X
Este é o 12º artigo de 29 posts da série Cercando Orgrimmar.

Olá Azerothianos ♥

Hoje vou falar da estratégia do 12º boss do Cerco a Orgrimmar, que é o Cerqueiro Pavio Preto, no modo normal de 10 jogadores.

A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Visão Geral

Essa é uma luta de fase única, porém há uma esteira de linha de montagem que contém armas usadas pelo boss. Apenas uma das armas pode ser destruída por vez, e o grupo vai precisar estabelecer uma rotação para essa tarefa. As armas que não são destruídas geram habilidades específicas utilizadas nos jogadores da plataforma. Se nenhuma arma é destruída, o Cerqueiro ganha um escudo que reduz em 90% o dano que ele recebe.

Devo ressaltar que esse é meu boss favorito ♥

Habilidades

O Cerqueiro ficará na plataforma o tempo todo, e é lá onde a maior parte da ação acontece, embora as Esteiras da Linha de Montagem sejam primordiais para o cumprimento das mecânicas da luta.

Cerqueiro Pavio Preto

O Boss em si possui uma série de habilidades:

  • Carga Eletrostática: Ele usará essa habilidade no Tank, causando 250k de dano e aumentando o dano recebido pela próxima Carga Eletrostática em 100%. Além disso, o alvo afetado por carga eletrostática causará 200% a mais de dano em alvos afetados por Armadura Reativa por stack, acumulando até 10 vezes. Mais adiante explicarei como os Tanks devem lidar com isso.
  • Atirar Laminoserra: Ele joga uma serra no local de um jogador aleatório, repelindo qualquer jogador que passe por ela, e causando uma média de 400k de dano. Essas serras ficarão no chão até que sejam puxadas por um imã, que explicarei adiante. Tomem muito, muito cuidado para não posicionar essas serras próximas aos canos. Corram para o círculo central da sala se forem alvejados.
  • Frenesi Protetor: Toda vez que uma das criações do Cerqueiro for destruída, o boss ganhará o buff Frenesi Protetor, que aumenta sua velocidade de ataque em 100% por 10 segundos. Tanks devem usar cooldowns de defesa nessa hora.
  • Matriz Defensiva Energizada: Se nenhuma arma for destruída na Linha de Montagem, o boss ganhará a Matriz Defensiva Energizada, diminuindo o dano que ele recebe em 90% durante 20 segundos.

Retalhador Automático

Periodicamente, o boss invocará um add chamado Retalhador Automático. Esse add deve permanecer a mais de 35 jardas do boss, ou o Cerqueiro canalizará o Feixe de Reparo Automático, que cura  5% da vida do Retalhador a cada 3 segundos. O Tank que estava com o boss deve tauntá-lo e levá-lo para longe, e o off tank deve pegar o boss.

O add estará afetado por Armadura Reativa, que diminui o dano que ele recebe em 80%. Porém, o Tank que estava com o boss estará afetado pela Carga Eletrostática, aumentando o dano que ele causa no Retalhador. Portanto, apenas esse tank deverá bater no add, e os DPS devem se concentrar no boss.

Fora isso, o Retalhador possui duas habilidades importantes:

  • Sobrecarga: Causará 200k de dano em todos na raide que não estejam na linha de montagem, e aumentará o dano que ele causa em 30% por stack. Esse dano alto exigirá dos healers coordenação dos cooldowns de cura.
  • A morte vem de cima: Ele pula para o ar e se arremessa no chão, causando dano a jogadores atingidos e jogando-os para cima. Quando faz isso, o add fica stunado por 5 segundos, e durante esse tempo ele recebe 200% a mais de dano. O Tank que está com o retalhador deve sair do ponto de impacto para aproveitar-se 100% dessa vulnerabilidade, momento no qual o Retalhador provavelmente morrerá.

Vale ressaltar que o Retalhador recebe dano de todos os efeitos de dano em área lançados pelo próprio boss. Então se o Tank kitear o add para cima das serras, por exemplo, isso diminuirá significativamente o tempo para o add morrer.

Linha de Montagem

A cada 40 segundos, o Cerqueiro ativará a Linha de Montagem (se você jogar com som do jogo, você ouvirá um apito de fábrica nessa hora), na qual surgirão 3 armas aleatórias dentre 4 possibilidades. Você poderá destruir apenas uma arma por leva, pois uma vez que uma seja destruída, as outras receberão um escudo que diminui 100% do dano que recebem. As armas que permanecerem vivas ativarão habilidades específicas na Plataforma.

