso varia de acordo com o grupo. Quando o Retalhador surgir, a raide deve se mover para o local indicado no quadro 2 enquanto o Tank mata o retalhador em cima das lâminas. Nessa hora, um míssil comum estará explodindo pela sala, basta desviar dele. As minas grandes começarão a surgir, elas devem ser stunadas e uma rotação de CCs na raide deve ser estabelecida. Matem elas rapidamente, e as pessoas fixadas devem se afastar.

A partir da esteira 3, a raide deve ir se movendo para a direita, tomando muito cuidado para não jogar as lâminas perto da raide. Os mísseis sobrecarregados surgirão ao mesmo tempo que as minas comuns. Duas pessoas devem se focar exclusivamente nos mísseis, enquanto o resto da raide mata as minas.

A partir da esteira 4, o ímã será sobrecarregado. A raide deve se posicionar nas bordas da sala, fora do caminho das lâminas. Um míssil comum cairá, e os membros do grupo devem tomar muito cuidado para não serem atingidos. Ainda haverá lâminas sendo lançadas em jogadores aleatórios, e os mesmos devem jogar a lâmina longe do grupo.

Depois da esteira 5, pouco depois do ímã cessar, o fogo sobrecarregado dominará a sala. Há vários lugares seguros, e a borda da sala é um deles. A raide deve se posicionar nesses locais seguros, de forma que consiga matar as minas comuns que surgirão nessa hora.

O ímã sobrecarregado começará a puxar todos novamente, e o fogo só sumirá depois de alguns segundos após o ímã ter sido ativado. Corram para os locais que não serão atingidos pelas lâminas, com cuidado, sem pisar no fogo. Usem cooldowns defensivos se necessário. Minas começarão a surgir, comuns e sobrecarregadas (CAOS, CAOS COMPLETO). Não tenham medo de queimar cooldowns nessa hora. Guardem procs, guardem CCs, guardem tudo. Se vocês conseguirem passar por essa onda gigante de minas e sobreviverem, a chance de matar o boss vai ser de 90%.

Após isso, a sala ficará limpa e fácil de se locomover. Minas comuns surgirão junto com mísseis sobrecarregados. Mate-os como anteriormente, no quadro 3. Se o Boss estiver com a vida bem baixa, os responsáveis pela esteira podem descer e ajudar a matar o boss. Senão, eles devem matar o míssil (é mais seguro). O eletroímã será sobrecarregado enquanto minas comuns andarão pela sala novamente. Se necessário, matem as minas, mas no nosso caso, o boss morreu antes que elas chegassem nos jogadores, só demos slow mesmo.

Tabela

Tempo Esteira Arma para Matar Arma para Sobrecarga Arma Comum HP
0 1 Laser Minas Míssil 100%
40 2 Laser Míssil Minas 72%
80 3 Laser Eletroímã Míssil 63%
120 4 Míssil Laser Minas 57%
160 5 Míssil Eletroímã Minas 48%
200 6 Laser Minas Minas 36%
240 7 Laser Míssil Minas 27%
280 8 Míssil Eletroímã Minas 19%
320 9 Laser Laser Minas 13%

Vídeo

Esse vídeo não é um vídeo-guia. É um vídeo cujo propósito é demonstrar a mecânica proposta, fornecido pela Guild Sapphire Guard do servidor Goldrinn (Obrigada pessoal!). Caso possuam alguma dúvida, deixem nos comentários aqui na página!

Essa luta é MUITO caótica, e com certeza a mais poluída do jogo. Não se assustem com a quantidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo.