X
Este é o 14º artigo de 29 posts da série Cercando Orgrimmar.

Olá Azerothianos! ♥

Chegamos finalmente à conclusão do Cerco a Orgrimmar, com a estratégia para Garrosh Grito Infernal, no modo normal de 10 jogadores.

A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 2 Healers
  • 6 DPS

Visão Geral

O DPS dessa luta é bem apertado, e essa luta é consideravelmente mais difícil que todas as outras lutas no modo normal do Cerco a Orgrimmar. A gear do grupo importa muito aqui.

A luta é dividida em três fases. Ao final da primeira fase, e regularmente durante a segunda fase, Garrosh irá enviar o grupo para a fase de transição, que pode ocorrer em cenários diferentes. Durantes as transições, Garrosh ganhará energia, e o único modo de impedir esse ganho é derrotando todos os adds do local. Isso deve ser feito rapidamente, pois quanto mais energia o boss tiver, mais poderosas e problemáticas se tornam suas habilidades. A fase 3 é praticamente uma burn phase, mas com todas as habilidades em sua versão energizada.

Fase 1

Nessa fase, um tank deve ficar com Garrosh, e o outro deverá lidar com os adds que surgirão.

Garrosh

  • Profanar: Garrosh jogará uma Arma Profanada em um alvo ranged aleatório. Ao cair, a arma deixa uma enorme poça ao seu redor que causa dano a quem ficar em cima. A arma pode ser destruída, e conforme ela perde vida, a poça diminui até sumir.
  • Brado Guerreiro do Grito Infernal: Garrosh usa essa habilidade a cada 30 segundos. Ela aumenta em 150% o dano causado e a vida dos adds ao seu redor.

Armipotentes Kor’kron

Diversos Armipotentes Kor’kron surgirão logo no início da luta, em grupos de 6, e depois num intervalo de 40 segundos. Além de ataques corpo-a-corpo, eles possuem apenas uma habilidade, Cortar Tendão, que causa dano e reduz a velocidade de movimento do tank que estiver com eles em 50%.

Cavalga-Lobo Clarividente

A cada 40 segundos, surgirá um add em um lobo chamado Cavalga-Lobo Clarividente. Ele possui duas habilidades:

  • Cadeia de Raios: Causa dano aos jogadores e se propaga para jogadores próximos.
  • Cura Encadeada Ancestral: Cura 25% da vida de um aliado ao redor, inclusive Garrosh, e se propaga, aumentando a cura a cada pulo.

Ambas as habilidades são interrompíveis, porém, o Cavalga-Lobo estará afetado por Fúria Ancestral, em que a cada vez que ele for interrompido, ele aumentará a velocidade de seus próximos casts em 25% por stack

Engenheiros de Cerco e as Estrelas de Ferro

A cada 45 segundos, dois Engenheiro de Cerco surgirão, cada um em uma das plataformas superiores do lado esquerdo e direito da sala. Quando surgem, eles canalizarão energia para uma Estrela de Ferro Kor’kron gigante durante 15 segundos. Se completarem o cast, duas Estrelas de Ferro Kor’kron varrerão a sala, uma no fundo e uma na frente. Não há como escapar se as duas passarem, e todos serão mortos. Se apenas um Engenheiro for morto, então uma das estrelas varrerá metade da sala, tornando a outra metade segura. É importante ressaltar que os adds também levam dano ao serem atropelados pela estrela. Quando ela acaba de rolar e bate contra a parede da sala e explode, causando dano em todos na raid. Porém, esse dano diminui conforme o jogador está distante da explosão.

Estratégia e Posicionamento: Fase 1

Primeiramente, faça três marcas na sala. Uma um pouco mais próxima do Trono de Garrosh, que é onde todos os ranged e healers iniciarão a luta, e duas na outra metade da sala, com uma distância considerável entre si:

1

Quando a luta é iniciada, o Tank deve levar Garrosh para o meio da sala. O off tank deve pegar os adds e levá-los para perto do Tank. Os DPS devem se focar apenas em Garrosh, pois o cleave das capas lendárias já será o suficiente para causar dano considerável aos adds.

2

Quando a primeira arma profanada cair, o que ocorrerá na primeira marca, visto que os DPS e Healers estarão posicionados lá, esse grupo deverá se mover para a próxima marca, que estará próxima ao fundo da sala. Logo, os Engenheiros e o primeiro Cavalga-Lobo surgirão. Você deve designar um DPS ou um healer que bata forte para matar o Engenheiro da Esquerda. Enquanto isso, o resto do grupo deverá matar a arma profanada, e focar-se primordialmente no Lobo, interrompendo APENAS a Cura Encadeada. Não interrompam a cadeia de raios.

3

Como você terá desativado apenas a estrela de ferro da esquerda, após 15 segundos a estrela da direita virá varrendo a metade frontal da sala. O grupo de ranged deve se mover para a terceira marca, pois ela estará mais longe da parede em que a estrela irá explodir. Os melees e tanks devem tomar muito, muito cuidado quando a estrela estiver passando. Movam-se bem, para ficar longe do centro da sala nessa hora.

4

Você usará a estrela a seu favor; Um dos membros da sua raide deverá ter alguma habilidade que jogue os adds para trás. Druidas, Xamãs Elementais, Caçadores com o Glifo da armadilha de fogo, todos podem fazer isso. Quando a estrela estiver quase passando pelo meio, os adds devem ser jogados para trás, para serem atropelados pela estrela.

5

Depois disso, a arma profanada cairá na marca 3, que é onde o grupo ranged estará. O grupo deverá se mover para a marca 2, matar a arma, o lobo, o engenheiro, e repetir o processo anterior.

Fases de Transição

Garrosh entra na segunda fase quando chega a 10% de vida. Porém, pouco após ele iniciar a segunda fase, ele puxa todos para a fase de transição.

Na fase de transição, Garrosh puxa todos para o coração de Y’shaarj e se cura em 10%. Enquanto estiver na fase de transição, Garrosh ganha energia gradualmente. Ao atingir certos níveis de energia, suas habilidades se tornam mais problemáticas na Fase 2. A única forma de interromper o ganho de energia é matando todos os adds da fase de transição. Portanto, elas devem ocorrer MUITO rápido.

Quando todos os adds são mortos, a barreira de Garrosh desaparece. Ele então começará a usar Aniquilar repetidamente, em que ele bate com a arma em um cone frontal em uma direção aleatória. Jogadores pegos por Aniquilar serão mortos. Independente de serem atingidos ou não, Aniquilar causa altas quantidades de dano em todos na raide ao atingir o chão, portanto todos devem se proteger com cooldowns de defesa, principalmente se não tiverem pego o buff de redução de dano (explicarei adiante). O grupo deve aproveitar para bater forte em Garrosh. Fiquem próximos ao pé do boss para poderem escapar mais facilmente dos golpes.

Se por acaso, durante a primeira transição Garrosh acumular 25 ou mais de energia, pode wipar, porque você irão para a segunda fase com uma habilidade energizada. Limpem os templos mais rápido da próxima vez.

Bem, você terá três possibilidades de cenários para a fase de transição:

Templo da Serpente de Jade

No Templo da Serpente de Jade, você começa no pátio principal. Você terá diversos adds chamados Dúvida Encarnada, na esquerda e na direita. Você deverá dividir a raide em 2 grupos. O grupo 1 deverá ir para a esquerda, e o grupo 2 para a direita. Matem todos os adds rapidamente para interromper o ganho de energia de Garrosh. Quando esses adds morrem, eles tem a chance de derrubar uma orbe de Fé Consumida. Jogares que passem por essa orbe, e jogadores próximos ganham um buff que reduz o dano que recebem em 50% enquanto estão na fase de transição. É importante que os membros dos grupos tentem sempre ficar próximos para pegar esse buff. Porém, não demore muito tempo para pegar o buff. Essas fases devem ocorrer muito, muito rápido, para reduzir o ganho de energia.