Você deverá selecionar dois grupos de 2 DPS cada, se revezando a cada ida na linha de montagem. Os jogadores devem pular no cano, que os transportará para a esteira. Lá, haverá paredes de Raio de Purificação de Matéria, que causam altas quantidades de dano a jogadores que entrarem em contato. Há sempre um vão seguro em cada parede, e os jogadores devem se posicionar nesse vãos.

Os jogadores devem matar a arma selecionada rapidamente, e depois voltarem através do cano que fica próximo ao final da esteira. Se você não conseguir sair da esteira a tempo, você morrerá.

Os jogadores que tiverem usado o cano para irem à esteira receberão um debuff chamado Reconhecimento de Padrões, que impedirá que o jogador use os canos durante um minuto. Por isso é necessário dois grupos se revezando a cada Linha de Montagem.

Armas

Como eu disse antes, existem 4 tipos possíveis de armas, e a Linha de Montagem irá liberar 3 aleatórias por vez. Cada arma que passar ativará uma habilidade específica:

  • Canhão de Míssil de Onda de Choque: Quando ele passa, ele ativa a habilidade Míssil de Onda de Choque na plataforma. Um míssil cairá próximo a uma das bordas da sala, e irá liberar diversas levas de brocas, que irrompem do chão em levas, demarcadas por anéis em vermelho na sala. Ficar no anel demarcado significa que você levará uma broca na fuça, e ela causa uma quantidade imensa de dano e lança o jogador para cima. Tome cuidado e fique nas áreas seguras.
  • Torreta Laser: Quando ela passa, ela ativa a habilidade Superaquecido, em que um jogador aleatório será fixado por um laser durante 10 segundos, e deverá kiteá-lo pela sala, de preferência para longe do grupo, pois o laser deixará fogo em seu caminho. Jogadores que passarem por cima do fogo receberão dano periódico com duração de 7 segundos. Se o jogador fixado for atingido pelo laser, ele receberá uma altíssima quantidade de dano.
  • Eletroimã: Quando ele passa, ele ativa a habilidade Esmagamento Magnético, em que ele puxará todas as Serras para o fundo da sala, e lentamente, os jogadores, durante 10 segundos. Todos devem ter cuidado para não ficar no caminho das serras, ou levarão dano de várias delas. Ele causará 30k de dano por segundo enquanto estiver puxando os jogadores.
  • Mina Rastejante: Quando ela passa, ela lança uma série de Minas que se fixam em jogadores aleatórios na plataforma. Essas minas caminham em direção à pessoa fixada, e quando atingem o alvo, usam Detonar, se auto-destruindo e causando grandes quantidades de dano ao jogador. Elas são vulneráveis a stun, slow e roots durante 1 minuto. Após isso, elas aumentam sua velocidade de movimento e ficam imunes a tais efeitos. As minas devem ser a prioridade dos DPS se forem ativadas.

Prioridades

Eu recomendo que destruam na Linha de Montagem sempre as Minas Rastejantes. Se não houver Minas, destruam o Eletroimã.

Posicionamento

O Tank deve posicionar o boss próximo à borda da sala, pertinho da esteira, e os DPS e Healers devem ficar próximos. Existem alguns motivos para fazer isso:

1 – Será mais fácil para o Tank que está com o Cerqueiro escapar do Míssil de Onda de Choque;

2 – Os grupos da Linha de Montagem já estarão próximos aos canos;

3 – Se surgirem Minas Rastejantes, o grupo estará longe delas e terá mais tempo para destruí-las antes que explodam alguém.

mapa_blackfuse

Queimando Recursos

A luta é basicamente isso. Podem usar a  Sede de SangueDistorção Temporal / Heroísmo logo no início. O primeiro grupo da Linha de Montagem não conseguirá aproveitar o buff para burstar no boss, mas fazer a mecânica correta é mais importante do que o Recount, certo?

Estratégia em Vídeo

Vídeo com estratégia narrada em PT-BR, para melhor visualização das habilidades. Recomendo prestar atenção extra na parte do Míssil de Onda de Choque.

Se você gostou do vídeo, deixe seu joinha e inscreva-se no nosso canal. Pra qualquer dúvida, deixe nos comentários ^^

Obrigada por assistirem, boa kill e bom loot a todos!