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Este é o 28º artigo de 29 posts da série Cercando Orgrimmar.

Hoje, dando continuidade aos guias de progressão heróica, eu apresento o penúltimo boss, os Paragões dos Klaxxi.

Antes de iniciar sua progressão no modo heróico, é de suma importância que você tenha total domínio sobre a luta no modo normal. Nesses guias, vou explicar apenas as diferenças entre o modo normal e heróico, e como lidar com essas diferenças.

O link para o guia do modo normal da luta está aqui.

A composição recomendada para essa luta é de:

  • 2 Tank
  • 2 Healers
  • 6 DPS

O que veremos de novo no modo heróico?

O dano é estupidamente maior, a vida dos bosses é estupidamente maior, e tem algumas mecânicas extras que vão fazer com que você mude a ordem de kill deles. A luta não é tão difícil quanto o Cerqueiro Pavio Preto, mas exige uma boa coordenação do grupo em relação a posicionamento e movimentação, e DPS bem alto.

Geral

Diferente do modo normal, os Klaxxi não ganham Propósito do Paragão quando outro Paragão é morto. Ao invés disso, todos os Paragões ativos ganham um buff a cada 50 segundos que aumenta em 8% o dano causado, stackando e persistindo até o fim da luta. A ordem de ativação dos Klaxxi é a mesma do modo normal.

Skeer

Skeer invocará três bolhas de sangue ao invés de duas, como é no modo normal.

Rik’kal

Como no modo heróico Rik’kal não será o primeiro boss a morrer (mesmo que fosse, a vida dele é bem maior), ele lançará com certeza a Transformação em um jogador aleatório. Ela dura 30 segundos, e no modo heróico, se o jogador não comer um Parasita de Âmbar antes do término da transformação, ele morrerá instantaneamente. Para impedir que os jogadores morram, o tank deverá propositalmente receber um stack de Injeção. Não é necessário levar mais de uma vez, ou os parasitas dominarão a raide (lembre-se das habilidades de mitigação). O jogador que for transformado em escorpião deverá usar a quarta habilidade, Predar, em um parasita, e depois bater direto no boss.

As skills do escorpião devem ser usadas logo que sairem do cooldown, mas certifique-se de usar Aguilhão antes de Golpe Amplo para aumentar o dano da habilidade.

É importante ressaltar: No modo heróico os parasitas causam muito, muito dano. O ideal é que os jogadores fixados por eles dêem CCs, stuns, entre outras formas de controle, pois a habilidade Alimentar causará bastante dano ao jogador fixado (eles podem ser interrompidos também, mas voltarão a lançar a habilidade logo que puderem). DoTs e dano em área retiram a maior parte dos CCs, então se for necessário usar algum glifo que retire esses DoTs isso ajudará bastante.

Quando Rik’kal for morto, a raide deve matar os parasitas remanescentes. Foquem o DPS em um de cada vez, pois eles se curam totalmente a cada 10 segundos.

DicaCom o tempo, seu grupo aprenderá o timing do boss, e quanto tempo ele leva para morrer. Se o escorpião comer um parasita logo que for transformado, a habilidade Predar sairá do cooldown no finalzinho da transformação, permitindo que ele coma dois parasitas. Se o grupo perceber que o boss vai morrer antes de transformar uma pessoa novamente, o membro da raide transformado em escorpião pode tentar comer dois, otimizando o DPS que seria direcionado ao parasita que sobrar.

Lembrando: Os escorpiões continuam recebendo dano das fontes externas, como habilidades dos bosses (em área ou alvo único) e dos parasitas, além do próprio dano periódico da transformação. Os healers deverão prestar bastante atenção, e esses jogadores devem ficar bem atentos para desviar das habilidades que causam dano.

Hisek

No modo heróico, Hisek tem uma nova habilidade chamada Tiro Rápido. Ele lançará diversos projéteis em espiral (parece bastante com a habilidade Atenuar do primeiro boss do Coração do Medo), que se moverão cada vez mais rápido. Quanto mais longe de Hisek, mais fácil é escapar deles, pois você perceberá mais facilmente o espaço seguro entre os projéteis. Basta escapar, pois eles causam muito, muito dano.

Quanto à Mirar: O dano é bem alto no modo heróico, e o ideal é que as pessoas que forem para a linha (3 pessoas é o ideal) usem cooldowns defensivos, e fiquem a 5 jardas de cada um. É um tanto difícil pré-determinar jogadores para a função, então a comunicação nessa hora é essencial, para determinar quem vai ficar mais perto, mais no meio, e mais longe da pessoa alvejada.