Templo de Chi-Ji

O grupo também deverá se dividir em dois, e ao final de cada escadaria haverá um add grande chamado Desespero Encarnado. Quando os dois adds forem mortos, a barreira se dissipa. Recomendo que todos no grupo fiquem embaixo do add enquanto ele é morto, para facilitar na hora de pegar o buff de redução de dano. Depois de dissipar a barreira, a estratégia é a mesma do templo anterior.

Terraço da Primavera Eterna

A última possibilidade de cenário é o Terraço da Primavera Eterna. Será um corredor único, repleto de adds chamados Medo Encarnado. O grupo deverá correr até o final, tendo o tank à frente agrando todos os adds. Ninguém deverá encostar um dedo nos adds até chegar ao final. Quando chegarem, juntes todos os adds e façam a festa de AoE até matar todos. Cada add jogará uma bolinha do buff de redução de dano, portanto é fácil para todos do grupo pegarem. Após a barreira ser dissipada, a estratégia é a mesma dos outros cenários.

Fase 2

Na segunda fase, não haverá mais adds Kor’kron ou engenheiros. Se houver adds ou armas remanescentes da fase 1, eles deverão ser mortos rapidamente.

Habilidades

  • Desespero Tenaz: Habilidade utilizada no Tank. Causa dano periódico de sombra durante 10 segundos e stacka.
  • Profanar: Funciona da mesma forma que na fase anterior.
  • Toque de Y’shaarj: Garrosh selecionará dois jogadores aleatórios e aplicará controle mental sobre essas pessoas. Para remover o controle mental, é necessário reduzir a vida do jogador a 20%. O problema dessa habilidade é que, ao levar controle mental, os jogadores controlados também tentarão usar o Toque de Y’shaarj em outros jogadores. Portanto, eles devem ser interrompidos, ou em pouco tempo toda a sua raide será controlada. Os jogadores também podem tomar interrupt, stun, disorient, silence, entre outros tipos de CC.
  • Corrupção Rodopiante: Garrosh irá girar, causando altas quantidades de dano em todos na raide. O dano diminui quanto mais distante o jogador estiver do boss.

Estratégia e Posicionamento: Fase 2

Logo que voltarem da transição, os ranged devem stackar em uma das marcas. A troca de taunts deve ser feita com 3 stacks, apesar do DBM muitas vezes alertar para fazer a troca com 2 (pelo menos meu Tank reclamava disso).

1_2

Quando a arma profanada cair, todos devem stackar no pé do boss. O toque de Y’shaarj virá em seguida, e tendo todos stackados fica mais fácil de interromper os casts.

3_2

Quando o controle mental for removido, o grupo ranged deve stackar em outra marca, e matar a arma. Garrosh usará a corrupção rodopiante, e os DPS melees e o off tank deverão stackar junto com os ranged para minimizar o dano. Cooldowns de cura devem ser coordenados nessa hora.

4_2

Em seguida, cairá uma arma na marca, e os ranged devem ir para perto do boss para lidar com o controle mental, e depois voltar para a marca para a corrupção rodopiante. Apenas repita essa sequência, otimizando ao máximo o DPS no boss, mas sem esquecer de matar as armas.

Fase 2 – Habilidades Energizadas

Após algum tempo, Garrosh enviará novamente o grupo para a fase de transição. Mova-se rapidamente por ela como antes, porém, dessa vez será impossível impedir que ele ganhe 25 ou mais de energia. Porém, não deixe essa energia passar de 50. Como antes, Garrosh irá se curar em 10%.

Quando voltarem da fase de transição, supondo que tudo tenha sido feito certo, Garrosh terá entre 25 e 50 de energia. Isso fará com que uma de suas habilidades, a Corrupção Rodopiante, se torne energizada. Isso irá mudar um pouquinha parte da estratégia que mencionei acima.

