X
Este é o 26º artigo de 29 posts da série Cercando Orgrimmar.

Hoje, nos guias de progressão heróica na raide Cerco a Orgrimmar, abordarei o décimo primeiro boss, Thok, o Sedento de Sangue.

Antes de iniciar sua progressão no modo heróico, é de suma importância que você tenha total domínio sobre a luta no modo normal. Nesses guias, vou explicar apenas as diferenças entre o modo normal e heróico, e como lidar com essas diferenças.

O link para o guia do modo normal da luta está aqui

A composição recomendada para essa luta é de:

  • 1 Tank
  • 3-4 Healers
  • 5-6 DPS

O que veremos de novo no modo heróico?

Ok, não vou mentir, esse boss é bem chato. É com certeza a luta que mais força os Healers. Ter paladinos ajuda MUITO, muito mesmo aqui. O ideal é fazer com 3 Healers, mas pode ser necessário fazer com 4.

Regras do Fixar

Isso é algo que não mencionei no guia do modo normal (só fui aprender na hora de fazer o modo heróico); Thok tem uma certa “regra” na escolha das pessoas para se fixar.

Thok vai escolher no primeiro Fixar o jogador mais distante que esteja a pelo menos  20 jardas de distância dele, mas não mais que 30 jardas. No segundo Fixar ele escolherá o jogador mais distante que esteja a pelo menos 20 jardas de distância, mas não mais que 40, e assim por diante.

Essas regras não são absolutas, mas funcionam na maioria das tentativas. Dessa forma você pode planejar com antecedência as pessoas responsáveis por kitear o boss.

Fase 1 – Início da Luta

Na Fase 1 não há diferenças em relação à mecânica, fora o fato de que o Guinchado Ensurdecedor dá muito, muito, MUITO dano após um certo ponto. O Boss tem muito mais vida também, então você terá que prolongar a Fase 1 o máximo possível. O quanto a sua raid conseguir prolongar depende do poder dos healers e também da configuração da raide (se tiver mais de um paladino usando Aura de Devoção essa tarefa fica mais fácil). Lembrando que se 5 ou mais jogadores estiverem com a vida abaixo de 50% e a menos de 10 jardas de cada um, ele passa de fase. Para evitar que ele passe acidentalmente, você deve separar a raide em três grupos (com menos de 5 pessoas por grupo), que devem ficar a 10 jardas de cada um (não se afastem muito). As pessoas do grupo respectivo devem ficar bem stackadas, e todos os grupos devem ficar o mais próximos possível do boss.

O ideal é juntar os grupos para passar de fase com 25 stacks. Se chegar em 30 stacks, Thok wipa a raid instantaneamente.

Fase 2 – Kiteando o Boss

Como eu expliquei antes, você deverá determinar pessoas específicas para kitear o boss, usando o máximo de espaço da sala possível. Thok se move MUITO mais rápido no modo heróico, e a partir do segundo fixar você precisará usar habilidades que aumentem sua velocidade de movimento se quiser sobreviver.

No momento em que Thok transicionar para a Fase 2, todos (com exceção dos kiters) devem ficar parados como estátua, enquanto os kiters se afastam do grupo para poder forçar o boss na direção deles. Enquanto o boss estiver caminhando, todos que não forem responsáveis pelo kite terão que andar junto com o boss, e devem estar a menos de 20 jardas dele quando ele começar a castar o Fixar para que não pegue na pessoa errada.

Eis aqui um desenho mostrando as direções para as quais Thok deve ir durante o Fixar. As pessoas determinadas para a tarefa devem se posicionar na hora correta para que o Fixar vá para o lado certo.

O ideal é sempre ter 2 pessoas responsáveis por “forçar” o boss a se fixar na direção determinada.

Kite Thok

Fase 2 – Carcereiro Kor’kron

Com a estratégia de um Tank só, o Tank deverá ser muito rápido e aggrar o Carcereiro antes que ele mate algum membro da raid. Os Melees devem ficar 100% no Carcereiro junto com o Tank.

Fase 2 – Abrindo a jaula e voltando para a Fase 1

Quando a jaula é aberta e Thok devora o prisioneiro, ele se cura imensamente. Há uma maneira de impedir que isso aconteça; Qualquer habilidade que reduza a cura recebida pelo alvo, como Golpe Mortal e Peçonha da Viúva, funcionará e impedirá que Thok receba uma quantidade absurda de cura. Não se esqueçam de usar uma habilidade do gênero no boss logo que a jaula for aberta.

Escolhendo a Jaula a ser aberta

No modo heróico, existe uma nova mecânica ao abrir jaulas específicas.

Morcegos

Se você abrir a jaula de veneno e libertar Akolik, surgirão vários Morcegos da Caverna Capturados. Esses morcegos, além de bater muito em todos na raide, recuperam uma parte de sua vida a partir de Frenesi Vampírico.