Dica: Algumas habilidades conseguem cancelar o Mirar: se usadas antes do término do cast. Tais habilidades incluem Máscara Espectral de Sacerdotes, Fingir de Morto de Caçadores, Invisibilidade Maior de magos…

PORÉM, se você usar alguma habilidade que te deixe IMUNE ou que reflita o dano da habilidade, ela não será cancelada e você vai morrer. Não pode usar Coibição, Bloco de Gelo, ou Escudo Divino, apenas habilidades de redução de dano mesmo (não me pergunte o porquê, a Blizzard quis assim e ponto).

Korven

O bloco de âmbar criado pela habilidade Envolver em Âmbar não pode mais ser destruído pelos ataques dos jogadores. Para isso, você terá que “enganar” o boss. O grupo deve deixar Korven em torno de 60% de vida, e parar completamente o DPS. Em seguida, todos devem bater em outro paragão, deixando-o com menos de 50% de vida, para que o bloco seja colocado nesse paragão ao invés de Korven. Quando o bloco surgir, o grupo deverá virar em Korven e jogar até a mãe bater o mais forte que puderem para matá-lo antes que ele use novamente Envolver em Âmbar.

Iyyokuk

No modo heróico, a habilidade Cálculo Insano: Gume Ardente atinge mais alvos, e cada alvo atingido será ligado a mais outros dois alvos. O dano das linhas é imenso no modo heróico, e vai requerer cooldowns de cura fortes (além dos jogadores afastados).

O buff Engenhoso concedido por Iyyokuk agora só terá a cura copiada para membros da raide da mesma classe do alvo inicial. No modo de 25 jogadores esse buff é viável de certa forma, pois devido à quantidade de pessoas, é inevitável ter mais de um membro da mesma classe. Porém, no modo de 10 jogadores, ele é praticamente inútil.

Xaril

As mecânicas de Injeção Tóxica são bem diferentes no modo heróico, e, na minha opinião, é a maior mudança em relação ao modo normal. Ele injetará os catalisadores amarelo, vermelho e azul nos jogadores como antes, porém as reações são diferentes:

  • Laranja: Afetará os jogadores com os catalisadores amarelo ou vermelho. Um anel de fogo surgirá do jogador e se expandirá bastante (mas não infinitamente), causando dano a quem for pego no caminho. O jogador afetado não enxerga o próprio anel de fogo, porém, se ele for afetado, deverá se afastar bastante do grupo para não machucar seus amiguinhos.
  • Roxo: Afetará os jogadores com os catalisadores vermelho ou azul. O jogador será forçado a ficar andando para frente (como se tivesse com o num lock pressionado) durante 5 segundos, enquanto uma fumaça roxa se forma pelo caminho que ele percorrer. Durante esses 5 segundos, o jogador afetado não recebe dano da fumaça, porém, quando esse tempo acabar, ela causará dano a quem pisar nela. A fumaça persiste por 40 segundos. O ideal é que o jogador afetado corra em torno de si mesmo, sujando a menor área possível (por favor não virem a câmera com o teclado).
  • Verde: Afetará os jogadores com os catalisadores amarelo ou azul. Os jogadores afetados deixarão nuvens verdes no chão, que se movem lentamente pela sala e desaparecem depois de um certo tempo. Jogadores que entrarem em contato com as nuvens serão afetados por um dano periódico que dura 9 segundos e aumenta o dano que o jogador recebe das nuvens em 30% por 1 minuto. Toda vez que um jogador entra na nuvem, ela é reduzida. Quando isso acontece 3 vezes, ela desaparece completamente. Não é necessário entrar nas nuvens, basta que os jogadores afetados vão para os cantos da sala para não sujar o ambiente.

Kil’ruk

No modo heróico, Kil’ruk tem uma nova habilidade chamada Aniquilar. Ele pulará no local de um jogador aleatório e começará a girar, puxando os jogadores em sua direção e causando dano. Quanto mais longe de Kil’ruk, menor o dano, portanto os jogadores devem se afastar quando ele começar a girar, usando habilidades de aceleração de movimento. Essa habilidade é bem semelhante à do segundo boss do coração do medo no modo heróico.

Ka’roz

Nada muda nele, fora dano e vida aumentados. Porém, no modo heróico é necessário tomar MUITO cuidado com o dano o Clarão, pois se você for pego pelo Redemoinho, o dano é absurdo, e as chances de te matar são altas. Espalhem-se para não correrem o risco de serem pegos no caminho.

Outra coisa MUITO importante sobre Ka’roz: Atirar Âmbar é bem problemático no modo heróico não só pelo dano absurdo, mas porque atrapalha muito o posicionamento. Então o ideal é que a raide vá para os cantos da sala quando o contador (DBM ou BigWigs) estiver próximo do lançamento da habilidade. Dessa forma, a sala fica mais limpa e facilita a movimentação.