Se você passar ainda por uma terceira fase de transição, então Garrosh acumulará mais de 50 de energia, e o Toque de Y’shaarj se tornará energizado. Isso ocorrerá apenas se o DPS do grupo não estiver alto o suficiente.

Corrupção Rodopiante Energizada

A Corrupção Rodopiante Energizada funciona de forma diferente; Cada jogador será atingido por mísseis de sombra que causam dano em um raio de 8 jardas. Esses mísseis criam uma fumacinha embaixo do jogador, da qual sairá um Lacaio de Y’shaarj. Esses lacaios podem ser mortos, porém, se morrerem próximos de outros lacaios, eles se curam em 100% e aumentam o dano causado e sua vida em 200%.

Estratégia

Quando Garrosh começar a girar, o grupo deve se espalhar pela sala. Devido às porcentagens de agro, os adds automaticamente tentarão ir no tank. Você não pode deixar isso acontecer. Quando o seu add surgir, você deve bater nele, dar roots, ou qualquer coisa que garanta que ele aggre em você. Mate-o rapidamente, e corra para perto de uma das marcas que estiver livre. Os ranged devem ajudar os jogadores a matar seus adds quando estiverem livres. Logo em seguida você terá um Profanar. Em seguida, o controle mental. É muito fácil se desesperar nessa fase, portanto basta manter a calma para tudo correr bem. Ranged fiquem nas marcas no início, vão para o pé do boss após o profanar para retirar o controle mental, separem-se pela sala e matem seu add longe dos outros, stackem na marca novamente, e sigam essa sequência. Não esqueçam de continuar matando as armas.

Toque Energizado de Y’shaarj

 Se por acaso o DPS do grupo não estiver alto o suficiente para impedir uma terceira fase de transição, então Garrosh conseguirá acumular 50 de energia e seu Toque de Y’shaarj se tornará Toque Energizado de Y’shaarj.

As pessoas que levarem controle mental se transformarão em Sha, e terão sua vida aumentada. Além disso, elas poderão levar apenas interrupt, tornando-se imunes a outras formas de CC. Isso vai requerer mais e mais atenção do grupo para essa habilidade.

Fase 3

Quando Garrosh chega a 10% de vida, ele entra na Fase 3. Ele irá se curar até 25%, e todas as suas habilidades restantes se tornarão energizadas:

A estratégia para se lidar com a Corrupção Rodopiante Energizadadurante a Fase 3, muda um pouco. Os DPS deverão se focar apenas no boss, sem sequer encostar nos adds. O off tank deve pegá-los e kitea-los até o final da luta, de preferência longe do boss para que o cleave das capas lendárias não os mate.

O grupo deve apenas ir se movimentando conforme as armas caem, uma vez que com Profanar Potencializado elas não poderão ser mortas.

Quando o Toque Energizado de Y’shaarj estiver próximo (você pode olhar pelo timer do DBM ou BigWigs), todos devem se aproximar uns dos outros para remover o controle mental o mais rápido possível.

O Tank que ficar com o boss deve usar cooldowns quando um Desespero Explosivo estiver próximo.

Essa é a fase da  Sede de SangueDistorção Temporal Heroísmo. Queime o boss sem se desesperar.]

Siga essa estratégia até matar o boss, ganhe a conquista Acima do Normal: Garrosh Grito Infernal (10 jogadores), seu título (Libertador de Orgrimmar para Horda / Conquistador de Orgrimmar para Aliança) e sua montaria (Lobo de Guerra Kor’kron), e saia se exibindo por aí no santuário.

Estratégia em Vídeo

Estratégia em vídeo, narrada em PT-BR, para melhor visualização das habilidades.

Se você gostou do vídeo, deixe seu joinha e inscreva-se no nosso canal.

Obrigada por terem acompanhado os guias do Cerco a Orgrimmar. Espero ter ajudado ♥

Boa kill, bom loot a todos, e até mais!