Yeti

Se você abrir a jaula de gelo e libertar o Parlágua Gorai, um Yeti Faminto surgirá. Ele usará constantemente a Bola de Demolição, correndo em direções aleatórias da sala e causando uma quantidade absurda de dano a jogadores que sejam pegos no caminho (se você não estiver com 100% de vida e for pego, a chance de morrer é altíssima).

Lidando com a mecânica extra

Na estratégia feita pelo grupo, nós não abrimos a jaula de veneno, indo direto para a de gelo. Isso varia de grupo em grupo, mas nós achamos mais fácil não ter que lidar com o debuff de veneno e com os morcegos. O requerimento de DPS já é bem alto aqui, então você terá que matar Thok no máximo até o terceiro Frenesi de Sangue. Quanto ao Yeti, não é necessário matá-lo, uma vez que isso vai diminuir o dano no boss. Os membros da raide devem simplesmente ficar atentos para não serem pegos no caminho dele (dê o máximo de zoom out na sua câmera).

Como fazer a estratégia de um Tank funcionar

Com um Tank apenas, o dano é bem mais pesado, exigindo bastante dos healers. Porém, é a melhor forma de otimizar o DPS, uma vez que o Tank bate absurdos com a quantidade  de Vingança que ele terá. O único problema é quando o Tank for congelado. Os DPS devem ficar atentos e guardar procs quando o Tank estiver com 4 stacks de Sangue Gélido. Quando ele congelar, tirem ele o mais rápido possível para que o boss não vire em outra pessoa. Se todos os DPS virarem no gelo, ele é destruído em menos de 2 segundos. Se possível, o Tank deve deixar DoTs em Thok para assegurar o aggro.

Fora isso, o Tank solo só deve ficar atento para aggrar o carcereiro antes que ele mate algum membro da raide.

Voltando à Fase 1

Nas próximas “Fases 1”, será bem difícil prolongar para 25 stacks novamente, principalmente na última Fase 1, quando tiver fogo rolando solto na raide. Prolonguem até onde os Healers aguentarem.

Estratégia Resumida

Na primeira fase 1, logo que o boss for puxado, use todos os cooldowns de dano e poções, junto com a Sede de SangueDistorção Temporal / Heroísmo. Determine as pessoas que irão kitar o boss previamente, e quando ele chegar em 25 (aproximadamente) stacks de Guinchado Ensurdecedor, juntem-se e transicionem o boss. Todos devem ficar paradinhos, com exceção das duas primeiras pessoas determinadas para o primeiro Kite, que deverão se distanciar a pelo menos 20 jardas do Boss (mas não mais do que 30). Kitem o boss pelas rotas indicadas na imagem que mostrei lá em cima, sempre rotacionando dois jogadores para “forçarem” o boss na direção correta. Os demais membros da raide devem estar a menos de 20 jardas do boss quando ele começar a castar o próximo Fixar. Tomem cuidado para não ficarem perto demais e serem pisoteados.

Os Melees e o Tank devem ficar exclusivamente no Carcereiro Kor’kron (a não ser que você tenha muitos Melees no grupo, no caso, pode deixar um deles no boss, desde que ele tome cuidado). Quando o carcereiro for morto, abra a jaula de gelo e usem alguma habilidade que reduza a cura recebida por Thok antes que ele devore o prisioneiro. Nessa segunda Fase 1, libertem o Tank o mais rápido possível quando ele for congelado, e prolonguem essa Fase até o máximo que os Healers aguentarem.

A partir dessa fase até o fim da luta, o Yeti começará a correr maluco pela sala. Tomem cuidado para não serem pegos no caminho, distanciando a câmera o máximo possível.

Na segunda Fase 2, prossigam com o Kite como antes, tomando cuidado extra com o Yeti. Abram a jaula de Fogo e voltem à Fase 1. Essa será a Fase mais difícil de se prolongar, pois os membros terão que ficar espalhados devido ao fogo. Prolonguem o quanto os healers aguentarem, e stackem rapidamente para transicionar o boss. Ele deverá ser morto durante essa Fase de Transição (ou antes, de preferência).

A parte mais difícil de se dominar é o Kite, pois nem sempre ele segue as “regras”, e é difícil de determinar a distância correta no início. O esquema que mostrei de direções de Kite é uma referência, mas seu grupo pode fazer de outra forma.

Vídeo

Esse vídeo não é um vídeo-guia. É um vídeo cujo propósito é demonstrar a mecânica proposta, fornecido pela Guild Sapphire Guard do servidor Goldrinn (Obrigada pessoal!). Caso possuam alguma dúvida, deixem nos comentários aqui na página!

*Créditos ao Skullcan@Goldrinn e Shionpriest@Goldrinn pela imagem do Kite.