Kaz’tik

Nada muda em relação à mecânica do Kunchong, porém ele tem mais vida, portanto os DPS tem que bater rapidamente quando alguém começar a ser puxado. Assim como no modo normal, nenhum jogador deve ficar perto dos Kunchongs quando eles surgirem, ou morrerão. Máscara Espectral de Sacerdotes, e Invisibilidade Maior de magos cancelam Mesmerizar, porém Fingir de Morto de Caçadores não cancela.

Ordem de Kill

  • Skeer
  • Rik’kal
  • Korven
  • Hisek
  • Xaril
  • Kaz’tik
  • Iyyokuk
  • Kil’ruk
  • Ka’roz

Estratégia

Leva 1 – Rik’kal, Skeer e Hisek

Ninguém deve bater em Skeer (para não gerar procs de trinkets). Um DPS apenas e os Healers devem bater em Rik’kal, até que as bolhas de sangue surjam e se fixem nele (por ter o HP mais baixo). Quando isso acontecer, o Tank deve levar Skeer para perto da porta da sala, e todos os DPS devem bater o mais forte possível nele. Quando as bolhas de sangue chegarem em Rik’kal, o tank deve levá-lo para perto de Skeer. É imperativo que Skeer morra antes que a segunda leva de bolhas de sangue chegue nele (dêem CC e stun se necessário para ganhar tempo). O Tank que estiver com Rik’kal deve levar o primeiro stack de Injeção e mitigar os seguintes. A pessoa transformada em escorpião deve comer um parasita rapidamente, e depois bater no boss usando a ordem de skills que indiquei anteriormente. O resto dos membros da raide devem dar CC nos parasitas. Enquanto isso, desviem do Tiro Rápido e mitiguem corretamente o Mirar (usando habilidades que ignorem-no se possível).

Um DPS com multi-dot deve pegar o buff concedido por Skeer para que as bolhas de cura surjam em abundância (preferencialmente Bruxos de Suplício ou Sacerdotes de Sombra).

Leva 2 –  Rik’kal, Hisek e Ka’roz

Ka’roz e Rik’kal devem ser tankados na mesma posição (próximos à porta). Continuem com o CC nos parasitas e comendo-os quando transformados em escorpião. Espalhem-se para não tomarem o Clarão, e vão para os cantos da sala quando o contador para Atirar Âmbar  estiver próximo. As mecânicas anteriores de Hisek continuam acontecendo. Quando Rik’kal morrer, matem os parasitas remanescentes rapidamente.

Um dos tanks deve pegar o buff do escorpião (preferencialmente o que bata mais).

Leva 3 – Korven, Hisek e Ka’roz

Korven deve ser tankado junto com Ka’roz (na mesma posição de antes). Os DPS devem bater em Korven até 65%, e depois parar completamente. Depois disso, devem virar em Ka’roz e bater nele até que fique com menos de 50% de vida e Envolver em Âmbar seja lançado nele. Quando isso acontecer, batam em Korven o mais forte que puderem (guardem cooldowns e poções para essa hora). O tank que não estiver com o buff do escorpião deve tomar o stun da Trombada com Escudo, e o tank que estiver com o buff deve puxá-lo e deixar o máximo de DoTs possível para assegurar o aggro. Em seguida, ele deverá ativar o escorpião enquanto leva o dano do Ataque Cruel. Esse tank levará muito, muito, muuuuito dano nessa hora, pois ainda existe o dano periódico do escorpião nessa hora, portanto os healers devem guardar cooldowns fortíssimos para essa hora. Devido a esse dano monstruoso, o escorpião juntará MUITA Vingança, e baterá mais do que todos na raide, facilitando o processo de matar Korven antes do próximo Envolver em Âmbar (poupando cooldowns como Sede de Sangue/Heroísmo/Distorção Temporal). Você terá 40 segundos para isso.

O segundo Tank pode pegar o buff de Korven para eventualmente salvar um aliado em apuros.

Leva 4 – Ka’roz, Hisek e Iyyokuk

Continuem respeitando as mecânicas de Ka’roz e Hisek, porém a raid vai se espalhar pela sala nessa hora (pois Hisek fica estático no centro, e as linhas de fogo começarão a surgir). Essa parte é bem semelhante ao modo normal. Ka’roz e Iyyokuk devem ser tankados ao lado de Hisek, no centro da sala. Cuidado com o posicionamento para jogar as poças de Atirar Âmbar nos cantos da sala. Como a raide vai estar mais espalhada, fica mais fácil de desviar do Clarão. Os melees devem sair do meio na hora do Tiro Rápido para não serem atingidos. Quando as linhas do Cálculo Insano: Gume Ardente  surgirem, as pessoas linkadas devem estar longe umas das outras, e os membros da raide devem tomar cuidado para não ficar em cima das linhas (procurem se mover o mínimo possível). Usem cooldowns de cura e redução de dano nessa hora (como Aura da Devoção).

Um Caçador ou outro DPS ranged deve pegar o buff de Hisek e usar no Klaxxi prioritário sempre que sair do cooldown.

Leva 5 – Ka’roz, Xaril e Iyyokuk

As mecânicas de Ka’roz e Iyyokuk continuarão existindo, respeitem-nas como anteriormente. Espalhem-se pela sala para cumprir as mecânicas dos Catalisadores de Xaril como expliquei acima. Os bosses continuarão sendo tankados no centro da sala dessa parte em diante. Essa é a hora ideal para a Sede de SangueDistorção Temporal Heroísmo, para que Xaril só escolha os Catalisadores da Injeção Tóxica uma vez.

Um dos Healers (de preferência o que tiver a cura direta mais forte) deve pegar esse buff e ativá-lo sempre que houver fontes altas de dano.

Leva 6 – Kaz’tik, Ka’roz e Iyyokuk

A raide deve se reposicionar para ficar longe dos Kunchongs. Quando um Kunchong usar Mesmerizar, todos os DPS devem virar no Kunchong para libertar a pessoa rapidamente. As classes que possuirem habilidades que cancelem o Mesmerizar devem usá-las. Fora isso, continuem atentos às mecânicas de Ka’roz e Iyyokuk. O dano deles nessa hora já será bem maior, então tomem cuidado

Um dos DPS (preferencialmente melee) deve pegar o buff de Kaz’tik e invocar o Kunchong sempre que a habilidade sair do cooldown

Leva 7 – Kil’ruk, Ka’roz e Iyyokuk

Nessa hora os jogadores precisam ficar bem atentos para não levar A Morte Vem de Cima, ou morrerão. Corram para longe do boss quando ele começar a girar e usar Aniquilar. O posicionamento é praticamente igual ao da fase anterior, porém sem os Kunchongs tudo fica mais tranquilo. Continuem usando cooldowns nas linhas de fogo e respeitando as mecânicas de Ka’roz. O Tank de Kil’ruk deve se preparar para usar cooldowns na hora do Esfaquear. Desse ponto em diante a luta fica bem mais tranquila.

O buff de Iyyokuk é praticamente inútil, não vale a pena deslocar um Healer para pegá-lo.

Leva 8 – Kil’ruk e Ka’roz

Se você chegou nesse ponto da luta com todos (ou a maior parte) da raide viva, a chance de matar o boss são altas. Não existem mais linhas de fogo para se preocupar, então a prioridade é sobrevivência, com atenção às habilidades de Ka’roz e Kil’ruk. A raide não terá muitas fontes de dano, então os Healers podem se concentrar nos tanks (principalmente o de Ka’roz), que estarão apanhando bastante nessa hora.

O buff de Kil’ruk deve ser pego por algum dos DPS, e o mesmo deve usá-lo para pular no boss sempre que sair do cooldown.

Leva 9 – Ka’roz

Nessa hora, Ka’roz vai estar batendo muito, muito mesmo (cerca de 152% a mais de dano). O Tank com maior DPS deve tauntá-lo, e os Tanks só devem trocar se houver extrema necessidade. Continuem atentos às mecânicas de Ka’roz (se você chegou até esse ponto, já deve escapar de todas facilmente), e finalizem o boss. Priorizem a sobrevivência, e sorriam quando a conquista pular na sua tela 🙂

Tankando os Klaxxi

Poucas coisas mudam para os Tanks em relação ao modo normal, mas é bom ressaltar:

  • O Tank que estiver com Rik’kal não pode estar com Skeer ao mesmo tempo;
  • O Tank que estiver com Xaril não pode estar com Kil’ruk ao mesmo tempo;
  • O Tank de Rik’kal deve manter habilidades de mitigação up sempre que Injeção ocorrer, exceto no primeiro stack;
  • O Tank de Xaril deve manter habilidades de mitigação up para resetar as stacks de Sangue Cáustico;
  • Quando o Tank de Korven for stunado por Trombada com Escudoo outro tank, que deverá estar nas costas do boss, deve tauntá-lo e usar cooldowns de defesa para sobreviver ao Ataque CruelQuando for a hora de zergar Korven, o Tank que for virar escorpião deve tauntar o boss depois da Trombada e levar o Ataque Cruel durante a forma de escorpião para bater mais, enquanto os healers usam cooldowns fortes de cura nele.
  • Independente do boss que o Tank estiver segurando, ele deve focar o DPS no boss prioritário.

Vídeo

Esse vídeo não é um vídeo-guia. É um vídeo cujo propósito é demonstrar a mecânica proposta, fornecido pela Guild Sapphire Guard do servidor Goldrinn (Obrigada pessoal!). Caso possuam alguma dúvida, deixem nos comentários aqui na página!

Para essa luta, é importantíssimo visualizar certas mecânicas, como o Tiro Rápido. Recomendo que assistam para verem como funciona.